> >
Servidor de prefeitura do ES é preso suspeito de exercício ilegal da medicina veterinária

Servidor de prefeitura do ES é preso suspeito de exercício ilegal da medicina veterinária

Denúncias apontam que o homem se passava por veterinário e estaria realizando procedimentos, como castrações, sem capacidade técnica, causando problemas de saúde e até a morte de animais atendidos

Publicado em 22 de setembro de 2021 às 11:49

Ícone - Tempo de Leitura min de leitura
Material apreendido na casa de homem preso por exercício ilegal da medicina veterinária
Material apreendido na casa de homem preso por exercício ilegal da medicina veterinária. (Reprodução)

Um servidor da Prefeitura de Domingos Martins, de 56 anos, foi preso por exercício ilegal da medicina veterinária. A prisão aconteceu em uma ação conjunta da Polícia Civil, com o Conselho Regional de Medicina Veterinária do Estado do Espírito Santo (CRMV-ES) e a CPI dos Maus-tratos aos Animais, da Assembleia Legislativa, que cumpria um mandado de busca e apreensão na casa do investigado. As denúncias apontam que o homem se passava por veterinário e estaria realizando procedimentos, como castrações, sem capacidade técnica, causando problemas de saúde e até a morte de animais atendidos.  Segundo informações da Polícia Civil, ele foi autuado por exercer ilegalmente a profissão de médico veterinário.

A prisão aconteceu na manhã desta quarta-feira (22), no município de Marechal Floriano, durante o cumprimento de um mandado de busca e apreensão na casa do investigado. De acordo com a presidente da CPI dos Maus-tratos aos Animais na Assembleia, deputada Janete de Sá, o homem foi preso após os agentes encontrarem todo o material utilizado para o exercício ilegal da profissão.

“No local, foram encontrados materiais cirúrgicos, instrumental, fios, bisturi e medicamentos anestésicos de uso privativo de médico veterinário, razão pela qual o investigado foi preso por exercício ilegal da profissão e conduzido para a delegacia local onde confessou estar realizando a castração de animais sem habilitação, caracterizando crimes de charlatanismo e maus-tratos de animais”, disse.

Ainda de acordo com a deputada, as denúncias recebidas pela CPI apontavam que os animais sofriam mutilações e alguns não resistiram após a realização dos procedimentos pelo investigado.

“As denúncias feitas à CPI davam conta de que um homem, que se passava por veterinário e atendia em domicílio, estaria realizando castração de animais sem capacidade técnica, por não se tratar de médico veterinário, o que estaria causando problemas de saúde, sofrimento, mutilações e óbitos em animais atendidos”, contou.

De acordo com informações da polícia, o servidor foi conduzido à Delegacia de Polícia (DP) de Marechal Floriano, onde assinou um Termo Circunstanciado (TC) por exercício ilegal da profissão e foi liberado. As investigações apontam ainda que ele causou problemas de saúde e óbitos em animais que foram castrados. O caso segue sob apuração.

O homem preso, de 56 anos, foi identificado como servidor da Prefeitura de Domingos Martins, lotado na Secretaria de Desenvolvimento Rural.

O QUE DIZ O MUNICÍPIO

Em nota, a Prefeitura de Domingos Martins informou que nunca recebeu denúncias ou reclamações envolvendo o servidor. "De todo modo, a prefeitura acompanhará as investigações e se reserva ao direito de instaurar procedimento administrativo disciplinar para apurar as supostas ações ilícitas apontadas", garantiu.

Servidor de prefeitura do ES é preso suspeito de exercício ilegal da medicina veterinária

Notou alguma informação incorreta no conteúdo de A Gazeta? Nos ajude a corrigir o mais rapido possível! Clique no botão ao lado e envie sua mensagem

Envie sua sugestão, comentário ou crítica diretamente aos editores de A Gazeta

A Gazeta integra o

The Trust Project
Saiba mais