> >
Saiba onde estão os 120 leitos no ES para casos de coronavírus

Saiba onde estão os 120 leitos no ES para casos de coronavírus

O governo do Estado vai antecipar obras para garantir acomodação em UTIs e quartos para isolamento em hospitais públicos

Publicado em 13 de março de 2020 às 20:25

Ícone - Tempo de Leitura 0min de leitura
Hospital Estadual Dr. Jayme Santos Neves terá 24 leitos reservados para casos de coronavírus. (Fernando Madeira)

O governo do Estado anunciou, em coletiva nesta sexta-feira (13), que serão reservados 120 leitos nos hospitais da rede pública estadual para garantir o atendimento de pacientes que apresentarem condição clínica grave e necessitem de internação em decorrência do novo coronavírus (Covid-19). Parte dessas acomodações estará na Grande Vitória, parte distribuída nas regiões Norte e Sul capixaba.

Serão leitos de UTI e quartos para isolamento de pessoas contaminadas nos seis hospitais de referência que já haviam sido relacionados pela Secretaria de Estado da Saúde (Sesa) - Dr Jayme Santos Neves, na Serra; Infantil de Vitória; Estadual de Vila Velha (antigo Ferroviários); Silvio Avidos, em Colatina; Roberto Silvares, em São Mateus; e Santa Casa e Infantil de Cachoeiro de Itapemirim. 

Saiba onde estão os 120 leitos no ES para ,casos de coronavírus

Também  haverá oferta no Hospital Dório Silva, na Serra, cuja estrutura vai passar por obras para poder dispor de 36 leitos de UTI, 14 de isolamento e 15 semi-intensivos.

Já o Hospital Estadual de Atenção Clínica (Heac), em Cariacica, também terá intervenções para garantir mais 40 leitos, estes para dar suporte ao atendimento de outras doenças uma vez que o Estadual de Vila Velha, que atualmente tem essa finalidade, vai reservar 15 de seus leitos para atender casos que exijam isolamento do paciente. 

As obras,  de acordo com o secretário da Saúde Nésio Fernandes, começam na próxima segunda-feira (16) e a perspectiva é de que os 120 leitos estejam totalmente disponíveis em até 90 dias. 

Nas unidades onde não há necessidade de intervenções na estrutura, como o Dr Jayme Santos Neves, os leitos já estão preparados para o atendimento. Nesta unidade, serão 24. Mas a reserva só vai acontecer, explica Nésio Fernandes, na medida da evolução da doença. 

"Não teria razão deixar 150 leitos ficarem vazios esperando os casos aparecerem. Hoje, não há necessidade de fazer a reserva, mas já sabemos onde iremos liberar esses leitos quando for preciso", ressalta. 

Este vídeo pode te interessar

Notou alguma informação incorreta no conteúdo de A Gazeta? Nos ajude a corrigir o mais rapido possível! Clique no botão ao lado e envie sua mensagem

Envie sua sugestão, comentário ou crítica diretamente aos editores de A Gazeta

A Gazeta integra o

The Trust Project
Saiba mais