> >
Primeira termelétrica a biogás do ES pode abastecer 50 mil habitantes

Primeira termelétrica a biogás do ES pode abastecer 50 mil habitantes

Geração de energia renovável é feita por meio do biogás proveniente de resíduos do aterro sanitário da Marca Ambiental em Cariacica

Publicado em 4 de agosto de 2020 às 17:49

Ícone - Tempo de Leitura 0min de leitura
Usina Termelétrica (UTE) a Biogás da Marca Ambiental em parceria com a Liberum Energia
Usina Termelétrica (UTE) a biogás da Marca Ambiental em parceria com a Liberum Energia. (Divulgação/Marca Ambiental)

A primeira termelétrica a biogás do Espírito Santo tem capacidade de abastecer uma cidade com até 50 mil habitantes. A geração de energia renovável é feita por meio do biogás proveniente de resíduos do aterro sanitário da Marca Ambiental em Cariacica, na Região da Grande Vitória. A operação do complexo começou em meados de julho.

Primeira termelétrica a biogás do ES pode abastecer 50 mil habitantes

De acordo com a empresa, a Usina Termelétrica (UTE) a Biogás faz parte dos projetos desenvolvidos pela Marca Ambiental em parceria com a Liberum Energia. Ela começou a ser construída no ano passado e foi finalizada neste ano. A unidade está instalada na Central de Tratamento de Resíduos (CTR), localizada em Cariacica.

Atualmente, três, dos cinco geradores, estão em funcionamento. Eles produzem energia suficiente para abastecer as necessidades de 30 mil pessoas (3 MW de geração de energia). Ao todo, a capacidade instalada de produção energética estimada é de 5 MW, o que esquive ao abastecimento de uma cidade com 50 mil habitantes.

Após a destinação de Resíduos Sólidos Urbanos (RSU) nos aterros sanitários da empresa, ocorre a decomposição dos resíduos orgânicos e é originado o gás utilizado para a geração de energia: o biogás. A transformação dele em energia elétrica minimiza o aumento do efeito estufa e promove a valorização sustentável dos gases gerados no aterro.

“A parceria da Marca Ambiental e a Liberum Energia apresenta para o cenário brasileiro e capixaba uma tecnologia inovadora que possibilita um fim mais nobre e sustentável para os gases advindos dos resíduos orgânicos. Cuidar dos resíduos é uma responsabilidade de todos, mas aqui, na Marca, é possível dar um destino final sustentável. Nosso objetivo é inovar cada dia mais no gerenciamento integrado e promover a solução completa para os de resíduos”, expõe a gestora de comunicação da Marca Ambiental, Mirela Souto.

Saiba mais

A Central de Tratamento de Resíduos (CTR) da Marca Ambiental, localizada em Cariacica, está em operação há 25 anos. Neste ano inaugurou a primeira Usina Termelétrica a Biogás do Espírito Santo, que é uma das empresas que fazem parte do seu Parque de Ecoindústrias. A empresa é referência em inovação e tecnologia na atuação do gerenciamento integrado de resíduos para diversos setores, como saneamento urbano, industrial, saúde, construção civil, portos, aeroportos, entre outros.

Este vídeo pode te interessar

Notou alguma informação incorreta no conteúdo de A Gazeta? Nos ajude a corrigir o mais rapido possível! Clique no botão ao lado e envie sua mensagem

Envie sua sugestão, comentário ou crítica diretamente aos editores de A Gazeta

A Gazeta integra o

The Trust Project
Saiba mais