> >
Candidatos negros continuam sendo minoria nos partidos do ES

Candidatos negros continuam sendo minoria nos partidos do ES

Em 2016, pretos e pardos representaram apenas 26% do número de candidaturas. Situação não deve ser diferente em 2020

Publicado em 13 de setembro de 2020 às 06:00

Ícone - Tempo de Leitura 0min de leitura
Em 2016, 26% dos candidatos a prefeito eram negros
Presença de negros nos partidos do Espírito Santo ainda é minoria . (Pixabay)

No que depender das pré-candidaturas a prefeito este ano, os negros continuarão sendo minoria na política capixaba, assim como foram nas últimas eleições municipais. Em 2016, pretos e pardos representaram 26% dos que se lançaram na disputa nas cidades no Espírito Santo, e apenas 14% dos eleitos.

Em 2020, apesar de as candidaturas ao pleito ainda não estarem registradas, não há indícios que essa situação vai mudar. A Gazeta conversou com dirigentes dos principais partidos do Estado para saber quem são os pré-candidatos negros e o que as legendas têm feito para aumentar a presença deles no ambiente político. A maioria afirmou que possui vários representantes, mas se limitou a citar dois ou três. Outros nem sequer conseguiram lembrar algum nome. 

Pretos e pardos representam 62,2% da população capixaba, de acordo com dados dos Instituto Jones dos Santos Neves. Essa proporção, contudo, não se reflete nas urnas. Em 2016, 260 candidatos estavam aptos à disputa por prefeituras no Estado. Desses, 191 eram brancos, 68 negros (61 pretos e 7 pardos) e 1 amarelo. Ou seja, as candidaturas negras representaram apenas 26%.  Do total, somente 11 dos 78 prefeitos eleitos faziam parte dessa minoria racial.

O MDB, partido com maior número de candidatos a prefeito nesse período – foram 48 candidaturas – teve apenas 11 representantes negros, o que representa 23%. Deles, apenas dois foram eleitos. Em 2020, três municípios da Grande Vitória terão pré-candidatos pretos e pardos: Cariacica, com Ivan Bastos; Viana, com Willis Lira; e Serra, com Márcio Greice. 

Os nomes foram citados pelo articulador político do MDB estadual, Lelo Coimbra. De acordo com ele, a sigla tem incentivado candidaturas de minorias raciais.

“Temos no MDB uma representação do movimento negro. É um compromisso nosso fazer com que essas candidaturas se materializem. Há candidatos negros, mas eles são minoria, em todos os partidos. Essa ausência reflete a história dessas pessoas na sociedade”, declarou. 

O PSL, que tem mais de 420 pré-candidatos (a vereador e a prefeito) nas eleições deste ano, conseguiu citar apenas um negro na disputa pelo Executivo: Joel da Costa, em Cariacica. O partido disse que tem feito um trabalho com minorias – negros, mulheres, homossexuais – e que julga importante a participação de todos eles na política. No entanto, em 2016, nenhum dos quatro candidatos lançados a prefeito pelo partido era preto ou pardo. 

Situação semelhante é a do Republicanos. Apesar de afirmar que possui um segmento, dentro do partido, que visa incentivar a participação de minorias raciais, a Executiva estadual não conseguiu citar nenhum negro que é pré-candidato a prefeito. O partido disse que possui candidaturas, mas que precisaria de tempo para analisar.

Já o PSD, partido que em 2016 lançou 15 pré-candidatos a prefeito, sendo apenas um deles pardo, citou somente um representante negro esse ano: Hubistenio Cajá, em São Mateus. “De prefeito temos pouco, vereadores tem mais”, disse o presidente estadual do PSD, Neucimar Fraga. 

Aspas de citação

A gente nunca parou para fazer esse balanço. Quando a gente vai constituir um partido não forma baseado em cor, raça, religião, gênero

Neucimar Fraga
Presidente do PSD
Aspas de citação

Questionado se o partido possuía algum programa para incentivar a participação de negros na política, ele disse que o PSD estava aberto a qualquer pessoa. "Não tem nenhum programa de incentivo, mas também não tem programa de rejeição”, declarou.

