> >
Polícia recupera 22 celulares roubados e detém suspeitos em Cachoeiro

Polícia recupera 22 celulares roubados e detém suspeitos em Cachoeiro

Ação acontece desde o início do mês e já deteve 22 suspeitos de furtos e roubos na cidade; somente nessa quarta-feira (13), sete aparelhos foram recuperados

Publicado em 14 de julho de 2022 às 17:37

Ícone - Tempo de Leitura 3min de leitura

Ao todo, 22 aparelhos celulares foram recuperados nestes 14 dias de julho, no município de Cachoeiro de Itapemirim, no Sul do Estado. De acordo com a Polícia Civil (PC), seis pessoas foram conduzidas à delegacia da cidade nessa quarta-feira (13) – e durante as diligências que ocorrem desde o começo do mês, 22 pessoas foram detidas.

A ação foi realizada por meio da Delegacia Especializada em Investigações Criminais (Deic), que deflagrou a Operação Escambo. “Seis investigadores da polícia civil saíram a campo com a finalidade de desvendar crimes de furtos e roubos a transeuntes de Cachoeiro”, informou a PC.

Polícia recupera 22 celulares roubados durante 14 dias em Cachoeiro
A Polícia Civil recuperou 22 celulares roubados em 14 dias, em Cachoeiro de Itapemirim. (Divulgação | PC)

Segundo o delegado Rafael Amaral, os roubos a pessoas à pé nas ruas da cidade têm sido constantes, "não apenas em Cachoeiro, mas no país, como um todo" – motivo pelo qual solicitou aos investigadores que dessem "uma especial atenção a esses crimes”.

O delegado explicou que, ao identificar os compradores de celulares furtados ou roubados – que podem responder pelo crime de receptação e receber uma pena de até oito anos de prisão – os investigadores, “em muitos casos, acabam por também identificar os autores dos crimes, que é o objetivo final da operação”.

OPERAÇÃO CONTINUA

Embora a operação tenha se intensificado nessa quarta-feira (13), quando sete aparelhos foram recuperados, a Polícia Civil disse ela não tem data para se encerrar. “Importante salientar que todos os aparelhos celulares já tiveram os respectivos proprietários identificados e a devolução também já foi feita”, destacou a corporação.

Ainda de acordo com a PC, seis indivíduos foram conduzidos à Delegacia Regional de Cachoeiro de Itapemirim, os quais responderão por receptação, em alguns casos, qualificada. “Eles são ouvidos e liberados, conforme determina a legislação, respondendo o processo em liberdade”, esclareceu.

Em caso de roubo ou furto, a polícia orienta as vítimas que, ao registrarem o boletim de ocorrência, insiram o número do IMEI do celular (uma espécie de "chassi", que é exclusivo a cada aparelho), pois aumenta a chance da devolução, no caso de ele ser recuperado. Nesta plataforma é possível cadastrá-lo de forma preventiva.

A Operação Escambo se chama assim, pois este é o nome dado para um tipo de troca entre bens, não havendo uso de dinheiro. “Nesse caso, um produto é trocado por outro. É uma forma de transação que foi muito utilizada em períodos como a Idade Antiga e a Idade Média”, explicou a polícia.

REGISTRO DE FURTOS E ROUBOS EM CACHOEIRO

Secretaria Estadual de Segurança Pública e Defesa Social (Sesp) informou que, em Cachoeiro de Itapemirim, de janeiro até junho deste ano, foram contabilizados 5.099 registros de furto e roubo a pessoas nas ruas. Desse total, 60 foram no mês passado.

A maior parte desses crimes acontece na região central e no bairro Guandu, uma região comercial forte. Os aparelhos celulares lideram o ranking de produtos mais visados pelos ladrões.

Este vídeo pode te interessar

Notou alguma informação incorreta no conteúdo de A Gazeta? Nos ajude a corrigir o mais rapido possível! Clique no botão ao lado e envie sua mensagem

Envie sua sugestão, comentário ou crítica diretamente aos editores de A Gazeta

A Gazeta integra o

The Trust Project
Saiba mais