> >
'É preciso manter o isolamento social por três semanas', afirma  secretário

"É preciso manter o isolamento social por três semanas", afirma  secretário

Nésio Fernandes diz que, com a colaboração das pessoas ficando em casa, o Estado tem mais chances de conter o avanço da Covid-19

Publicado em 26 de março de 2020 às 21:37

Ícone - Tempo de Leitura 0min de leitura
Nésio Fernandes, secretário estadual da Saúde: as pessoas precisam continuar em casa
Nésio Fernandes, secretário estadual da Saúde: "as pessoas precisam continuar em casa". (Divulgação/Sesa)

Após o pronunciamento do presidente Jair Bolsonaro, em que criticou a quarentena para a população em geral, dia a dia percebe-se que mais pessoas estão circulando pelas ruas, contrariando as recomendações das autoridades na área, como a Organização Mundial de Saúde (OMS), para conter o avanço do novo coronavírus (Covid-19). O secretário estadual da Saúde, Nésio Fernandes, ratifica: "é preciso reforçar a consciência e não sair de casa; o isolamento social é por três semanas."

Questionado se o governo poderia adotar alguma nova medida para obrigar as pessoas a manter o isolamento social, Nésio Fernandes diz que as restrições já foram estabelecidas, ao longo da semana passada, e que a população precisa entender a necessidade de ficar recolhida para que, conforme as projeções da Secretaria de Estado da Saúde (Sesa), o ritmo de crescimento da doença em território capixaba seja mais lento. 

O secretário reconhece os impactos econômicos, mas ressalta que o governo também está atuando para minimizar os efeitos nessa área. O prazo para rever medidas que impuseram o isolamento social é o dia 4 de abril. "Não recuamos quando havia oito casos confirmados, como faríamos isso agora com quase 50?", questiona. 

Desacelerar o processo de disseminação da doença é importante porque, se muitos casos surgem ao mesmo tempo, o sistema de saúde ficará sobrecarregado e não dará conta de atender todos os pacientes críticos. Embora o índice de agravamento da Covid-19 seja pequeno, em torno de 5% dos infectados,  um grande volume de pessoas nessas condições simultaneamente pode comprometer a assistência.

A Sesa hoje, diz Nésio Fernandes, está reestruturando hospitais, para ampliar a oferta de UTIs, e comprando respiradores para esse público, sendo necessário um tempo mínimo para conseguir absorver os doentes. Mesmo a rede privada, da qual o governo pode comprar vagas ou atender seus clientes particulares, tem uma capacidade limite de atendimento, que pode ser extrapolada se surgirem muitos casos ao mesmo tempo. 

Este vídeo pode te interessar

Notou alguma informação incorreta no conteúdo de A Gazeta? Nos ajude a corrigir o mais rapido possível! Clique no botão ao lado e envie sua mensagem

Envie sua sugestão, comentário ou crítica diretamente aos editores de A Gazeta

A Gazeta integra o

The Trust Project
Saiba mais