> >
Após viagem durante pandemia, vereadores de cidade do ES aprovam compra de vacinas

Após viagem durante pandemia, vereadores de cidade do ES aprovam compra de vacinas

Parlamentares que foram passear em Caldas Novas (GO) retornaram à Câmara para votar entrada do município em consórcio para compra de vacinas contra Covid-19. Obtenção de doses não é garantida

Publicado em 19 de março de 2021 às 11:54- Atualizado há 3 anos

Ícone - Tempo de Leitura min de leitura
Câmara de Santa Maria de Jetibá aprovou projeto do Executivo para que a cidade entre em consórcio para compra de vacinas
Câmara de Santa Maria de Jetibá aprovou projeto do Executivo para que a cidade entre em consórcio para compra de vacinas. (Reprodução)
Rafael Silva
Repórter de Política / [email protected]

Em uma sessão extraordinária, presencial, que durou pouco mais de 40 minutos, os vereadores de Santa Maria de Jetibá aprovaram, nesta sexta-feira (19), a entrada do município em um consórcio para a compra de vacinas contra a Covid-19. Foi a primeira sessão após quatro dos 13 vereadores viajarem a passeio, em meio ao pior momento da pandemia, para a cidade de Caldas Novas, em Goiás.

O assunto repercutiu durante a semana entre os moradores, que criticaram a viagem em um momento em que a cidade estava no risco moderado de transmissão. Os vereadores que foram à cidade goiana – Joel Ponath (PSB), Selene Jastrow (PSB), Clóvis Braun (PMN) e Ivone Schliew (PDT) – participaram da sessão desta sexta, mas não tocaram no tema da viagem.

O caso ganhou ainda mais repercussão já que os parlamentares vinham discursando para que as pessoas permanecessem em casa, para evitar a transmissão do vírus, medida indicada por epidemiologistas e demais cientistas que estudam a proliferação de doenças pelo ar. Enquanto os quatro estavam fora, a situação no Espírito Santo ficou ainda mais crítica e o governo estadual decretou quarentena em todos os 78 municípios.

DISCURSO EM POMERANO E APOIO ÀS MEDIDAS RESTRITIVAS

Dos vereadores que viajaram a Caldas Novas, discursaram Selene Jastrow e Joel Ponath. A vereadora elogiou a proposta do prefeito de Santa Maria de Jetibá, Hilário Roepke (PSB), para integrar o consórcio de compra de vacinas. Ela destacou que a ação abre uma possibilidade de adquirir os imunizantes, mas não significa que o município terá, em breve, vacinas para disponibilizar para os moradores.

O que chamou a atenção foi o fato de a parlamentar ter discursado primeiro em português e depois em pomerano, algo que surpreendeu até os outros vereadores, mais acostumados com a língua. A sessão da Câmara da cidade é transmitida por uma rádio local. Santa Maria de Jetibá, considerado o município "mais pomerano do Brasil", ainda conta com parte de seus moradores que tem o pomerano como língua materna.

"Para quem não entendeu muito bem em português, expliquei um pouco sobre o projeto, para todos os nossos munícipes que entendem melhor o pomerano e para preservar nossa língua materna também aqui na Câmara", justificou.

Joel Ponath apoiou as medidas adotadas pelo governador Renato Casagrande (PSB) e seguidas pelo prefeito Hilário Roepke e destacou que as vacinas, caso o município consiga comprar, podem ser uma forma de evitar restrições ao comércio, em vigor na cidade e em todo o Estado.

"Fechar o comércio não é fácil, mas é a única forma que a gente tem para que nós não soframos mais e que não tenhamos problemas devido à grande quantidade de pessoas contaminadas", pontuou.

O projeto segue agora para a sanção do prefeito.

Este vídeo pode te interessar

Notou alguma informação incorreta no conteúdo de A Gazeta? Nos ajude a corrigir o mais rapido possível! Clique no botão ao lado e envie sua mensagem

Envie sua sugestão, comentário ou crítica diretamente aos editores de A Gazeta

A Gazeta integra o

The Trust Project
Saiba mais