> >
Prazo para mexer em FGTS parado no Caixa Tem vai até esta segunda

Prazo para mexer em FGTS parado no Caixa Tem vai até esta segunda

Dinheiro liberado que não for usado vai retornar à conta vinculada do Fundo de Garantia. Valor é de até R$ 1.045 por trabalhador

Publicado em 30 de novembro de 2020 às 16:40

Ícone - Tempo de Leitura 0min de leitura
FGTS - aplicativo, saque, dinheiro
Aplicativo do FGTS: trabalhador que não resgatou dinheiro poderá solicitar liberação. (Carlos Alberto Silva)

Quem ainda não resgatou o saque emergencial do Fundo de Garantia por Tempo de Serviço (FGTS), depositado automaticamente pela Caixa Econômica Federal na poupança digital, tem até esta segunda-feira (30) para fazê-lo. Depois disso, o recurso – que pode ser movimentado pelo aplicativo Caixa Tem –, irá retornar para a conta do fundo vinculada ao trabalhador, com correção.   

O saque emergencial liberado é de até R$ 1.045 por trabalhador, considerando a soma dos saldos de todas as contas ativas ou inativas no FGTS. A medida foi autorizada pelo governo federal para auxiliar os trabalhadores durante a pandemia do novo coronavírus.

Os recursos foram disponibilizados conforme o mês de aniversário do trabalhador, seguindo o padrão do auxílio emergencial, que também é pago pelo Caixa Tem.

Apesar de o recurso já estar separado para retornar à conta do FGTS, o trabalhador que mudou de ideia ainda pode ter acesso ao dinheiro. Quem não fizer o saque nesta segunda, deverá solicitar o resgate pelo aplicativo FGTS entre os dias 7 e 31 de dezembro.

O prazo se deve ao fato de que o dinheiro, que havia sido transferido automaticamente para a conta do Caixa Tem mas não foi movimentado, pode levar até sete dias para retornar à conta do FGTS. Assim, a grana precisará ser estornada ao fundo antes que o trabalhador possa optar pelo saque.

Caso decida retirar o dinheiro, a quantia será transferida novamente para a conta digital do Caixa Tem, e ficará disponível para transações eletrônicas, saques em espécie ou transferências, sem custo, para outras contas.

Vale lembrar que, para conseguir receber, é preciso estar com os dados cadastrais atualizados – o que pode ser feito pelo próprio aplicativo do FGTS.

Este vídeo pode te interessar

Notou alguma informação incorreta no conteúdo de A Gazeta? Nos ajude a corrigir o mais rapido possível! Clique no botão ao lado e envie sua mensagem

Envie sua sugestão, comentário ou crítica diretamente aos editores de A Gazeta

A Gazeta integra o

The Trust Project
Saiba mais