> >
Traficantes mataram porteiro na Serra por acharem que eram vigiados

Traficantes mataram porteiro na Serra por acharem que eram vigiados

Crime aconteceu em maio de 2021, na Serra. Polícia Civil divulgou imagens e falou sobre a prisão dos suspeitos nesta quinta-feira (23).

Publicado em 23 de junho de 2022 às 13:06

Ícone - Tempo de Leitura 3min de leitura
Felipe dos Anjos Santos, Felippe Silva França e Arlei Faria dos Santos de 19 anos são suspeitos de matar motociclista.
Felipe dos Anjos Santos, 26 anos, Felippe Silva França e Arlei Faria dos Santos, ambos de 19 anos, são suspeitos de matar motociclista. (Divulgação/Polícia Civil)

Um vídeo divulgado pela Polícia Civil do Espírito Santo mostra o momento que o porteiro Lucas Dias Ribeiro, de 27 anos, e um outro homem, de 32, foram baleados em uma rua do Parque Residencial Laranjeiras, na Serra, em 25 de maio do ano passado. Lucas não resistiu aos ferimentos e morreu no local. O outro homem foi socorrido e levado para um hospital da região. Três suspeitos foram presos.

As imagens do crime e detalhes da investigação foram divulgados nesta quinta-feira (23), durante coletiva de imprensa. As vítimas, que estavam em uma moto, foram perseguidas por traficantes em um carro.

Nas imagens de uma câmera de segurança, Lucas e a outra vítima aparecem encurralados em um muro por um carro (veja vídeo abaixo). Após os criminosos dispararem, o porteiro caiu no chão e a outra vítima fugiu. Em seguida, o carro deixou o local. Os suspeitos do crime, Felipe dos Anjos Santos, de 26 anos; Felippe Silva França, de 19; e Arlei Faria dos Santos, conhecido como "Alemãozinho", de 19, atuam no tráfico de drogas da região de Chácara Parreiral, segundo a polícia, e foram presos entre os meses de fevereiro e maio deste ano.

De acordo com o delegado Rodrigo Sandi Mori, titular da Delegacia de Homicídios e Proteção à Pessoa (DHPP) da Serra, "Alemãozinho" atirou nas vítimas, Felippe dirigia o carro e Felipe estava no banco de trás do veículo utilizado o crime.

"Foi em um dia da semana, horário de pico em um dos bairros mais movimentados da Serra. No mesmo dia começamos a verificar as câmeras de videomonitoramento, tanto do local do crime como das redondezas da região. Ao analisarmos as imagens, identificamos o modelo e a placa e ao consultarmos verificamos que ele tinha sido roubado 40 minutos antes no bairro Jacaraípe. As imagens pegaram o exato momento da execução do Lucas que pilotava a motocicleta e do garupa que mesmo atingido nas costas conseguiu correr", contou o delegado.

O CRIME

Lucas Dias Ribeiro, de 27 anos, foi morto a tiros em maio de 2021, na Serra
Lucas Dias Ribeiro, de 27 anos, foi morto a tiros em maio de 2021, na Serra. (Polícia Civil/Divulgação)

O delegado disse que Lucas era usuário de drogas, já teve envolvimento com o tráfico no passado e estava trabalhando como porteiro.

No dia do crime, ele e o amigo foram à Rua Santa Rosa comprar drogas para consumo próprio, mas os traficantes pensaram que eles tinham ido ao local para vigiá-los.

"Quando chegaram na Rua Santa Rosa, local intenso de tráfico, ele [Lucas] desceu, foi ao encontro dos traficantes enquanto o amigo ficou aguardando. Ele pediu quatro buchas de maconha e o traficante demorou. Enquanto isso, ele ficou conversando e olhando muito o local. Além disso, Lucas já tinha ido comprar droga uns dias antes. Essa atitude deles, de um ficar e outro descer na boca de fumo fez os traficantes desconfiarem que eles estavam ali para vigiar e mapear o tráfico deles, mas na verdade, eles não foram pra fazer isso. Foram pra comprar drogas mesmo", explicou.

Depois de pagar pelas drogas, Lucas e o carona saíram do bairro e foram perseguidos pelos traficantes. "Ele deu R$ 100, pegou R$ 80 de troco, subiu a rua, entrou na motocicleta e eles [outros traficantes] ligaram para os três suspeitos. Eles já foram pra executar. Perseguiram as vítimas por Chácara Parreiral. Quando saíram do Tobogã foram surpreendidos pelo veículo que bateu na traseira da moto e colidiu no portão de uma residência. Arlei, que estava no carona, efetuou dois disparos nas costas do carona e mais oito nas costas de Lucas, que morreu ali mesmo", contou.

Os três presos confessaram a participação no crime, segundo a polícia, e foram indiciados por homicídio por motivo torpe sem possibilidade de defesa da vítima e tentativa de homicídio. Os presos já são réus na ação penal que corre perante a 3ª Vara Criminal da Serra.

*Com informações de Fabiana Oliveira, do g1 ES.

Notou alguma informação incorreta no conteúdo de A Gazeta? Nos ajude a corrigir o mais rapido possível! Clique no botão ao lado e envie sua mensagem

Envie sua sugestão, comentário ou crítica diretamente aos editores de A Gazeta

A Gazeta integra o

The Trust Project
Saiba mais