ASSINE

Coronavírus no ES: aulas na rede pública estão mantidas no Estado

Casagrande afirmou que haverá uma avaliação diária da situação da doença, mas no momento as aulas estão mantidas

Publicado em 13/03/2020 às 20h36
Atualizado em 13/03/2020 às 23h16
Governador Renato Casagrande. Crédito: Fernando Madeira
Governador Renato Casagrande. Crédito: Fernando Madeira

O funcionamento das escolas da rede pública estadual não sofrerá alterações e as aulas estão mantidas em todo o Espírito Santo, mesmo com as confirmações do avanço do novo coronavírus (Covid-19) no País. A informação foi anunciada nesta sexta-feira (13) pelo governador Remato Casagrande (PSB) e o secretário estadual de Educação, Vitor de Ângelo, durante coletiva de imprensa que detalhou as novas ações previstas em diversas áreas do Governo do Estado quanto à doença.

Casagrande afirmou que haverá uma avaliação diária da situação da doença, para que se tenha equilíbrio e tranquilidade na tomada de decisões.

Renato Casagrande

Governador

"Nós não temos, neste momento, nenhuma orientação para suspender o funcionamento das escolas, aulas, ou tomar decisão de antecipar férias, e vamos avaliando dia a dia. Pode ser que alguma escola em algum momento precise suspender as aulas, em outras não. Vai depender da realidade que vamos enfrentando no dia a dia"

O governo anunciou a criação de uma Sala de Situação de Emergência em Saúde Pública, que será composta pelas Secretarias de Governo (SEG), da Saúde (SESA), da Educação (Sedu) e de Segurança Pública e Defesa Social (Sesp), da Justiça (Sejus), de Trabalho, Assistência e Desenvolvimento Social (Setades) e Procuradoria-Geral do Estado do Espírito Santo (PGE-ES).

Vitor de Ângelo acrescentou que desde o final de fevereiro, a Sedu já emitiu uma circular interna para as escolas reforçando os protocolos de prevenção. Ao longo desta semana, também foi enviado para as escolas um material gráfico para ser divulgado, repassando os cuidados.

"Qualquer situação atípica será analisada não só na realidade das escolas, mas dentro de um contexto maior. Os estudantes que tiverem qualquer sintoma, devem comunicar a direção das escolas, que saberá a melhor forma de orientá-los", disse.

AULAS ONLINE

O ministro da Educação, Abraham Weintraub, afirmou em vídeo publicado em rede social, nesta quarta-feira, que as instituições de ensino precisam se preparar para "medidas emergenciais pontuais" por conta do novo coronavírus. Weintraub sugere que, caso seja necessário, é preciso ter pronto um plano de aulas "remotas".

Questionado sobre esta possibilidade, o secretário pontuou que isto não é de implantação tão simples. "Não é tão simples como o ministro diz, nem para o Espírito Santo, nem para outro Estado. Não sei em que medida isso teria condições de ser universalizado para toda a rede. Eventualmente, se uma escola precisasse ter suas atividades interrompidas, em razão de alguns casos registrados ali, é possível fazer alguma coisa nesse sentido. Mas se for feita em caráter linear, universal, para toda a rede, talvez a interrupção das atividades, adiantamento de férias, fosse uma opção mais viável do ponto de vista técnico", explicou De Ângelo.

ÔNIBUS

O secretário de Estado da Saúde, Nésio Fernandes, também esclareceu que por enquanto não foi necessário adotar nenhuma medida específica nos terminais de ônibus. "Por enquanto não tem necessidade de adotar medida específica para ônibus e terminais", disse.

Este vídeo pode te interessar

A Gazeta integra o

Saiba mais
Educação Espírito Santo Sedu Coronavírus espírito santo Coronavírus no ES

Notou alguma informação incorreta no conteúdo de A Gazeta? Nos ajude a corrigir o mais rápido possível! Clique no botão ao lado e envie sua mensagem.

Envie sua sugestão, comentário ou crítica diretamente aos editores de A Gazeta.

Logo AG Modal Cookies

Bem-vindo

A Gazeta deseja enviar alertas sobre as principais notícias do Espírito Santo.

Para melhorar a sua navegação, A Gazeta utiliza cookies e tecnologias semelhantes como explicado em nossa Politica de Privacidade. Ao continuar navegando, você concorda com tais condições.