> >
Polícia apreende 290 quilos de fios de cobre de roubados na Serra

Polícia apreende 290 quilos de fios de cobre de roubados na Serra

A ação ocorreu nesta quinta-feira (13) em depósitos de reciclagem e ferros-velhos; parte do material apreendido foi retirada da iluminação da Avenida Audifax Barcelos na última terça (11)

Bruno Nézio

Repórter / [email protected]

Publicado em 13 de março de 2025 às 18:11

Polícia Civil recuperou o material que foi roubado de Avenida Audifax Barcelos

Uma operação de fiscalização em depósitos de reciclagem e ferros-velhos, na Serra, resultou na apreensão de 290 quilos de fios de cobre roubados e furtados. A ação ocorreu nesta quinta-feira (13) no bairro Novo Porto Canoa, onde foi identificado um estabelecimento que servia como ponto de recebimento e redistribuição de materiais metálicos, incluindo fiação furtada.

Parte do material foi reconhecida por funcionários de operadoras de internet e telefonia, confirmando que os fios haviam sido subtraídos de redes de infraestrutura. A suspeita é de que a fiação tenha sido retirada de uma obra de iluminação pública na Avenida Audifax Barcelos, crime registrado na madrugada da última terça-feira (11).

290 quilos de cobre roubado são apreendidos
Boa parte da fiação de cobre apreendida já estava triturada e separada do revestimento plástico Crédito: Divulgação/Polícia Civil

Além da grande quantidade de fios encontrados no depósito, agentes da Polícia Civil constataram que os criminosos estão adotando novas técnicas para dificultar a identificação do material furtado. Segundo as investigações, os fios são triturados e submetidos a um processo de separação em tanques de água, onde o plástico sobe à superfície e o cobre afunda, facilitando a remoção da capa protetora.

00:00 / 01:43
Polícia apreende 290 quilos de fios de cobre de roubados na Serra

O gerente do estabelecimento, foi conduzido à delegacia para prestar esclarecimentos, enquanto o proprietário, que já possui histórico de envolvimento com crimes de receptação qualificada, não foi localizado. Ele responde a um processo judicial por esse tipo de crime, tendo sido preso em flagrante na 9ª fase da Operação Tarega, realizada no final de 2024. Gerente e dono da loja ainda não foram identificados. As investigações continuam para identificar outros envolvidos na prática criminosa.

Este vídeo pode te interessar

  • Viu algum erro?
  • Fale com a redação

Tópicos Relacionados

crime Roubo Busca E Apreensão

A Gazeta integra o

The Trust Project
Saiba mais