> >
Turista salvou três pessoas antes de se afogar no mar de Itaparica

Turista salvou três pessoas antes de se afogar no mar de Itaparica

Bombeiros ainda buscam por Lucas Alves Leite neste sábado (8); jovem embarcou de última hora para o Espírito Santo

Publicado em 8 de fevereiro de 2020 às 14:02

Ícone - Tempo de Leitura 0min de leitura
Lucas Alves Leite, de 19 anos, salvou três pessoas antes de se afogar em Itaparica, Vila Velha. (Reprodução)

Antes de desaparecer no mar da Praia de Itaparica, em Vila Velha, o jovem Lucas Alves Leite salvou três pessoas de morrerem afogadas – entre elas, duas crianças. Tudo aconteceu na noite dessa sexta-feira (7), quando o grupo vindo de Brasília (DF) resolveu conhecer a praia. Eles estavam no Estado devido a um campeonato nacional de taekwondo.

De acordo com o mestre Andreison Siqueira Gomes, o afogamento ocorreu apenas dez minutos após o grupo, de aproximadamente 20 pessoas, chegar à praia. O passeio aconteceu depois dos atletas disputarem o Grand Slam da modalidade, no qual o sobrinho de Lucas – chamado Isac, de apenas 11 anos – também lutou.

Aspas de citação

Ele entrou no mar com dois alunos meus, duas crianças. Quando elas começaram a se afogar, o pai delas entrou na água para tentar salvar e também acabou se afogando. Foi o Lucas que ajudou a salvar todos eles

Andreison Siqueira Gomes
Mestre de taekwondo
Aspas de citação

Ainda segundo Gomes, logo depois deste salvamento, o jovem de somente 19 anos sumiu no mar. “O mais impressionante é que ninguém viu ele gritar por socorro, ele pareceu calmo o tempo todo, mas simplesmente desapareceu”, contou. As buscas por ele começaram na própria noite de sexta-feira (7) e foram retomadas já na manhã deste sábado (8) pelos bombeiros.

“CHANCE DE VIDA É REMOTA”

Acompanhando de perto o trabalho da corporação, Gomes garantiu que estendeu a permanência no Espírito Santo e ficará em terras capixabas até, pelo menos, a próxima terça-feira (11). É nesta data que, de acordo com ele, as buscas por Lucas devem ser encerradas, caso o jovem não seja encontrado antes.

“Pelo que os bombeiros falaram comigo, o procedimento padrão é de buscas por até 96 horas depois do afogamento. Ou seja, até terça-feira. Se não o encontrarem, eles encerram os trabalhos, porque não faz sentido ficar procurando para sempre. Agora, a chance de encontrar Lucas com vida já é muito remota, de acordo com os bombeiros”, comentou.

DINHEIRO NO SEMÁFORO E EMBARQUE DE ÚLTIMA HORA

Ainda de acordo com o mestre de taekwondo, participar das competições tem um custo alto, que nem todos os atletas podem arcar. Por isso, principalmente para bancar as viagens como a feita ao Espírito Santo, membros da federação e associados percorrem semáforos pedindo a colaboração das pessoas.

“Lucas e Isac iam vir de ônibus, na terça-feira à noite, mas eles tiveram um problema com a autorização que a mãe do menino tinha conseguido, para permitir que ele pudesse viajar com o tio. Eles, então, não conseguiram embarcar e tivemos que comprar uma passagem muito cara para eles virem de avião na quarta-feira”, lembrou Gomes.

Aspas de citação

Ele veio para salvar três vidas

Andreison Siqueira Gomes
Mestre de taekwondo
Aspas de citação

Além dos problemas enfrentados por ele, o pai e os dois filhos que foram salvos por Lucas também enfrentaram problemas e quase não chegaram ao Estado. “Eles vieram de carro, só que o primeiro deu problema no meio do caminho, e tiveram que voltar para pegar outro, que também apresentou diversas falhas”, revelou.

DESOLADOS

Depois do afogamento, Gomes é que comunicou a família do jovem sobre o ocorrido. “Liguei ontem à noite para a mãe de Lucas e de Isac para dar a notícia. Foi muito difícil, mas infelizmente tinha que ser feito. Elas ficaram muito abaladas. Todos nós estamos, na verdade. As crianças estão desoladas”, revelou.

“A ficha do sobrinho também começou a cair só hoje (sábado). Até ontem, ele falava que o tio tinha nadado até uma ilha e que voltaria para abraçar todo mundo”, desabafou Gomes. De acordo com ele, a mãe de Isac vai emitir uma autorização para alguém que já está no Espírito Santo possa voltar com ele para casa.

Este vídeo pode te interessar

Notou alguma informação incorreta no conteúdo de A Gazeta? Nos ajude a corrigir o mais rapido possível! Clique no botão ao lado e envie sua mensagem

Envie sua sugestão, comentário ou crítica diretamente aos editores de A Gazeta

A Gazeta integra o

The Trust Project
Saiba mais