> >
Vitória retira faixas com ameaça de "dar cacete" em quem empinar moto

Vitória retira faixas com ameaça de "dar cacete" em quem empinar moto

Segundo o escrito, quem empinasse moto na região estaria "sujeito a cacete". Pelo menos três faixas foram instaladas nos últimos dias na região, e começaram a ser retiradas pela prefeitura

Publicado em 3 de janeiro de 2022 às 15:17

Ícone - Tempo de Leitura 3min de leitura
Prefeitura de Vitória fez a retirada das faixas na Grande São Pedro nesta segunda-feira (3)
Prefeitura de Vitória fez a retirada das faixas na Grande São Pedro nesta segunda-feira (3). (Divulgação - Prefeitura de Vitória | Montagem A Gazeta)

Prefeitura de Vitória retirou, na tarde desta segunda-feira (3), as faixas que haviam sido instaladas na Grande São Pedro, contendo ameaças a motociclistas. Pelo menos três avisos irregulares foram colocados nos últimos dias e diziam que quem empinasse a moto nas ruas da região estaria "sujeito a cacete".

As faixas utilizavam linguagem típica, proibindo "tirar de giro" e "chamar no grau", que é quando o condutor aperta a embreagem da moto até que seja feito um barulho alto e empinar o veículo, respectivamente. Ameaças semelhantes foram registradas no litoral e no interior de São Paulo.

auto-upload
Uma das faixas com mensagem ameaçando motociclistas na Grande São Pedro. (Kaique Dias)

Questionados pela reportagem da TV Gazeta, os moradores da Grande São Pedro não souberam informar quem instalou as faixas na região, mas confirmaram que as manobras e conduções ilegais citadas no aviso são frequentes — inclusive durante as madrugadas — e incomodam.

"Não compactuo com a violência, mas, infelizmente, essas pessoas não têm nem um pouco de empatia com os moradores que levantam cedo para trabalhar. Eu sofro muito com esses giros na madrugada, porque tenho filho autista e ele acorda aos gritos por conta do barulho", desabafou um internauta.

Faixas foram retiradas de três locais da Grande São Pedro na tarde desta segunda-feira (3)
Faixas foram retiradas de três locais da Grande São Pedro na tarde desta segunda-feira (3). (Divulgação - Prefeitura de Vitória | Montagem A Gazeta)

Em nota, a Prefeitura de Vitória informou que a Central de Serviços retirou as faixas no início desta tarde. Elas estavam em três pontos: Praça Dom João Batista, em São Pedro, e em ruas dos bairros Ilha das Caieiras e Santo André. O município não informou se o responsável pela instalação foi identificado.

A administração municipal afirmou também que fará uma operação na Rodovia Serafim Derenzi, no bairro São Pedro, nesta segunda-feira (3), e que "a Secretaria de Segurança Urbana de Vitória tem feito operações em todas as regiões da Capital para coibir comportamentos ilícitos no trânsito".

FAIXAS E MANOBRAS CONFIGURAM CRIMES?

De acordo com a Polícia Militar, o motorista flagrado com a descarga livre, com mau funcionamento do veículo e fora do padrão pode ser notificado com base no Artigo 230 do Código de Trânsito Brasileiro (CTB). No entanto, a notificação do condutor depende do flagrante feito pela equipe.

Sobre a instalação das faixas, a PM esclareceu que a fixação de comunicações em espaço público é regida pelo poder municipal. A Polícia Civil explicou que o crime de ameaça depende de manifestação da vítima. Até a última sexta-feira (31), a corporação não havia recebido denúncia relacionada.

Na mesma data, a Prefeitura de Vitória afirmou que faz operações com a Guarda Municipal em todas as regiões da Capital a fim de coibir comportamentos ilícitos de motociclistas no trânsito e garantiu que iria retirar as faixas da Grande São Pedro – trabalho realizado nesta segunda-feira (3).

O município também informou que é proibida a instalação de equipamentos para veiculação de mensagens em locais públicos como calçadas, postes e viadutos, conforme previsto na Lei Municipal nº 5.954 de 2003. Caso o infrator seja identificado, a legislação prevê intimação e multa.

Código de Trânsito Brasileiro (CTB)

Conforme os artigos 230 e 244 do Código de Trânsito Brasileiro, fazer barulho alto e malabarismos com a moto são práticas proibidas e os infratores podem ser penalizados com multas e retenção do veículo.

Artigo 230
XI - Conduzir o veículo com descarga livre ou silenciador de motor de explosão defeituoso, deficiente ou inoperante;
Infração - grave;
Penalidade - multa;
Medida administrativa - retenção do veículo para regularização.

Artigo 244
III - Conduzir motocicleta, motoneta ou ciclomotor fazendo malabarismo ou equilibrando-se apenas em uma roda;
Infração - gravíssima;
Penalidade - multa e suspensão do direito de dirigir;
Medida administrativa - retenção do veículo até regularização e recolhimento do documento de habilitação.

O que diz

Vitória retira faixas com ameaça de ''dar cacete'' em quem empinar moto

Este vídeo pode te interessar

Notou alguma informação incorreta no conteúdo de A Gazeta? Nos ajude a corrigir o mais rapido possível! Clique no botão ao lado e envie sua mensagem

Envie sua sugestão, comentário ou crítica diretamente aos editores de A Gazeta

A Gazeta integra o

The Trust Project
Saiba mais