ASSINE

Veja quais são os pré-candidatos a prefeito nos 78 municípios do ES

Faltando um mês para as convenções partidárias, mais de 500 nomes foram anunciados como pré-candidatos pelos partidos

Publicado em 31/07/2020 às 18h28
Atualizado em 04/09/2020 às 15h41
Faltando um mês para as convenções partidárias, siglas já confirmam 536 pré-candidaturas majoritárias
Faltando um mês para as convenções partidárias, siglas já confirmam mais de 500 pré-candidaturas majoritárias. Crédito: Roberto Jayme/Ascom/TSE

Apesar de as convenções — quando os partidos batem o martelo sobre quais serão os candidatos — ainda não terem começado, há cerca de 500 pré-candidatos a prefeito no Espírito Santo, considerando os 78 municípios. Nem todos vão "vingar" e realmente aparecer nas urnas eletrônicas.  É comum que partidos abandonem algumas candidaturas em nome de alianças. Mas para saber quais estão no páreo, A Gazeta consultou as executivas estaduais de todos os partidos políticos e perguntou a eles quais são suas apostas. (Veja a relação de nomes abaixo, por cidade).

O registro das candidaturas, pelo novo calendário eleitoral alterado devido à pandemia do coronavírus, será feito até o dia 26 de setembro e, para serem formalizados, os nomes devem ser confirmados durante as convenções partidárias, entre 31 de agosto e  16 de setembro.

Antes da mudança no calendário, as convenções seriam realizadas entre os dias 20 de julho e 5 de agosto. Políticos e líderes partidários já haviam dito para A Gazeta, no mês passado, que o distanciamento social limitou ações da pré-campanha e acabou adiando fechamento de alianças, mas não impediu que as siglas se organizassem individualmente para definir seus pré-candidatos.

BAIXAS

Alguns dos nomes cotados já estão ficando pelo caminho. O deputado estadual Marcelo Santos (Podemos), que disputaria a Prefeitura de Cariacica, por exemplo, anunciou, em 30 de julho, que não vai concorrer. Em fevereiro, ele havia afirmado que a candidatura era "quase" irreversível.

Já o deputado federal Amaro Neto (Republicanos) enviou nota à imprensa nem 14 de agosto informando que também não vai disputar o cargo de prefeito da Serra. Não vai disputar cargo nenhum em 2020, segue no mandato em Brasília. E pode estar mesmo de olho no pleito de 2022.

Embora o número de nomes possa cair ainda mais até o registro, a quantidade de pré-candidatos em 2020 é expressiva se comparada com anos anteriores. Em 2016, o Estado teve 271 candidatos a prefeito.

O aumento confirma o que especialistas haviam previsto no início deste ano: com o fim das coligações na eleição de vereadores, os partidos apostam em aumentar o número de candidatos. "O candidato a prefeito dá mais visibilidade para os partidos apresentarem seus candidatos a vereador", disse o cientista político Humberto Dantas.

Por enquanto, o Partido Socialista Brasileiro (PSB), sigla do governador Renato Casagrande, é o partido com mais pré-candidaturas a prefeito, com 52 nomes. Ele é seguido pelo Republicanos, com 36, e depois vem o PSDB, com 35.

COMO O LEVANTAMENTO FOI FEITO

A lista foi feita com base na relação de nomes enviada por cada partido (representantes das executivas estaduais) para A Gazeta até a publicação desta reportagem e com as pré-candidaturas que já eram notórias no cenário político. 

Quando a reportagem foi publicada, no dia 31 de julho, Amaro Neto (Republicanos) era pré-candidato a prefeitura da Serra, Roberto Martins (Rede), em Vitória; Marcelo Santos (Podemos), em Cariacica; e, em Vila Velha, o PV apresentava dois possíveis nomes: Fernanda Martins e João Vitor Guimarães Vaz. Com as negociações avançadas, todos esses nomes saíram da corrida. Além disso, em Cariacica, Subtenente Assis que estava na lista de pré-candidatos do Patriota se filiou ao PTB.

A Gazeta integra o

Saiba mais
Espírito Santo Grande Vitória PDT PSB PT DEM Eleições 2020 espírito santo MDB PTB PV Solidariedade (partido) PMB novo novo ES Sul ES Norte

Se você notou alguma informação incorreta em nosso conteúdo, clique no botão e nos avise, para que possamos corrigi-la o mais rápido possível

Para melhorar a sua navegação, A Gazeta utiliza cookies e tecnologias semelhantes como explicado em nossa Politica de Privacidade. Ao continuar navegando, você concorda com tais condições.

Bem-vindo

A Gazeta deseja enviar alertas sobre as principais notícias do Espírito Santo.