> >
Nova vistoria não aponta risco em barragem de Santa Leopoldina

Nova vistoria não aponta risco em barragem de Santa Leopoldina

A recomendação, no entanto, é que famílias ainda não retornem para as casas

Publicado em 21 de novembro de 2019 às 21:04

Ícone - Tempo de Leitura 0min de leitura
Defensoria Civil fez vistoria em barragem com risco de rompimento em Santa Leopoldina. (Christian do Nascimento)

Uma nova vistoria realizada nas barragens de Três Pontes, em Santa Leopoldina,  região Serrana do Espírito Santo, apontou que o local não oferece riscos à população. De acordo com técnicos da Agência Estadual de Recursos Hídricos (Agerh), mesmo que a represa de menor porte se rompa, a barragem maior conseguirá escoar água e não transbordar. A recomendação, contudo, é que as famílias que foram retiradas das casas não voltem ainda para o local.

Nova vistoria não aponta risco em barragem de Santa Leopoldina

Quatro barragens da região foram vistoriadas na tarde desta quinta-feira (21) por equipes da Agerh e do Instituto de Defesa Agropecuária e Florestal do Espírito Santo (Idaf). A inspeção visual constatou que as passagens de água da barragem de maior porte estão desobstruídas, o que não ocasionaria transbordamento.

Na última quarta-feira (20), oito famílias que moram na região foram retiradas do local por orientação da Defesa Civil. O órgão adotou a medida após perceber o risco de rompimento da barragem de porte menor, que poderia levar excesso de água para outras barragens. Até o momento, a orientação é que as famílias não voltem ao local, por questão de segurança.

"Os técnicos constataram que não há entupimentos nos monges e vertedouros das barragens maiores, o que permite que, nas condições atuais, a água seja escoada e não transborde", disse a Agerh por meio de nota.

Este vídeo pode te interessar

Algumas irregularidades foram encontradas na barragem menor, que corre risco de se romper, mas sem promover estragos. O local segue sendo monitorado. As quatro barragens são particulares e os proprietários ainda não foram identificados. 

Notou alguma informação incorreta no conteúdo de A Gazeta? Nos ajude a corrigir o mais rapido possível! Clique no botão ao lado e envie sua mensagem

Envie sua sugestão, comentário ou crítica diretamente aos editores de A Gazeta

A Gazeta integra o

The Trust Project
Saiba mais