> >
As mortes por bala perdida que seguem sem punição no ES

As mortes por bala perdida que seguem sem punição no ES

De sete casos levantados pela reportagem, apenas em dois os suspeitos de realizar os disparos foram presos. Alguns crimes são investigados desde 2018

Publicado em 12 de fevereiro de 2020 às 21:15

Ícone - Tempo de Leitura 0min de leitura
Alice da Silva Almeida foi vítima de bala perdida no último domingo (09). (Arquivo pessoal)

Desde 2018, pelo menos 12 pessoas morreram vítimas de balas perdidas no Espírito Santo. O último caso ocorreu em Vila Velha, dia 9 de fevereiro, quando a pequena Alice Almeida, 3 anos, foi morta ao ser atingida por disparos enquanto brincava no quintal de casa.

Além da grande comoção, crimes como esse geram também indignação e revolta porque nem todos têm solução, e seguem impunes. A reportagem de A Gazeta selecionou 7 casos de vítimas de bala perdida que tiveram grande repercussão nos últimos dois anos. Destes, em apenas dois os suspeitos dos disparos foram presos. Em um terceiro caso, o autor dos disparos foi morto. Os outros casos seguem sem punição. Confira quais são os crimes e os desfechos deles.

ESTUDANTE MORTA EM CONFRONTO 

Karolaine foi atingida na cabeça por uma bala perdida em abril de 2018 em Cariacica. (Reprodução/Facebook)

O tiro veio de um confronto entre policiais militares e criminosos do bairro. Karolaine chegou a ser internada no hospital, mas morreu um dia depois do crime.

A investigação da polícia foi concluída em setembro de 2018 e encaminhado à Justiça, mas até hoje ninguém foi preso

APOSENTADO MORTO DURANTE CULTO

O aposentado Nelson Antonio Ghisolfi, 66 anos, morreu com um tiro de bala perdida no peito em Morro Novo, Cariacica na noite do dia 27 de junho de 2018. Ele estava dentro de casa, participando de um culto religioso com amigos, quando foi atingido pelo disparo. 

O tiro foi feito durante uma perseguição da Polícia Militar a um criminoso. Na época, o Ministério Público denunciou que o disparo saiu da arma da PM. Os soldados Fábio Braga Araújo e Jesse de Oliveira Soares chegaram a ser presos, mas foram soltos logo depois. A Justiça então determinou que eles fossem suspensos da Corporação.

Aposentado foi morto com um tiro no peito dentro de casa enquanto participava de um culto religioso. (Reprodução)

Mais de um ano depois da decisão judicial, os policiais, que foram afastados das atividades, continuam recebendo salários. Por meio de nota, a Polícia Militar informou que "os policiais respondem a Processo Administrativo de caráter demissionário e estão afastados de todas as suas funções, tendo suas armas e outros equipamentos acautelados recolhidos". Eles continuarão constando como militares da ativa até que o processo seja concluído. 

GRÁVIDA MORTA DURANTE CONFRONTO

Grávida de 7 meses, Pâmela Soares, 23 anos, foi atingida na cabeça por uma bala perdida, em Gurigica, Vitória, no dia 14 de agosto de 2018. Pâmela estava dentro de casa, assistindo televisão, quando foi baleada. O tiro teria vindo de um confronto entre criminosos na rua Botafogo.

Pâmela estava grávida de 7 meses e morreu após ser atingida por uma bala perdida. (Reprodução)

A vítima chegou a ser socorrida, mas morreu depois de dar entrada no hospital. O bebê foi retirado com vida da barriga da mãe e internado. Ele morreu dois dias depois. A punição pelo crime veio quase um ano. Em uma operação do Departamento Especializado de Investigações Criminais (DEIC), suspeito de efetuar o tiro, Marcos Antônio Alves de Souza, foi preso

Bebê de Pâmela, retirado da barriga da mãe, morta por bala perdida. Criança morreu dois dias depois. (Arquivo | A Gazeta)

HOMEM MORTO EM LINHARES

O mototaxista Jucelino Francisco da Silva, 41 anos, morreu após ser atingido na barriga por uma bala perdida em agosto de 2019, em Linhares. Ele foi baleado por um criminoso durante uma troca de tiros com a PM, quando passava pela rua.

O suspeito de disparar o tiro que matou Jucelino foi morto pela polícia logo em seguida, dentro de uma casa onde tentava se esconder. Ele foi identificado como Wallace da Silva Souza. 

DONA DE CASA MORTA NA PORTA DE BAR

Lucilene Santos da Silva, de 35 anos, foi vítima de bala perdida em um bar. (Reprodução)

A dona de casa Lucilene Santos da Silva, 35 anos, morreu ao ser atingida por uma bala perdida dentro de um bar, em Itanguá, Cariacica. O crime aconteceu no dia 13 de outubro de 2019. Lucilene estava com um bebê no colo quando foi baleada no pescoço por bandidos que passaram no local de carro atirando. 

O responsável por tirar a vida de Lucilene até hoje não foi preso. O caso está sob investigação da Delegacia de Homicídios e Proteção à Mulher (DHPM). 

CRIANÇA MORTA NA PRAIA DO MORRO

O menino Matheus Xavier, de 5 anos, foi atingido por uma bala perdida enquanto brincava na Praia do Morro, em Guarapari, no dia 23 de dezembro. Ele passava férias no Espírito Santo com os pais, que são de Minas Gerais

O suspeito de efetuar o disparo foi preso pela polícia em flagrante. Ele foi identificado como Romildo Barbosa da Hora Júnior, 18 anos. Romildo estava discutindo com outra pessoa na praia quando realizou os disparos.

ALFAIATE MORTO AO PASSAR DE MOTO NA RUA

De acordo com testemunhas, um homem invadiu uma casa de rações no bairro e efetuou diversos disparos. Um dos tiros atingiu o peito de Valdemir, que passava no local. O suspeito até hoje não foi preso e o caso segue sendo investigado pela Polícia Civil. 

Valdemir Rauta passava de moto pela Avenida Jerônimo Monteiro, em Aribiri, quando foi atingido por tiro de bala perdida no peito. (Acervo pessoal)

Este vídeo pode te interessar

Notou alguma informação incorreta no conteúdo de A Gazeta? Nos ajude a corrigir o mais rapido possível! Clique no botão ao lado e envie sua mensagem

Envie sua sugestão, comentário ou crítica diretamente aos editores de A Gazeta

A Gazeta integra o

The Trust Project
Saiba mais