> >
Plataforma no ES ajuda cidadãos e polícia a recuperar celular roubado

Plataforma no ES ajuda cidadãos e polícia a recuperar celular roubado

Identificação do aparelho e do proprietário vai aumentar a possibilidade de devolução do celular em casos de roubo, furto ou perda

Publicado em 18 de março de 2020 às 13:16

Ícone - Tempo de Leitura 0min de leitura
Plataforma permite cadastro de aparelho celular em sistema interno de órgãos de segurança. (Reprodução)

Acaba de ser lançada no Espírito Santo uma plataforma para que a população possa cadastrar o celular em um sistema integrado aos órgãos de segurança estadual e, em caso de roubo, furto ou perda, terem a possibilidade de reaver o aparelho após o mesmo ser recuperado pela polícia. A ferramenta “Cadastro Inteligente” foi anunciada pelo governador Renato Casagrande (PSB) na manhã desta quarta-feira (18), no Palácio Anchieta.

Em muitas ocasiões, a pessoa que tem o aparelho roubado, furtado ou perdido, não sabe informar dados essenciais do celular na hora de registrar o boletim de ocorrência, o que dificulta a recuperação do smartphone. Esse dado é o número do IMEI do aparelho, uma espécie de “chassi” do celular. Com o “Cadastro Inteligente”, esses dados já são inseridos em um banco de dados das Polícias Civil e Militar e possibilitam uma maior chance de devolução para o dono caso o aparelho seja recuperado.

A plataforma já está disponível para usuários do sistema Android e iOS, por meio do aplicativo “APP 190 ES”, e também pelo site cadastrointeligente.es.gov.br.

O CADASTRO

Para o cadastro, é necessário, primeiramente, inserir os dados pessoais. Após esta etapa, o usuário deve inserir os dados do celular, como marca, modelo, CPF do comprador, e o número IMEI. Este número pode ser encontrado no aparelho celular, na nota fiscal ou na caixa original do aparelho. Caso o proprietário não tenha esse número em mãos, ele pode ser verificado no próprio smartphone. Para isso, é preciso fazer os seguintes passos:

  • Passo 1. Abra o discador de seu telefone (local onde você faz as ligações).
  • Passo 2. Digite o seguinte código no teclado: *#06#
  • Passo 3. Depois que você digitar o código, o número do IMEI será apresentado automaticamente na tela.

NÃO ISENTA DO B.O.

Completado o cadastro, o celular passa a constar no banco de dados dos órgãos de segurança. No entanto, isso não substitui ou isenta da necessidade do registro de uma ocorrência na Delegacia de Polícia, inclusive, para que o alerta do aparelho de celular seja efetivado no sistema. O boletim de ocorrência pode ser registrado de forma online, pelo endereço delegaciaonline.sesp.es.gov.br.

Tendo o boletim de ocorrência, o proprietário do aparelho roubado, furtado ou perdido, deve gerar, no próprio aplicativo, a função “Gerar BO / Alerta”, para que o sistema da polícia seja avisado e aumente a chance de recuperação.

OUTROS BENS

Este vídeo pode te interessar

Na primeira versão do “Cadastro Inteligente”, apenas aparelhos celulares são contemplados. Mas, segundo o governo, equipes estão trabalhando para que a próxima versão permita o cadastro de outros bens.

Notou alguma informação incorreta no conteúdo de A Gazeta? Nos ajude a corrigir o mais rapido possível! Clique no botão ao lado e envie sua mensagem

Envie sua sugestão, comentário ou crítica diretamente aos editores de A Gazeta

A Gazeta integra o

The Trust Project
Saiba mais