> >
Polícia apreende 350 kg de cocaína que iriam do ES à Europa em chapas de granito

Polícia apreende 350 kg de cocaína que iriam do ES à Europa em chapas de granito

A apreensão aconteceu em Cachoeiro e, além do ex-PM, um empresário foi preso. Um terceiro homem fugiu, mas já foi identificado pela Polícia Civil

Publicado em 7 de outubro de 2021 às 09:21- Atualizado há 3 anos

Ícone - Tempo de Leitura min de leitura
Polícia apreende 350 kg de cocaína que iriam do ES à Europa em chapas de granito
Polícia apreende 350 kg de cocaína que iriam do ES à Europa em chapas de granito. (Divulgação | PCES)

Polícia Civil apreendeu na noite desta quarta-feira (6), em Cachoeiro de Itapemirim, no Sul do Espírito Santo, cerca de 350 kg de cocaína que seriam transportados para a Europa dentro de chapas de granito. A droga foi apreendida no momento em que era descarregada de uma carreta bitrem, na localidade de Morro Grande.

Segundo informações da Secretaria de Estado da Segurança (Sesp), a droga seria enviada para a Bélgica em meio a um carregamento de chapas de granito. A investigação, que resultou nesta operação, começou apurando roubos de cargas registrados em Cachoeiro de Itapemirim. Duas pessoas foram presas.

“Há cerca de três meses, a Deic vem trabalhando nessa apuração e os levantamentos acabaram trazendo outras informações à tona. Nesta quarta, com a informação de que haveria uma transação suspeita na região de Morro Grande, os policiais realizaram uma campana e flagraram o momento em que a droga era retirada da carreta”, relatou o superintendente de Polícia Regional Sul, delegado Faustino Antunes Simões Filho.

Ainda de acordo com a Sesp, por volta das 19h30 desta quarta-feira (6), a polícia realizava uma campana, quando visualizou a carreta bitrem descarregada, ocupada apenas pelo motorista, entrando em um galpão onde funciona a serraria de uma marmoraria. Logo após, um veículo com dois ocupantes também chegou ao local. 

"Depois de algum tempo, o motorista da carreta passou a "desmontar" parte da carroceria, e junto com os outros dois homens, passou a retirar diversos pacotes que estavam em um fundo falso da carreta, colocando-os no porta-malas do veículo branco. Neste momento, os policiais entraram no galpão e deram voz de prisão", informou a Sesp.

EX-PM E EMPRESÁRIO PRESOS

Duas pessoas foram presas e uma terceira conseguiu fugir, mas já foi identificada pela Polícia Civil.  “Quando verificamos o carregamento, constatamos que tratava-se de cocaína. Eram 350 pacotes, de aproximadamente um quilo cada um. O homem que conseguiu fugir era o motorista da carreta, que já está identificado”, disse o delegado Romulo Carvalho Neto.

Um dos detidos é um empresário, de 34 anos, morador de Cachoeiro de Itapemirim e um ex-policial militar, de 44 anos, morador de Linhares. Segundo a Sesp, ele foi expulso da PM por associação ao tráfico drogas.

Empresário e ex-PM são os presos com cocaína que iria do ES para a Europa(Sesp)

“O detido de 34 anos assumiu que foi o responsável por intermediar o envio dos 350 pacotes de cocaína para a Europa. O detido de 44 anos também confessou sua participação e explicou que o entorpecente seria enviado para a Bélgica, escondido em chapas de granito que foram serradas e, posteriormente, seriam lacradas com chapas inteiras, para camuflar a droga, e embarcadas em contêineres em um porto de Vitória” contou o delegado Rafael Amaral, responsável pela investigação.

Os presos foram autuados em flagrante pelo crime de tráfico internacional de drogas e serão encaminhados ao Centro de Detenção Provisória de Cachoeiro de Itapemirim. A polícia não divulgou os nomes dos homens presos nem do motorista. 

Além da droga, foram apreendidos dois automóveis, um caminhão trator e os respectivos reboques, pequena quantidade de dinheiro e aparelhos telefônicos. O entorpecente será encaminhado para incineração. A investigação segue em andamento, para responsabilização de toda organização criminosa.

“Esta é uma apreensão robusta realizada pela Polícia Civil do Espírito Santo, que demonstra a importância da investigação e do serviço de inteligência. A investigação policial é sigilosa, às vezes demanda tempo, e tem que ser assim, para que ocorra o verdadeiro combate à criminalidade, com o desmantelamento de organizações criminosas e prisões qualificadas. A Polícia Civil vem trabalhando com inteligência e ações integradas, e o resultado são ações como esta”, disse o delegado-geral da Polícia Civil, José Darcy Arruda.

A apreensão foi em Cachoeiro de Itapemirim e além do policial militar da reserva, uma outra pessoa foi presa. Um terceiro homem fugiu, mas já foi identificado pela Polícia Civil
Polícia apreende 350 kg de cocaína que iriam do ES à Europa em chapas de granito. (Polícia Civil)

APREENSÃO DE COCAÍNA EM BLOCOS DE MÁRMORE EM 2017

Na Operação Blockbuster 2, em setembro de 2017, a Polícia Federal apreendeu, em Cachoeiro de Itapemirim, mais de uma tonelada de cocaína, que seriam enviadas para a Europa, dentro de blocos de mármore. Somente dentro dos blocos, os policiais encontraram 717 tabletes.

O restante da droga estava em um apartamento, em um galpão e em um compartimento com parede falsa no galpão. Na época, três pessoas da quadrilha que exportava os blocos "recheados" de cocaína foram presas. As informações são da TV Gazeta Sul. 

Errata Correção
7 de outubro de 2021 às 12:26

Inicialmente, a reportagem dizia, de forma equivocada, que um PM da reserva havia sido preso. Na verdade, um ex-PM foi preso. A informação foi alterada.

Notou alguma informação incorreta no conteúdo de A Gazeta? Nos ajude a corrigir o mais rapido possível! Clique no botão ao lado e envie sua mensagem

Envie sua sugestão, comentário ou crítica diretamente aos editores de A Gazeta

Tags:

A Gazeta integra o

The Trust Project
Saiba mais