ASSINE

MPES notifica cidades sobre manejo de corpos de vítimas da Covid-19

Ministério Público Estadual pediu para que informações sejam disponibilizadas para profissionais da área da saúde e do setor funerário

Publicado em 17/04/2020 às 17h29
Atualizado em 17/04/2020 às 17h29
Governo vai capacitar profissionais da saúde para combater covid-19
Pedido visa proteger profissionais da saúde e do setor funerário. Crédito: Marcello Casal Jr | Agência Brasil

O Ministério Público do Espírito Santo (MPES) notificou os municípios capixabas para que deem as devidas orientações e informem quais precauções devem ser adotadas em relação ao manejo de corpos das pessoas que falecerem em decorrência do contágio pelo novo coronavírus. O objetivo principal é garantir a segurança de profissionais da saúde e do setor funerário.

De acordo com o documento, as Secretarias Municipais de Saúde devem elaborar “imediatamente, nota técnica contendo orientações para o devido manejo de corpos de pessoas que faleceram infectadas por Covid-19, seguindo as orientações da Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa)”.

A notificação também pede que essas orientações sejam disponibilizadas em todos os cemitérios e serviços funerários das cidades capixabas. Bem como solicita a oferta de profissionais para comunicar as famílias das vítimas sobre a perda e quais procedimentos devem ser adotados.

Destinada ao Colegiado de Secretarias Municipais de Saúde do Espírito Santo (Cosems-ES), ação recomendatória data da última segunda-feira (13) e pede ciência e reposta em um prazo de 24 horas. A Gazeta procurou a organização para saber se as medidas já foram adotadas e aguarda um retorno.

A Gazeta integra o

Saiba mais

Se você notou alguma informação incorreta em nosso conteúdo, clique no botão e nos avise, para que possamos corrigi-la o mais rápido possível

Para melhorar a sua navegação, A Gazeta utiliza cookies e tecnologias semelhantes como explicado em nossa Politica de Privacidade. Ao continuar navegando, você concorda com tais condições.

Bem-vindo

A Gazeta deseja enviar alertas sobre as principais notícias do Espírito Santo.