> >
Capixabas oferecem ajuda a idosos e pessoas de risco na quarentena

Capixabas oferecem ajuda a idosos e pessoas de risco na quarentena

Ideia é fazer as compras para essa parcela da população e evitar o contágio dela, que está mais propensa à letalidade pelo novo coronavírus; avisos ficam nos condomínios

Publicado em 22 de março de 2020 às 07:00- Atualizado há 4 anos

Ícone - Tempo de Leitura min de leitura
Cartaz no elevador recruta voluntários para ajudar pessoas do grupo de risco durante a quarentena. (Kátia Fassarella)

Pensar no outro em tempos difíceis para todos. É isto que alguns capixabas começaram a fazer nesta semana, quando as medidas de restrição por causa do novo coronavírus se tornaram mais severas no Espírito Santo. Em avisos colocados no elevador dos condomínios, eles se oferecem para fazer compras aos idosos e pessoas do grupo de risco – evitando, assim, que os mais suscetíveis a quadros graves da doença se exponham ao sair de casa.

O comprador Vinícius Fernandes Melo implementou a ideia no prédio dele, em Colina de Laranjeiras, na Serra. “Eu sei que tem muitos idosos aqui. Eu estou de home office e tenho carro. Para buscar algo é muito mais tranquilo para mim”, disse ele, ao explicar que a ideia surgiu por causa de outros trabalhos voluntários que fazia.

Aspas de citação

Infelizmente esse vírus está aí e não podemos evitar totalmente. Assim, pelo menos, vamos ajudar quem mais precisa

Vinícius Fernandes Melo
Comprador
Aspas de citação

O cartaz de solidariedade no elevador surtiu efeito e a primeira boa ação aconteceu já nesta quinta-feira (19). “Por volta das 11h30 um senhor me interfonou. Eu subi até o apartamento dele, peguei o dinheiro e comprei o que ele pediu: arroz, carne e álcool em gel, que, por sorte, tinha acabado de ser reposto”, lembrou.

Vizinho de Vinícius, o técnico em planejamento André Mandato foi o primeiro a abraçar a ideia. “Eu já vinha pensando em como ajudar, já que o mundo ainda não tinha passado por uma situação tão delicada. Pensava muito nas pessoas que não tinham como sair de casa”, contou ele, que tem uma mãe nessa situação, para a qual já realizou três compras no supermercado.

Aspas de citação

Minha esposa, meu filho e eu temos saúde. Agir assim é até uma forma de agradecer por isso nesse momento tão delicado

André Mandato
Técnico em planejamento
Aspas de citação

Com aulas suspensas, férias coletivas dadas por empresas e trabalho remoto, toda a família de André deve ficar dentro de casa a partir da próxima segunda-feira (23). “A vida está totalmente diferente. É uma situação meio apocalíptica. Nessas horas, cada vez mais as pessoas só pensam em si, mas temos que lembrar que tem quem esteja em situação mais difícil que a nossa”, defendeu.

Pedestre usa máscara na Rua José Teixeira na Praia do Canto, Vitória(Vitor Jubini)

Fechando a lista dos três primeiros voluntários do condomínio na Serra, está o atendente Bruno Santos de Paula. “Eu tenho moto e consigo fazer algo rápido para as pessoas, ir até uma farmácia ou um mercado. Quando vi a ideia dele (de Vinícius) achei legal e segui a onda. É importante ajudar”, afirmou.

Componente de Arquivos & Anexos Arquivos & Anexos

Baixe o guia especial sobre coronavírus

Tamanho de arquivo: 556kb

Até um mês atrás, a mãe dele, que é hipertensa, morava sozinha no Rio de Janeiro. Após ela sofrer um pequeno infarto, porém, ele a convenceu de vir ao Espírito Santo, morar com ele. “Ela está no grupo de risco. Se fosse o contrário, eu ia gostar muito que alguém ajudasse ela no Rio. Me coloquei nesse lugar também”, revelou.

No entanto, a solidariedade não se restringe a uma vizinhança ou a uma só cidade. No bairro Jardim Camburi, em Vitória, a supervisora de vendas Kátia Fassarella fez o mesmo. “Eu vi uma postagem na internet, achei a ideia bacana e resolvi fazer. Coloquei o cartaz na quinta-feira (19), e hoje um vizinho já tinha se inscrito para ajudar também”, contou.

Aspas de citação

Eu penso como se fosse a minha família

Kátia Fassarella
Supervisora de vendas
Aspas de citação

Nesse meio tempo, ela ainda não foi chamada para fazer nenhuma compra, mas recebeu uma ligação surpreendente. “Pouco tempo depois de ter feito isso, na tarde do mesmo dia, uma moradora que tem diabetes me ligou agradecendo”, contou ela, nitidamente satisfeita por estar podendo fazer algo pelos outros em tempos difíceis de pandemia.

Este vídeo pode te interessar

Notou alguma informação incorreta no conteúdo de A Gazeta? Nos ajude a corrigir o mais rapido possível! Clique no botão ao lado e envie sua mensagem

Envie sua sugestão, comentário ou crítica diretamente aos editores de A Gazeta

A Gazeta integra o

The Trust Project
Saiba mais