> >
Setor de rochas no ES: em uma semana, 3 trabalhadores morreram e 1 está UTI

Setor de rochas no ES: em uma semana, 3 trabalhadores morreram e 1 está UTI

Três homens perderam a vida, dois em Vargem Alta e um em Alegre. Além desses, um trabalhador está internado na UTI em hospital de Cachoeiro

Publicado em 4 de março de 2021 às 14:35- Atualizado há 3 anos

Ícone - Tempo de Leitura min de leitura
Três trabalhadores do setor de rochas morreram e um está internado no Sul do ES
Três trabalhadores do setor de rochas morreram no Sul do ES. (Montagem/ A Gazeta)

Três trabalhadores do setor de rochas morreram e um quarto está em estado grave em apenas uma semana, na Região Sul do Espírito Santo. Os acidentes ocorreram durante o trabalho com pedras de mármore e granito, entre os dias 25 de fevereiro e 3 de março, em Vargem AltaAlegre e Cachoeiro de Itapemirim.

Para o presidente do Sindicato dos Trabalhadores do Mármore e Granito do Espírito Santo (Sindimármore), Messias Morais Pizeta, o aumento da produção do setor pode ser um influenciador para o número de acidentes.

“A gente vem recebendo reclamação que está aumentando muito o ritmo de produção, porque o setor precisa vender e o trabalhador tem que trabalhar em ritmo acelerado ou até em acúmulo de função. Então, essa pressão vem contribuir para o número de acidentes de trabalho”, disse Pizeta, em entrevista à TV Gazeta.

Ele explicou que em todos acidentes o sindicato vai à empresa em busca de informações, no intuito de evitar que se repita a ocorrência. “Encaminhamos as informações para o Ministério do Trabalho e procuramos a família para colocar o sindicato à disposição. Mas, às vezes, a gente não tem abertura na empresa para averiguar como foi o acidente”, informou o presidente.

O assessor jurídico do Sindicato da Indústria de Rochas Ornamentais, Cal e Calcários do Espírito Santo (Sindirochas) - sindicato que representa as empresas -, Henrique Nelson Ferreira, destacou que as normas são rígidas para os empregados e empregadores e que todos precisam fazer a sua parte.

“Todos os envolvidos têm uma ação a cumprir. Um aumento da produção, por exemplo, deve ser feito de forma correta, com cuidados e cautelas. Nós sabemos que qualquer acidente tem uma multiplicidade de fatores, como esquecimento, pressa. As empresas devem fazer a investigação por meio da Cipa (Comissão Interna de Prevenção de Acidentes) ou de um funcionário responsável”, disse Ferreira, em entrevista à TV Gazeta.

O assessor disse ainda que o sindicato oferece treinamento, orientação e assistência às empresas. “O objetivo é acidente zero. É um momento de muita atenção, porque um instante pode ser uma vida que se perde”, completou Ferreira.

ACIDENTE EM VARGEM ALTA

Em Vargem Alta, o acidente foi na última quinta-feira (25), quando morreram dois trabalhadores. Jair Marconcini Mozer, de 41 anos, e Adriano Pizetto, de 18 anos, foram atingidos por chapas de granito enquanto atuavam em uma empresa do setor de rochas. Jair trabalhava há 17 anos na empresa e Adriano há 30 dias. Na ocasião, a empresa informou que estavam todos muito abalados e que não conseguiam se manifestar. Afirmou ainda que estava concentrando a atenção em dar todo apoio possível aos familiares.

Jair Marconcini Mozer e Adriano Pizetto estavam descarregando um caminhão que estava carregado com chapas de granito
Jair Marconcini Mozer e Adriano Pizetto estavam trabalhando quando foram atingidos. (Arquivo pessoal)

ACIDENTE EM ALEGRE

No município de Alegre, Sebastião Machado, de 58 anos, morreu na tarde desta terça-feira (2). O acidente aconteceu durante a extração de rochas, na localidade de Santa Angélica. Ele trabalhava há mais de 20 anos no setor. A empresa informou, por meio de nota, que, infelizmente, foi uma fatalidade e que está dando toda a assistência possível para a família.

O acidente aconteceu durante a extração de rochas na localidade de Santa Angélica
Trabalhador morre atingido por granito em Alegre. (Arquivo pessoal)

ACIDENTE EM CACHOEIRO DE ITAPEMIRIM

O acidente em Cachoeiro aconteceu na tarde desta quarta-feira (3), na localidade de Morro Grande. Antônio Felipe Oliveira Patrocínio, de 23 anos, está na Unidade de Terapia Intensiva (UTI) do hospital Santa Casa de Misericórdia. Ele é um prestador de serviço e estava a trabalho quando foi atingido pela chapa de granito. A empresa, que fica na localidade de Morro Grande, informou que não irá se pronunciar sobre o ocorrido.

Em uma semana, este é o terceiro acidente na região Sul do Estado. Três trabalhadores morreram
Antônio Felipe Oliveira Patrocínio tem 23 anos. (Arquivo pessoal)

MORTE EM ARACRUZ

Polícia Civil de Aracruz, no Norte do Espírito Santo, investiga a morte de um trabalhador na noite desta terça-feira (2). O homem chegou a ser levado para o Hospital Maternidade São Camilo, mas não resistiu aos ferimentos e morreu. Segundo informações da Polícia Militar, o homem teria sido levado ao hospital por dois outros trabalhadores que vestiam uniformes de uma pedreira - que não teve o nome divulgado. 

Este vídeo pode te interessar

Segundo André Jareta, delegado da Delegacia Especializada Homicídio e Proteção à Pessoa (DHPP), a principal suspeita é de que o trabalhador tenha sido morto em um acidente de trabalho. O caso será investigado. 

Notou alguma informação incorreta no conteúdo de A Gazeta? Nos ajude a corrigir o mais rapido possível! Clique no botão ao lado e envie sua mensagem

Envie sua sugestão, comentário ou crítica diretamente aos editores de A Gazeta

A Gazeta integra o

The Trust Project
Saiba mais