Repórter de Economia / [email protected]
Publicado em 27 de maio de 2021 às 20:25
O site de A Gazeta completa neste mês de maio 25 anos ininterruptos de funcionamento. Há um quarto de século leva notícias do Espírito Santo para os capixabas e para o Brasil durante todo o dia pela internet com relevância e responsabilidade. >
Até 2019 chamado de Gazeta Online, o site mudou, acompanhando as tendências de inovação do mercado, e incorporou o nome do jornal A Gazeta, agregando uma marca com mais de 90 anos de história e credibilidade. >
Hoje, A Gazeta está presente nos computadores e nos celulares de boa parte da população, o que ocorre não apenas através do site, mas também de outros meios como as redes sociais, assistentes de voz, grupos de WhatsApp, podcasts e newsletters enviadas por e-mail. Com isso, o capixaba acessa o jornalismo de A Gazeta da maneira e no formato que quiser. >
"Nunca estivemos tão próximos dos capixabas e isso só foi possível graças à tecnologia, a mesma que 25 anos atrás era quase um impeditivo para o lançamento do site, devido aos custos e implementação difícil. Hoje, aliamos duas fortalezas que estão nos DNAs de A Gazeta e Gazeta Online, jornalismo de qualidade e vanguarda digital", aponta a editora-chefe da redação A Gazeta/CBN, Elaine Silva.>
>
Em todos esses anos, a marca A Gazeta sempre levantou bandeiras a favor dos capixabas, tratando de temas como o combate à violência doméstica, com o projeto Todas Elas; promovendo a nossa cultura, com o Somos Capixabas e a Capixapédia; checando a veracidade de informações, através do Passando a Limpo e da parceria com o Projeto Comprova, além de produzir reportagens especiais sobre temas como segurança pública, saneamento, saúde, educação, política e economia.>
Segundo o diretor-geral de Jornalismo da Rede Gazeta, Abdo Chequer, ter apostado na evolução digital há 25 anos foi crucial para a história da empresa e para ampliação do acesso à informação.>
"A audiência dos meios tradicionais só muito lentamente fez a migração, o que exigiu determinação e visão de futuro dos acionistas. Um quarto de século depois, essa inovação nos assegura grande audiência o que nos permite somar forças com os capixabas em sua luta permanente por educação, saúde, oportunidade de emprego e bem-estar social", diz. >
Os números mostram a tendência de crescimento do produto. O site de A Gazeta passou de 13 milhões de visualizações em 2019 para mais de 22 milhões em média neste ano. Em março, o site bateu a marca de 10 milhões de usuários únicos em um único mês. >
Segundo o editor executivo de Performance, Aglisson Lopes, o crescimento da audiência veio com a democratização dos dispositivos móveis e dos serviços de banda larga. Com a pandemia, esse processo foi intensificado, com a crescente procura dos usuários por notícias confiáveis a respeito do coronavírus. >
"O Gazeta Online está no ar desde que quando a internet era muito incipiente. A pandemia trouxe uma série de experiências sobre a responsabilidade e a representatividade para o público capixaba. Comparando com outras grandes coberturas como a greve da PM, em 2017, e as chuvas de 2013, nenhuma se compara com o alcance que tivemos com a pandemia", relata.>
Ele aponta que, agora, o objetivo é estar cada vez mais perto dos leitores, estreitando a relação com a população do Espírito Santo, sem perder o foco na qualidade do conteúdo.>
"Nosso foco agora é abrir todos os canais possíveis de interação, ouvir o que as pessoas têm a dizer, estreitar o laço com os assinantes e continuar fazendo jornalismo independente.">
Para o diretor de Negócios da Rede Gazeta, Marcello Moraes, os resultados mostram uma evolução de A Gazeta ao longo da história. "Nesses 25 anos passamos por várias fases e conseguimos, com uma equipe muito competente, atingir números extraordinários produzindo um conteúdo de altíssima qualidade e com excelentes resultados. Hoje o site de A Gazeta é referência nacional e vamos continuar nessa trilha de muito sucesso.">
Há 16 anos acompanhando de perto a evolução do Gazeta Online e de A Gazeta, Rodrigo Lira chegou como repórter e atualmente tem a função de colocar as notícias na capa do site mais acessado do Estado. >
"Dos 25 anos do site, muitos deles vividos por mim, fica uma certeza: a de que o compromisso em levar a informação correta e com agilidade para o leitor sempre será uma premissa, mesmo que os tempos sejam desafiadores, como os que passamos neste momento de pandemia", afirma Lira. >
Também editora de capa, Débora Milke entrou como estagiária em 2004, realizando o sonho de criança de fazer jornalismo na Rede Gazeta. Além dos muitos aprendizados, ela destaca que A Gazeta sempre esteve à frente dos processos que envolvem o jornalismo, em busca de relevância e agilidade e com o compromisso de informar corretamente os leitores. >
"Estou há quase 17 fazendo parte desse time. Vivenciamos mudanças de processos, de apostas, de novas ferramentas que nos auxiliam desde o start da notícia até a sua distribuição em inúmeras plataformas para sempre estar à frente e manter o título de maior site de notícias do Espírito Santo e o melhor site sobre o Espírito Santo do mundo. E é com o mesmo sentimento de satisfação e contemplação (lá de trás) que vejo o que não mudou: o respeito, o compromisso e o jornalismo profissional que é entregue por A Gazeta", relata.
>
Notou alguma informação incorreta no conteúdo de A Gazeta? Nos ajude a corrigir o mais rápido possível! Clique no botão ao lado e envie sua mensagem.
Envie sua sugestão, comentário ou crítica diretamente aos editores de A Gazeta