> >
Coronavírus: governo federal alerta para golpe pedindo dados de idosos

Coronavírus: governo federal alerta para golpe pedindo dados de idosos

Criminosos aproveitam o momento de enfrentamento ao novo coronavírus para aplicar golpes através de ligações telefônicas, mensagens de celular e e-mail

Publicado em 27 de março de 2020 às 15:48

Ícone - Tempo de Leitura 0min de leitura
Golpes por SMS atingem principalmente clientes de banco
Golpes são aplicados por mensagens de celular ou ligação telefônicas. (Pixabay)

Se você recebeu ligação ou mensagem com oferta imperdível para aumentar a velocidade da internet com desconto, para receber gratuitamente máscara e álcool em gel em casa ou ainda para ganhar assinatura de serviços de streaming, cuidado! Pode ser golpe.

Com o avanço da pandemia do coronavírus pelo mundo, criminosos estão aproveitando o assunto do momento como pano de fundo para aplicar golpes. De acordo com o governo do Estado, mais de 40 casos da doença foram registrados no Espírito Santo.

Em um dos crimes, os bandidos telefonam para contatos residenciais ou celular, principalmente, de idosos, como se fossem servidores do Ministério da Saúde. Na ligação, eles informam o suposto benefício e pedem dados bancários e o endereço da vítima com a alegação de que os produtos serão entregues na casa da vítima.

Por nota, o Ministério da Saúde informou que não distribui Equipamentos de Proteção Individual (EPI) e nem álcool em gel à população e a hospitais. De acordo com o Ministério, os EPIs são distribuídos aos Estados para uso exclusivo dos profissionais de saúde das unidades do Sistema Único de Saúde (SUS).

O titular da Delegacia Especializada de Repressão aos Crimes Cibernéticos, delegado Brenno Andrade, orientou encerrar a chamada e, se possível, bloquear o telefone. Se o contato foi feito por mensagem via celular ou e-mail, o conteúdo deve ser ignorado. Segundo ele, os golpistas aproveitam a ampla discussão  sobre o coronavírus para fazer "ofertas" ligadas ao assunto.

Delegado Brenno Andrade fala sobre autuação de empresário
Denúncias serão investigadas pelo delegado Brenno Andrade. (Elis Carvalho)
Aspas de citação

Se recebeu mensagem, não clique no link que, geralmente, é disponibilizado. Se tiver alguma dúvida a respeito da veracidade das informações contidas na ligação ou nas mensagens, procure os canais oficiais governamentais

Brenno Andrade
Delegado
Aspas de citação

Caso tenha sido vítima de um golpe, a vítima deve procurar a Polícia Civil. A Delegacia de Repressão aos Crimes Cibernéticos funciona na Avenida Marechal Campos, número 1.236, no bairro Bonfim, em Vitória. O telefone para mais informações é 3137-2607.

“Se for vítima através de uma ligação, leve o número de telefone que entrou em contato. Se for e-mail, faça cópia das mensagens que as pessoas mandaram. Se for por mensagem, via aplicativo de celular, precisamos dos prints e dos números de telefone”, esclareceu Brenno.

Este vídeo pode te interessar

Notou alguma informação incorreta no conteúdo de A Gazeta? Nos ajude a corrigir o mais rapido possível! Clique no botão ao lado e envie sua mensagem

Envie sua sugestão, comentário ou crítica diretamente aos editores de A Gazeta

A Gazeta integra o

The Trust Project
Saiba mais