> >
Governo propõe reajuste de até 30% para militares do ES

Governo propõe reajuste de até 30% para militares do ES

O reajuste será a partir de julho, parcelado até o ano de 2022.  Alguns policiais podem ter um acréscimo de mais 5% com a incorporação de escalas de serviço.  A proposta será enviada para Assembleia Legislativa após discussão com as associações

Publicado em 7 de fevereiro de 2020 às 20:38

Ícone - Tempo de Leitura 0min de leitura
Policiamento reforçado no Bairro da Penha, em Vitória. (Fernando Madeira)

Os servidores que atuam na área de segurança do Estado podem receber um reajuste de até 30%, parcelado até o final de 2022. A proposta foi apresentada pelo governo e vai beneficiar policiais militares e civis, bombeiros, inspetores penitenciários e agentes sócioeducativos, que juntos totalizam cerca de 25 mil trabalhadores.

A proposta contempla um reajuste de 4% na folha de julho deste ano. O mesmo percentual seria oferecido nos meses de julho dos anos de 2021 e 2022. Além disto, seria pago ainda, no final dos mesmos anos, a recomposição salarial, que em dezembro de 2019 resultou em um reajuste de 3,5%. Para os praças da PM - subtenentes, sargentos, cabos e soldados -, haveria ainda um acréscimo de 5%, com a incorporação de escalas de serviço.

De acordo com o secretário de Economia e Planejamento, Álvaro Duboc, considerando os percentuais anuais oferecidos e a recomposição da inflação (considerando um percentual de 3,5%), o reajuste para a maioria dos servidores pode chegar a 30% e, para outros, como os praças da PM, a 35%. "É uma proposta que tenta recompor um pouco do poder de compra dos operadores de segurança, um debate que vem se arrastando desde a greve de 2017, de que é polícia do Estado possui o pior salário do Brasil. É ainda um reconhecimento pelo profissionalismo", assinalou.

Foi solicitado às corporações que discutam o assunto com as associações que representam as categorias, para que em seguida possa ser encaminhado um projeto para ser votado na Assembleia Legislativa. "Temos tempo para o diálogo, para que as categorias possam ter um debate equilibrado", pontuou Duboc.

O secretário assinalou ainda que o reajuste está dentro do limite do que o governo pode oferecer. "O que estamos dizendo para os PMs é o que podemos oferecer para além da recomposição salarial e que garanta pagamento de salários em dia, e que possamos continuar com uma gestão fiscal equilibrada. Caso contrário podemos incorrer em situação com servidor sem receber salário, Estado sem investir, sem gerar renda, o que é um resultado muito ruim", disse Duboc.

Este vídeo pode te interessar

Em relação aos demais servidores, o secretário explica que vão continuar recebendo em dezembro a recomposição salarial, semelhante ao que foi pago em dezembro do ano passado. "A cada situação que surgir nós vamos dialogar com os demais profissionais. O importante para o Estado é que não tenhamos a polícia mais mal paga do país. É compromisso do governador Renato Casagrande", assinalou.

Notou alguma informação incorreta no conteúdo de A Gazeta? Nos ajude a corrigir o mais rapido possível! Clique no botão ao lado e envie sua mensagem

Envie sua sugestão, comentário ou crítica diretamente aos editores de A Gazeta

A Gazeta integra o

The Trust Project
Saiba mais