> >
Operação contra quadrilhas que já furtaram 300 caminhões no ES prende três suspeitos

Operação contra quadrilhas que já furtaram 300 caminhões no ES prende três suspeitos

Investigação da Polícia Rodoviária Federal e da Polícia Civil mira organizações criminosas que atuam no furto, revenda e desmanche de caminhões. Também foram cumpridos 16 mandados de busca e apreensão em Cariacica, Serra, Fundão e Castelo

Publicado em 19 de março de 2021 às 12:59- Atualizado há 3 anos

Ícone - Tempo de Leitura min de leitura
Operação
Operação "Carga Pesada" prendeu três suspeitos de envolvimento no roubo de caminhões no ES. (Divulgação / PRF)

Três pessoas foram presas na manhã desta sexta-feira (19) por participarem de roubos de caminhões no Espírito Santo. Os suspeitos foram presos durante uma ação conjunta da Polícia Rodoviária Federal (PRF) e da Polícia Civil. Além dos presos, foram cumpridos 16 mandados de busca e apreensão nos municípios de Cariacica, Serra, Fundão e Castelo.

A Operação "Carga Pesada" tem o objetivo de prender integrantes de grupos criminosos que atuam no furto, revenda e desmanche de caminhões, em diversos municípios do território capixaba. Os alvos da operação desta sexta-feira são indivíduos investigados por agirem diretamente no furto dos veículos.

INVESTIGAÇÃO

As investigações tiveram início no dia 30 de novembro de 2019, quando policiais da delegacia de Venda Nova do Imigrante buscavam entender o furto de um caminhão. Então titular da unidade, o delegado Geraldo Peçanha e sua equipe de investigação constataram que aquela não era uma ação criminosa isolada, mas estava relacionada a outros crimes, registrados em localidades distintas.

“Com o aprofundamento das investigações e cruzamento de informações, chegamos a três grupos criminosos distintos, que agem em diversos municípios do Espírito Santo. Dois dos grupos são especializados em furtos de caminhões e carretas, e agem conjuntamente. O terceiro, que acabou sendo identificado no decorrer da investigação, age sozinho e furta também caminhonetes de grande porte”, explicou o delegado.

MAIS DE 300 VEÍCULOS FURTADOS

O levantamento aponta que, de 1º de janeiro de 2020 até essa quarta-feira (17), os três grupos furtaram 303 veículos de carga em território capixaba, entre caminhões-caçamba, de carroceria, pipa, munck, carretas e caminhonetes. Cerca de 30% dos veículos foram recuperados no decorrer das investigações.

Em alguns casos, os veículos eram encaminhados para desmanche, com o objetivo de revenda das peças. Em outros, os caminhões eram ‘encomendados’, com os modelos escolhidos especificamente para atender a um comprador. Também houve ocasiões em que os suspeitos pediram resgate aos proprietários, chegando a exigir até R$ 25 mil para devolver o caminhão furtado. A investigação também identificou tentativa de revenda dos veículos fora do Espírito Santo.

“Esta é uma investigação minuciosa e desenvolvida ao longo de 16 meses, pelo delegado Geraldo Peçanha e sua equipe. Foram 485 dias de investigação, que resultaram nas prisões de hoje e ainda terão continuidade”, afirmou o delegado-geral da Polícia Civil, José Darcy Arruda.

PRÓXIMOS PASSOS

Ao todo, 109 policiais atuaram nas diligências, que reuniram equipes da PRF e das polícias Militar e Civil. Além dos três presos, há pelo menos outras oito pessoas com mandados de prisão em aberto. Os demais alvos permanecem foragidos.

As investigações seguem em andamento, com o objetivo de identificar receptadores, adulteradores e outros envolvidos no esquema criminoso.

Os detidos foram encaminhados ao Centro de Triagem de Viana, onde permanecerão à disposição da Justiça.

Este vídeo pode te interessar

Notou alguma informação incorreta no conteúdo de A Gazeta? Nos ajude a corrigir o mais rapido possível! Clique no botão ao lado e envie sua mensagem

Envie sua sugestão, comentário ou crítica diretamente aos editores de A Gazeta

A Gazeta integra o

The Trust Project
Saiba mais