> >
Com pandemia, só Vitória mantém venda de palmito para a Semana Santa

Com pandemia, só Vitória mantém venda de palmito para a Semana Santa

Na Capital, a venda acontece na avenida Dário Lourenço de Souza, nas imediações do Sambão do Povo, das 8h às 18 horas. Por enquanto, esse é o único ponto de venda de palmito da Grande Vitória

Publicado em 6 de abril de 2020 às 15:43

Ícone - Tempo de Leitura 0min de leitura
Venda de palmito no Sambão do Povo
Venda de palmito no Sambão do Povo. (Carlos Alberto Silva)

A pandemia de coronavírus prejudicou também a venda de palmito no Espírito Santo. Principal ingrediente da torta capixaba, tradição na Semana Santa, a venda do produto foi cancelada em pelo menos dois municípios da Grande Vitória. Por enquanto, somente Vitória deu início à venda, com algumas regras para tentar evitar a propagação do vírus.

Na Capital, a venda acontece na Avenida Dário Lourenço de Souza, nas imediações do Sambão do Povo, das 8h às 18 horas. Por enquanto, esse é o único ponto de venda de palmito da Grande Vitória. 

Comerciante já estão no Espírito Santo vendendo palmito.  (Carlos Alberto Silva)

Em Vila Velha, a venda do palmito in natura foi cancelada. O mesmo aconteceu em Cariacica, que proibiu a venda do produto nas ruas da cidade devido à pandemia de Covid-19. Já a Prefeitura da Serra afirmou, na manhã desta segunda-feira (6), que "está em contato com os produtores de palmito para viabilizar a venda do produto nesta semana". No entanto, as informações de como essa venda vai funcionar ainda serão divulgadas.

VENDA NO SAMBÃO DO POVO TEM REGRAS PARA EVITAR PROPAGAÇÃO DO VÍRUS

De acordo com a Prefeitura de Vitória, a venda do palmito na Capital vai obedecer às mesmas regras adotadas nas feiras livres: vendedor e clientes devem usar máscaras caseiras, manter distância correta entre as barracas e tomar todas as medidas de higiene para evitar o contágio do coronavírus.

“No local, além dos banheiros já instalados todos os anos, também disponibilizamos duas pias para que expositores e clientes possam fazer a higienização das mãos. Os vendedores também foram orientados a fazer a utilização de máscaras caseiras”, afirmou o diretor presidente da Companhia de Desenvolvimento, Turismo e Inovação de Vitória, Renzo Nagem Nogueira.

TOALHAS DE ROSTO E PANO DE PRATO - Quando há mais de um morador de casa, especialistas recomendam que cada um use sua própria toalha de rosto, assim como deveria acontecer com a tolha de banho. (Amarildo)

Ainda de acordo com a prefeitura, a equipe de fiscalização da Secretaria de Desenvolvimento da Cidade (Sedec) organizou os vendedores no local para que as barracas fiquem posicionadas com o afastamento recomendado pelo Ministério da Saúde.

Com pandemia, só Vitória mantém venda de palmito para a Semana Santa

"A Prefeitura de Vitória orienta a todos os munícipes para que permaneçam em suas casas e só saiam em casos de extrema necessidade. Nessas situações, a recomendação é a saída de apenas um membro da família por vez, e fazendo a utilização de máscaras caseiras", afirmou o município em nota.

VENDA NÃO ESTÁ PROIBIDA, DIZ GOVERNO DO ESTADO

Procurado pela reportagem, o governo do Estado afirmou que "por se tratar de um produto alimentício, a venda do palmito não está proibida". Mas é importante que esse tipo de comércio respeite algumas regras para evitar a propagação do coronavírus, a exemplo do que já acontece nas feiras.

A reportagem de A Gazeta também procurou a Prefeitura de Viana para saber se haverá venda de palmito no município, mas a demanda não havia sido respondida até o começo da tarde desta segunda-feira (06).

Este vídeo pode te interessar

Notou alguma informação incorreta no conteúdo de A Gazeta? Nos ajude a corrigir o mais rapido possível! Clique no botão ao lado e envie sua mensagem

Envie sua sugestão, comentário ou crítica diretamente aos editores de A Gazeta

A Gazeta integra o

The Trust Project
Saiba mais