Sair
Assine
Sair
Entrar

Recuperar senha

Já tem uma conta?

Acesse aqui

Cadastrar nova senha

Já tem uma conta?

Acesse aqui

Estudante de Cariacica

Como Serviço Secreto dos EUA impediu ataque a escola do ES

O monitoramento feito nos Estados Unidos contribuiu para que o adolescente não cometesse um atentado em uma escola do Espírito Santo

Publicado em 02 de Dezembro de 2021 às 13:44

Vinicius Zagoto

Publicado em 

02 dez 2021 às 13:44
O atentado a uma escola capixaba planejado por um adolescente de 13 anos foi evitado graças a uma investigação do Serviço Secreto dos Estados Unidos. A ação teve colaboração da Homeland Security Investigations (HSI) e contou com a participação da Polícia Civil do Espírito SantoO garoto arquitetou o ataque após receber notas baixas no colégio.
A polícia capixaba explicou que as entidades americanas monitoram alguns possíveis ataques planejados através da internet e identificaram o comportamento do adolescente capixaba e de outras duas pessoas, um menor de 15 anos morador de Minas Gerais, e uma jovem de 21 anos do Pará.
Após constatarem que os três planejavam atentados, os órgãos americanos acionaram o Brasil, através do Ministério da Justiça e Segurança Pública. As informações então foram compartilhadas por meio da Secretaria de Operações Integradas (Seopi) e do Laboratório de Operações Cibernéticas com a Polícia Civil do Espírito Santo.
Coube aos policiais da início às investigações em solo capixaba na busca do adolescente. O menor foi identificado e se tornou alvo da Operação Escola Segura, ocorrida na manhã desta quinta-feira (2). Para cometer o crime, o adolescente começou, inclusive, a pesquisar na internet como comprar uma arma e se inspirou nos ataques de Realengo (RJ) e Suzano (SP)
Casa do adolescente alvo de operação em Cariacica
Casa do adolescente alvo de operação em Cariacica Crédito: Polícia Civil

ENTENDA O CASO

As investigações da polícia mostram que, após descontentamento pessoal com a queda das notas na escola, o adolescente começou a pensar em cometer o atentado. Segundo a Polícia Civil, em outubro, o garoto passou a conversar com um outro adolescente, de 15 anos, morador de Minas Gerais, que também planejava um ataque no próprio Estado.
O titular da Delegacia Especializada de Repressão aos Crimes Cibernéticos (DRCC), delegado Brenno Andrade, explicou que ficou constatado que o adolescente tem um transtorno psicológico e que falava em suicídio e em cometer o ataque.
O adolescente capixaba e o garoto de Minas Gerais planejavam juntos o ataque. Segundo o delegado Brenno Andrade, a expectativa deles era colocar em prática no prazo de dois anos. Uma mulher de 21 anos, do Pará, também foi alvo, mas não tinha ligação direta com os dois adolescentes. 
A polícia capixaba questionou o adolescente sobre em qual escola ele cometeria o atentado, mas ele não explicou. Os policiais confirmaram apenas que seria um ataque a tiros em alguma unidade educacional.

OPERAÇÃO ESCOLA SEGURA

A Operação Escola Segura, que o adolescente foi alvo, foi deflagrada na manhã desta quinta-feira (2) no Espírito Santo, em Minas Gerais e no Pará. Foram cumpridos três mandados de busca e apreensão nos três Estados. Todos os suspeitos confessaram a intenção de cometer os atentados. Após serem ouvidos pelas polícias, todos foram liberados.

Pais e responsáveis

Durante a coletiva de imprensa realizada na manhã desta quinta-feira (2), o delegado Brenno Andrade fez um alerta para que os pais fiquem atentos ao comportamento dos filhos e deu algumas dicas:

- Monitore o que o adolescente ou criança está vendo na internet;

- Fique atento com quem o filho está conversando;

- Avalie por quanto tempo os filhos estão conectados a computadores ou celular.

Este vídeo pode te interessar

Viu algum erro?
Fale com a redação
Informar erro!

Notou alguma informação incorreta no conteúdo de A Gazeta? Nos ajude a corrigir o mais rapido possível! Clique no botão ao lado e envie sua mensagem

Fale com a gente

Envie sua sugestão, comentário ou crítica diretamente aos editores de A Gazeta

A Gazeta integra o

Saiba mais

Recomendado para você

Família morta acidente BR101 Jaguaré Norte ES
Preso motorista que causou acidente e morte de família na BR 101 Norte
Inteligência artificial
A nova experiência de consumo mediada por IA: como se destacar?
Acidente envolve carro, moto e van na BR 101 em Linhares
A tragédia da BR 101 é a mesma de ruas e avenidas do ES

© 1996 - 2024 A Gazeta. Todos os direitos reservados