Para o cientista político e membro do Núcleo de Estudos Afro-Brasileiros (Neab) da Ufes João Victor Penha Santos, estar "aberto" a negros não é suficiente. Diferentemente de pessoas brancas, pretos e pardos enfrentam uma série de barreiras para ocupar espaços de poder na sociedade, entre eles a política. Quando os partidos não os tratam de forma diferenciada, eles acabam inviabilizando candidaturas.

"O partido é o caminho de acesso ao poder, se eles não têm políticas afirmativas que garantam a entrada de negros nesse espaço, essa população nunca estará representada", declarou. 

Aspas de citação

Os dirigentes tendem a priorizar candidaturas que tentam reeleição ou que já tem um capital político e esses candidatos são historicamente brancos no Brasil. Corrigir essa desigualdade requer que a gente trate as candidaturas negras como prioritárias

João Victor Santos
Cientista Político
Aspas de citação

A secretária nacional da Negritude Socialista do PSB, Valneide Nascimento dos Santos, trabalha há mais de 20 anos com a negritude do partido a nível nacional. Ela foi indicada pelo PSB-ES para falar sobre a representatividade negra no partido.

Segundo Valneide, apesar do trabalho duro que ela tem feito para garantir candidatos negros em eleições majoritárias, poucos dirigentes se interessam pela inserção de pretos e pardos na política. “Os partidos não se importam, são todos formados e dirigidos por pessoas brancas. Um negro conseguir assumir um cargo de destaque é muito difícil. Isso é no Brasil todo."

No Espírito Santo, o PSB teve 28% de candidatos negros ao cargo de prefeito nas eleições de 2016. Este ano, segundo o partido,  há representantes dessa minoria racial disputando o pleito em Vila Pavão, Bom Jesus do Norte e Guaçuí. Mas Valneide critica a forma como o partido têm lidado com as candidaturas negras no Estado.

Aspas de citação

No Espírito Santo a gente não tem nenhuma representatividade de prefeitos, os dirigentes nunca se envolveram, nunca discutiram. O PSB do Espírito Santo nunca se preocupou em formar negros para o pleito, mas sempre quis negro para segurar bandeira

Valneide Nascimento dos Santos 
Secretária nacional da Negritude Socialista do PSB
Aspas de citação

PARTIDOS COM MAIS CANDIDATURAS NEGRAS 

Em geral, partidos pequenos, que lançaram menos de dez candidatos a prefeito em 2016, destacaram-se proporcionalmente em relação ao número de representantes negros. É o caso de PSC, PTN, Rede e PSOL, todos eles com mais de 70% de candidatos pretos ou pardos. 

No PSOL, André Moreira, que é negro, disputou o governo do Estado em 2018. Ele afirma que a pauta racial é prioridade. 

“O PSOL no Espírito Santo tem suas duas maiores expressões públicas negras. Essa pauta é muito importante para a gente. Nós temos uma resolução nacional de cotas para candidatos negros e mulheres. A negritude está em destaque no partido”, declarou. “Sempre vai ter algo a melhorar, claro. Ainda tem muito espaço para ocupar”, acrescenta.

Em 2016, 5 dos 7 candidatos a prefeito do PSOL eram negros. Contudo, nenhum deles foi eleito.

Um dos partidos com maior estrutura de combate ao racismo, o PT possui uma cota étnico racial para a ocupação de cargos na direção do partido.  No Estado, a legenda é comandada por uma mulher negra, Jackeline Rocha. 

Aspas de citação

Muito mais do que números, temos uma política interna, de pessoas ocupando espaços nas secretarias, e trabalhando a representatividade de negros nesse ambiente

Jackeline Rocha
Presidente do PT no Espírito Santo
Aspas de citação

Em 2016, 5 dos 11 pré-candidatos do PT a prefeito eram negros, ou seja 45%. Entre os partidos grandes, com mais de 10 candidaturas, foi o que apresentou maior presença de minorias raciais. Em 2020, o PT terá oito pré-candidatos negros nas eleições majoritárias. "Além dos vereadores", acrescentou Jackeline. Entre os que vão disputar o pleito no Executivo municipal, está Fernanda Souza, na Serra.

