> >
Paciente com coronavírus que desrespeitar isolamento pode ser preso no ES

Paciente com coronavírus que desrespeitar isolamento pode ser preso no ES

O isolamento vale para casos suspeitos ou confirmados e visa a evitar que um número maior de pessoas sejam contaminadas

Publicado em 14 de março de 2020 às 11:20

Ícone - Tempo de Leitura 0min de leitura
 Profissional que atua em laboratório com placa do coronavírus. (Freepik)

Pacientes com suspeita ou infectados pelo coronavírus precisarão cumprir uma série de determinações dos órgãos de saúde para impedir que a doença se espalhe mais rapidamente. No Espírito Santo, quem sair do isolamento imposto pelas autoridades poderá sofrer sanções que vão de multas à prisão.

Paciente com coronavírus que desrespeitar isolamento pode ser preso no ES

A Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) e a Polícia Federal localizaram em São Paulo o paciente do Espírito Santo contaminado pelo coronavírus que viajou sem autorização para a capital paulista.  O homem, de 31 anos,  cumpria isolamento na casa de familiares, em Vila Velha, e deixou o Estado sem informar às autoridades de saúde, segundo registro da Secretaria de Saúde do município. Mas, afinal, o que pode acontecer caso o isolamento seja descumprido?  

O secretário de Estado de Saúde, Nésio Fernandes, disse que o paciente que viajou agora está sob a responsabilidade das autoridades de São Paulo. "Ele cometeu uma infração legal, desrespeitou o regulamento sanitário brasileiro e está passível ao Código Penal", destacou.

Fernandes também informou que na quarta-feira o Ministério da Saúde publicou a portaria que estabeleceu o rito administrativo para determinar o isolamento. "Agora vai ter um termo de consentimento. Cada paciente, ao ser notificado como suspeito ou como confirmado, tem que assinar garantindo e se comprometendo ao isolamento. Se recusar a assinar, a autoridade sanitária pode acionar a polícia, o Ministério Público e o juiz a determinar o isolamento", pontuou o secretário.

O professor de Direito Penal, Almir Godinho,  explicou que já existe no Código Penal um artigo que pode ser aplicado a essa situação. "O artigo 268 é um tipo penal que objetiva tutelar a saúde pública, trata-se de crime de perigo comum e que  basta o mero descumprimento de determinações legais" , pontuou.

1 mês a 1 ano de reclusão
Pena prevista para o descumprimento de medidas para impedir propagação de doença

O artigo apontado pelo professor descreve que "infringir determinação do poder público, destinada a impedir introdução ou propagação de doença contagiosa" cabe pena de detenção de um mês a um ano, e multa. 

As determinações legais neste caso, que completam o artigo 268, estão previstas na Lei n. 13.979/2020, publicada em 6 de fevereiro de 2020, que  dispõe sobre as medidas que poderão ser adotadas para enfrentamento da emergência de saúde pública de importância internacional decorrente do coronavírus. Entre as medidas estão o isolamento e a quarentena

Godinho também explicou que por se tratar de interesse público evidenciado, pode o Ministério Público abrir ação pública contra o paciente que assim determinar, uma vez que é incondicionada à necessidade de provocação.  

Este vídeo pode te interessar

Notou alguma informação incorreta no conteúdo de A Gazeta? Nos ajude a corrigir o mais rapido possível! Clique no botão ao lado e envie sua mensagem

Envie sua sugestão, comentário ou crítica diretamente aos editores de A Gazeta

A Gazeta integra o

The Trust Project
Saiba mais