Sair
Assine
Sair
Entrar

Recuperar senha

Já tem uma conta?

Acesse aqui

Cadastrar nova senha

Já tem uma conta?

Acesse aqui

Vídeo flagrou abordagem

Inquérito de PMs que agrediram mulher em Guarapari aponta crime militar

Caso aconteceu em setembro de 2021; imagens que circularam pelas redes sociais mostram um policial militar segurando a mulher, enquanto outro a agride

Publicado em 03 de Janeiro de 2022 às 18:55

Vinicius Zagoto

Publicado em 

03 jan 2022 às 18:55
O inquérito que apurava a agressão de policiais militares a uma mulher em Guarapari, em setembro de 2021 foi concluído. Imagens que circularam nas redes sociais mostram o momento em que um PM agride brutalmente a vítima com joelhada e socos. O governador Renato Casagrande (PSB) chegou a se pronunciar e tratou o caso como “Inaceitável”.
A Defensoria Pública do Espírito Santo oficiou a Secretaria de Estado da Segurança Pública e Defesa Social (Sesp), requerendo informações sobre o ato de violência cometido contra a moradora de Guarapari.
Questionada pela reportagem de A Gazeta nesta segunda-feira (3), a Sesp alegou, através de nota, que solicitou à Polícia Militar a apuração imediata dos fatos sobre a ocorrência e a prestação de informações, por parte da corporação, à Defensoria Pública do Espírito Santo, no prazo legal.
“Tendo em vista a possibilidade de ocorrência de crime militar, trata-se de fato com atribuição legal da Corregedoria da PMES, que instaurou inquérito policial militar para apuração dos fatos. Qualquer detalhe acerca do andamento deve ser consultado à instituição”, ressaltou o texto.

INQUÉRITO CONCLUÍDO

A Polícia Militar confirmou, também nesta segunda-feira (3), que o inquérito foi concluído, solucionado e encaminhado ao Ministério Público do Espírito Santo (MPES), no último mês de dezembro.
“Ficou constatado que houve indício da prática de transgressão da disciplina e crime militar na conduta dos militares investigados. Diante disso, será instaurado processo administrativo para apuração disciplinar, assim como o encaminhamento à Justiça Militar do Espírito Santo, após as devidas apurações. Os policiais seguem afastados das funções”, afirmou a corporação, em nota.
Na tarde de terça-feira (4), o Ministério Público do Espírito Santo enviou nota informando que recebeu o inquérito no dia 13 de dezembro de 2021, por meio da Promotoria de Justiça junto à Vara da Auditoria Militar, e que o caso voltará a tramitar após o fim do recesso forense. Na sexta-feira (7), o MP informou que ofereceu denúncia contra o policial que agrediu a vítima em surto.
"O MPES informa ainda que os prazos processuais estão suspensos em razão do recesso forense, que teve início em 20/12/2021. Dessa forma, após o recesso, o caso citado voltará a tramitar regularmente", disse o órgão.
A Associação dos Cabos e Soldados da Polícia Militar e Bombeiro Militar do Estado do Espírito Santo (ACSPMBM-ES), que se manifestou representando os militares em outras reportagens sobre o assunto, foi procurada para se posicionar sobre a conclusão do inquérito. Assim que houver retorno, este texto será atualizado. 

RELEMBRE O CASO

O caso aconteceu no bairro Lameirão, em Guarapari, na tarde de 25 de setembro de 2021. À época, a Polícia Militar informou que os policiais foram dar apoio ao Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu), porque a mulher estava em surto, agressiva e seria internada compulsoriamente. 
Nas imagens é possível ver dois policiais envolvidos na ação. Um deles ajuda a segurar a vítima, enquanto outro a agride. Veja abaixo:
Inquérito de PMs que agrediram mulher em Guarapari aponta crime militar

Atualização

07/01/2022 - 6:33
Após a publicação desta matéria, o Ministério Público do Espírito Santo respondeu à demanda de A Gazeta e se manifestou na terça-feira (4). Já nesta sexta-feira (7), o MP informou que ofereceu denúncia. O texto foi atualizado.

Este vídeo pode te interessar

Viu algum erro?
Fale com a redação
Informar erro!

Notou alguma informação incorreta no conteúdo de A Gazeta? Nos ajude a corrigir o mais rapido possível! Clique no botão ao lado e envie sua mensagem

Fale com a gente

Envie sua sugestão, comentário ou crítica diretamente aos editores de A Gazeta

A Gazeta integra o

Saiba mais

Recomendado para você

Imagem de destaque
7 receitas veganas de quiche fáceis de fazer
Imagem de destaque
Copa do Mundo: 5 cortes de cabelo inspirados nos jogadores
Imagem de destaque
Netflix: veja 5 filmes e séries que estreiam entre 15 e 21 de junho de 2026

© 1996 - 2024 A Gazeta. Todos os direitos reservados