> >
Nenhuma cerveja artesanal feita no ES usa dietilenoglicol, diz associação

Nenhuma cerveja artesanal feita no ES usa dietilenoglicol, diz associação

O presidente da Associação Brasileira de Cerveja Artesanal (Abracerva-ES), Paulo de Victa Alves, garante que o método de resfriamento de cervejarias capixabas não usa substância tóxica

Publicado em 14 de janeiro de 2020 às 11:57

Ícone - Tempo de Leitura 0min de leitura
Espírito Santo conta 33 cervejarias artesanais, diz Abracerva-ES. (Arquivo/Agência Brasil)
Nenhuma cerveja artesanal feita no ES usa dietilenoglicol, diz associação

O dietilenoglicol – substância tóxica encontrada em amostras da cerveja Belorizontina, da cervejaria Backer, em Minas Gerais – não é utilizada em nenhuma das 33 empresas que fabricam a bebida de forma artesanal no Espírito Santo.

O presidente da Associação Brasileira de Cerveja Artesanal (Abracerva-ES), seccional Espírito Santo, Paulo de Victa Alves, disse que o processo de produção adotado no estado capixaba é o mesmo há mais de cinco anos.

Presidente da Associação Brasileira de Cerveja Artesanal (Abracerva-ES), Paulo de Victa Alves. (Isaac Ribeiro)

“Nenhuma cervejaria capixaba usa essa substância. Usa o álcool misturado à  água numa proporção que mantém os tanques refrigerados. Nossa cerveja leva de 20 a 30 dias para ficar pronta. Durante esse período, o tanque é mantido em uma temperatura que vai transformando a cerveja. Não fazemos aditivo, transformamos os produtos”, garantiu Paulo.

O presidente do Conselho Regional de Farmácia (CRF-ES), Luiz Carlos Cavalcanti, explicou que o dietilenoglicol é uma substância sintética que funciona como anticongelante. Na fabricação da cerveja, evita o congelamento da água usada no resfriamento da bebida.

“A cerveja tem algumas etapas de fabricação: vai desde uma fervura em torno de 100 °C, depois um resfriamento de 10 °C a 18 ºC e depois outro resfriamento, este em torno de 0 ºC. É necessário um líquido refrigerante para isso. São substâncias que não devem entrar em contato com a cerveja”, disse.

CAPIXABA INTERNADO APÓS BEBER CERVEJA

O capixaba Luiz Felippe Teles Ribeiro, de 37 anos, contaminado por dietilenoglicol, substância tóxica encontrada na cerveja Belorizontina, em Minas Gerais, continua internado em estado grave. De acordo com amigos, o quadro clínico do engenheiro é estável. Natural de Marataízes, Luiz Felippe vive em Belo Horizonte com a mulher, onde trabalha como engenheiro metalúrgico.

Este vídeo pode te interessar

Ele é uma das dez pessoas internadas, até o momento, por contaminação de dietilenoglicol, substância tóxica encontrada pela Polícia Civil em amostras da cerveja Belorizontina, da cervejaria Backer, em Minas Gerais. Após o caso, a empresa foi fechada pelo Ministério da Agricultura.

Notou alguma informação incorreta no conteúdo de A Gazeta? Nos ajude a corrigir o mais rapido possível! Clique no botão ao lado e envie sua mensagem

Envie sua sugestão, comentário ou crítica diretamente aos editores de A Gazeta

A Gazeta integra o

The Trust Project
Saiba mais