> >
Vem chuva aí: saiba como receber alerta para desastres por mensagem de celular

Vem chuva aí: saiba como receber alerta para desastres por mensagem de celular

Serviço gratuito da Defesa Civil Estadual dispara mensagens via SMS para os CEPs cadastrados e engloba todas as cidades do Espírito Santo. Cadastrados recebem avisos sobre previsão do tempo, ressacas marítimas, quedas de barreiras e outros fenômenos naturais

Publicado em 20 de janeiro de 2020 às 11:04

Ícone - Tempo de Leitura 0min de leitura
Serviço de alertas por SMS da Defesa Civil é gratuito e abrange toda as cidades do Estado. (Murilo Cuzzuol)
Vem chuva aí - saiba como receber alerta para desastres por mensagem de celular

A semana começou com praticamente todas as cidades do Espírito Santo com alerta para temporais com possibilidade de raios, vendavais e grande volume de chuva, que pode alcançar até 300 milímetros entre esta segunda-feira (20) e a próxima sexta-feira (24), incluindo os municípios de Iconha, Alfredo Chaves e Vargem Alta, os três mais castigados pelos aguaceiros dos últimos dias.

Estar precavido, e em local seguro para o período chuvoso, podem ser determinantes para não sofrer com as consequências causadas pelos temporais, como deslizamentos de encostas, transbordamento de rios e represas, quedas de barreiras e desabamentos, entre outros estragos. Para auxiliar na prevenção, a Defesa Civil Estadual disponibiliza gratuitamente, para qualquer morador do Espírito Santo, o serviço de alerta por SMS.

Imagens mostram o cenário de destruição em Iconha após as chuvas(Luciana Pessanha Tavares)

COMO FUNCIONA?

O procedimento é bem simples. Basta enviar uma mensagem de texto para o número 40199 com o CEP de interesse, sendo que o mesmo pode ser enviado apenas com os números ou também com o traço para separar os três últimos dígitos (ex: 29053315 ou 29053-315).

Após o envio, a Defesa Civil Estadual responderá que o cadastro foi realizado com sucesso e o número está habilitado para receber os alertas e recomendações do órgão. No serviço, são informados avisos de previsão climática, de riscos de desabamentos, queda de encostas, chuva de granizo, ressacas marítimas e outros fenômenos naturais.

É POSSÍVEL CADASTRAR MAIS DE UM CEP?

Não há limite de endereços postais cadastrados. Para receber mais de um alerta, é preciso repetir o procedimento de cadastro, porém com o outro CEP desejado. Caso queira descontinuar o recebimento de SMS, é preciso enviar uma nova mensagem para 40199 com a palavra sair.

O SERVIÇO

O sistema de envio de SMS para alerta de desastres começou a ser utilizado no Japão a partir de 2007 e, atualmente, também funciona em mais de 20 países. No Brasil, o projeto-piloto foi ativado inicialmente em 20 municípios de Santa Catarina e depois foi difundido pelo país.

Embora as mensagens estejam vinculadas à Defesa Civil, os torpedos são disparados pelo Centro Nacional de Monitoramento e Alerta de Desastres Naturais (Cemanden), pertencente ao Ministério da Ciência, tecnologia, Inovações e Comunicações.

VITÓRIA

Este vídeo pode te interessar

Na Capital capixaba, além dos alertas por SMS provenientes do Cemaden, o morador ainda conta com um serviço de avisos de deslizamentos de encostas e barreiras por meio do aplicativo Vitória Online, da prefeitura. Nele, é possível receber notificações sobre a situação das 25 áreas de riscos monitoradas da cidade pela Defesa Civil municipal. O aplicativo também é gratuito e deve ser baixado na loja virtual do respectivo smartphone.

Notou alguma informação incorreta no conteúdo de A Gazeta? Nos ajude a corrigir o mais rapido possível! Clique no botão ao lado e envie sua mensagem

Envie sua sugestão, comentário ou crítica diretamente aos editores de A Gazeta

A Gazeta integra o

The Trust Project
Saiba mais