O PDT também aparece entre os partidos que teve maior representatividade de negros nas urnas. Em 2016, 9 dos 20 representantes do partido que disputaram as eleições para prefeito eram pretos ou pardos. Para este ano, o PDT citou duas pré-candidaturas: Sérgio Vidigal, na Serra, e Bruniele, em Bom Jesus do Norte, o que o próprio partido assumiu que é pouco.

“Sem dúvida, é muito pouco. Estamos passando por um momento de intenso debate, não cabe só a sociedade dizer que não é racista, mas aos partidos também", declarou o secretário-geral do PDT no Estado, Weverson Meireles.

Aspas de citação

? preciso colocar o dedo na ferida e dar condições para candidaturas negras concorrerem e se elegerem

Weverson Meireles
Secretário-geral do PDT no Espírito Santo
Aspas de citação

De acordo com ele, o partido tem um Movimento Negro estruturado para incentivar a participação de pretos e pardos na política. Nas últimas eleições, a legenda conseguiu eleger seis prefeitos, sendo dois negros.

Reconhecer que existe um problema racial na sociedade é o primeiro passo para enfrentar a desigualdade dentro dos partidos, segundo o advogado e cientista social Nauê Bernardo.  

“Os partidos precisam entender que o racismo existe e ele está dentro da política. Quando eles levam isso a sério e reconhecem que existe um problema grave de diversidade, eles entendem o papel que tem para corrigir essa desigualdade e passam a criar mecanismos para viabilizar candidaturas de pretos e pardos."

Ele pondera que é necessário não apenas incentivar candidaturas negras, mas investir nelas e permitir que sejam competitivas. “Ter pessoas negras filiadas é uma coisa, o processo de colocar o nome na cédula e na praça é diferente. No Brasil, fazer campanha requer dinheiro e, ao dificultar o acesso de negros a esse recurso, os partidos tornam as candidaturas deles menos competitivas."

DISTRIBUIÇÃO DE RECURSOS

Em agosto, o Tribunal Superior Eleitoral (TSE) determinou que os recursos do fundo eleitoral dos partidos – dinheiro que é distribuído a candidatos durante a campanha – sejam repassados a candidatos negros na mesma proporção que suas candidaturas. Assim, caso os negros representem 30% dos candidatos, eles terão que receber 30% da verba. Se representarem 10% dos candidatos, o percentual do recurso do fundo a ser direcionado a eles também tem que ser de 10%.

A medida passaria a valer somente nas eleições de 2022.

MINISTRO DO STF DETERMINOU QUE MEDIDA SEJA APLICADA EM 2020

No último dia 10, no entanto, o ministro Ricardo Lewandowski, do STF (Supremo Tribunal Federal), determinou que a cota financeira para candidatos negros seja aplicada já nas eleições de 2020. A decisão monocrática (de um magistrado só) está valendo, mas ainda vai ser avaliada pelo plenário do Supremo, que pode mantê-la ou derrubá-la.

A distribuição proporcional do dinheiro do fundo de campanha visa reparar a exclusão financeira que os negros também são submetidos dentro dos partidos e garantir que eles tenham acesso aos recursos. De acordo com o TSE, em 2016, 49% dos candidatos homens no Brasil eram negros, mas eles receberam apenas 26% da verba dos partidos. 

Aspas de citação

A interferência do Judiciário demonstra o tamanho do problema que precisamos enfrentar. Os partidos não tinham que dar recursos aos negros só porque a Justiça manda, mas porque isso é certo, porque é necessário incluir essas pessoas em espaços de debate

Nauê Bernardo
Advogado e cientista político
Aspas de citação

"Vejo essa decisão do TSE com bons olhos. Acredito que vai sim permitir que candidaturas negras sejam mais competitivas, mas é preciso pensar que ações afirmativas não funcionam como resolução de problemas. Elas são apenas medidas paleativas", finalizou.

Este vídeo pode te interessar

Notou alguma informação incorreta no conteúdo de A Gazeta? Nos ajude a corrigir o mais rapido possível! Clique no botão ao lado e envie sua mensagem

Envie sua sugestão, comentário ou crítica diretamente aos editores de A Gazeta

A Gazeta integra o

The Trust Project
Saiba mais