Recuperar senha

Já tem uma conta?

Acesse aqui

Cadastrar nova senha

Já tem uma conta?

Acesse aqui

PL da Dosimetria

Como votaram os deputados do ES no projeto para reduzir penas do 8/1

Maioria da bancada capixaba na Câmara foi favorável ao projeto que pode beneficiar o ex-presidente Jair Bolsonaro (PL)

Publicado em 10 de Dezembro de 2025 às 09:24

Vinicius Zagoto

Publicado em 

10 dez 2025 às 09:24
Bancada do Espírito Santo na Câmara dos Deputados
Bancada do Espírito Santo na Câmara dos Deputados: Amaro Neto, Da Vitória, Victor Linhalis, Evair de Melo, Gilson Daniel, Gilvan da Federal, Helder Salomão, Messias Donato e Paulo Folleto Crédito: Divulgação/Câmara dos Deputados

A Câmara dos Deputados aprovou, na madrugada desta quarta-feira (10), o texto base do Projeto de Lei da Dosimetria, que reduz as penas e o tempo de prisão do ex-presidente Jair Bolsonaro (PL) e dos demais condenados por tentativa de golpe de Estado, incluindo os envolvidos nos atentados de 8 de janeiro de 2023.

Ao todo, foram 291 votos a favor, 148 votos contra e 1 abstenção; 72 deputados estavam ausentes.

A maioria da bancada capixaba na Câmara foi favorável ao projeto. Entre os 10 deputados federais que representam o Espírito Santo, sete votaram a favor, dois foram contra e um esteve ausente. Confira abaixo o placar. 

  • Amaro Neto (Republicanos) - Sim
  • Da Vitoria (PP) - Sim
  • Evair de Melo (PP) - Sim
  • Dr. Victor Linhalis (Podemos) - Sim 
  • Gilson Daniel (Podemos) - Sim
  • Gilvan da Federal (PL) - Sim
  • Helder Salomão (PT) - Não
  • Jack Rocha (PT) - Não
  • Messias Donato (Republicanos) - Sim
  • Paulo Folleto (PSB) - Ausente, mas favorável ao projeto.

Procurado por A Gazeta, o deputado Paulo Folleto afirmou que esteve ausente da votação no plenário pois se recupera de um problema de saúde, mas disse que, se estivesse na Câmara, votaria a favor.

O projeto seguirá para análise do Senado. O presidente da Casa, Davi Alcolumbre (União-AP), já sinalizou que a proposta será votada ainda em 2025.

Caso seja aprovado, o texto segue para sanção do presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT), que pode optar pelo veto integral ou parcial do texto.

Entenda o Projeto de Lei

O texto aprovado na madrugada desta quarta-feira (10) é um substitutivo do relator, deputado Paulinho da Força (Solidariedade-SP), ao Projeto de Lei 2162/23, do deputado Marcelo Crivella (Republicanos-RJ) e outros.

O substitutivo determina que os crimes de tentativa de acabar com o Estado Democrático de Direito e de golpe de Estado, quando praticados no mesmo contexto, implicarão o uso da pena mais grave em vez da soma de ambas as penas.

O texto original previa anistia a todos os envolvidos nos atos de 8 de janeiro e dos acusados dos quatro grupos relacionados à tentativa de golpe de Estado julgados pelo Supremo Tribunal Federal (STF). Mas esse artigo foi retirado do projeto.

Viu algum erro?
Fale com a redação
Informar erro!

Notou alguma informação incorreta no conteúdo de A Gazeta? Nos ajude a corrigir o mais rápido possível! Clique no botão ao lado e envie sua mensagem

Fale com a gente

Envie sua sugestão, comentário ou crítica diretamente aos editores de A Gazeta

A Gazeta integra o

Saiba mais

Recomendado para você

Comemoração dos eleitores no comitê de Lorenzo Pazolini, governador eleito no ES
ES elege o primeiro governador declaradamente de direita desde a redemocratização
Acidente na Rodovia do Sol
Mortes na Rodovia do Sol e o desafio de frear a violência no trânsito
Imagem de destaque
Tarot do dia: previsão para os 12 signos em 27/10/2026

© 1996 - 2024 A Gazeta. Todos os direitos reservados

Fale com a gente

Escolha o canal de sua preferência para assinar A Gazeta ou tirar dúvidas.