> >
Petrobras avança na venda do maior campo de petróleo em terra do ES

Petrobras avança na venda do maior campo de petróleo em terra do ES

Potenciais compradores já entraram em contato com a companhia para aquisição do Polo Norte Capixaba, que possui áreas produtoras nos municípios de Linhares, Jaguaré e São Mateus

Publicado em 18 de janeiro de 2021 às 17:47- Atualizado há 3 anos

Ícone - Tempo de Leitura min de leitura
Campo de petróleo em terra e a estação de tratamento de Fazenda Alegre da Petrobras ao fundo, em Jaguaré
Campo de petróleo e a estação de tratamento de Fazenda Alegre da Petrobras, em Jaguaré. (Carlos Alberto Silva)

Petrobras avançou no processo de venda do Polo Norte Capixaba, conjunto de áreas que compreende os campos de produção de Cancã, Fazenda São Rafael, Fazenda Santa Luzia e Fazenda Alegre, sendo este último o maior produtor de petróleo em terra no Espírito Santo.

O pacote de ativos, que foi incluído no plano de desinvestimentos da estatal em agosto de 2020, também inclui dutos, estação de tratamento de óleo e um terminal aquaviário.

A petroleira comunicou ao mercado na sexta-feira (15) a entrada do ativo na fase vinculante, ou seja, quando já existem potenciais compradores habilitados no processo. Nesta fase, os investidores interessados  receberão uma carta-convite com instruções detalhadas sobre as etapas do desinvestimento, incluindo as orientações para a realização de diligência e para o envio das propostas.

No ano de 2020, a produção média do Polo Norte Capixaba foi de 7,02 mil barris de óleo por dia e 60,4 mil m3/dia de gás, ou seja, cerca de 80% da produção de óleo e gás em terra no Espírito Santo. 

VÍDEO: VEJA COMO É A PRODUÇÃO DE PETRÓLEO EM FAZENDA ALEGRE

O POLO NORTE CAPIXABA

O Polo Norte Capixaba fica localizado na Bacia do Espírito Santo e possui áreas produtoras nos municípios de Linhares, Jaguaré e São Mateus (veja no mapa abaixo). A Petrobras é operadora em todas as concessões do polo, com 100% de participação.

Mapa: Polo Norte Capixaba está localizado na Bacia do Espírito Santo, no estado do Espírito Santo, nos municípios de Jaguaré, Linhares e São Mateus
Mapa: Polo Norte Capixaba está localizado na Bacia do Espírito Santo, no estado do Espírito Santo, nos municípios de Jaguaré, Linhares e São Mateus. (Reprodução/Petrobras)

Ao todo, são 269 poços em operação, três estações de tratamento de óleo, quatro estações satélites no campo de Fazenda Alegre e 73,81 km de gasodutos e oleodutos.  

O polo compreende ainda o Terminal Norte Capixaba (TNC), operado pela Transpetro, localizado em São Mateus. O TNC recebe óleo por dutos e é composto de cinco tanques de recebimento de petróleo e condensado (aproximadamente 16.160 m³ cada) com medição operacional em linha na sua entrada.  A titularidade de alguns terrenos do local também faz parte da oferta.

No comunicado, a Petrobras reforçou que a operação está "alinhada à estratégia de otimização de portfólio e melhoria de alocação do capital da companhia, passando a concentrar cada vez mais os seus recursos em ativos de classe mundial em águas profundas e ultra-profundas, onde a Petrobras tem demonstrado grande diferencial competitivo ao longo dos anos".

A estatal segue com outros processos de desinvestimento no Espírito Santo, como o Polo Peroá-Cangoá, que deverá ser vendido até junho, e os Polos Golfinho e Camarupim. Ambos são campos localizados no mar. 

Outros ativos já foram vendidos pela Petrobras recentemente no Estado, como o Polo Lagoa Parda, que compreende três campos terrestres em Linhares e que foi comprado pela Imetame. Já a Karavan adquiriu os 27 campos terrestres do Polo Cricaré, localizados nos municípios de São Mateus, Jaguaré, Linhares e Conceição da Barra.

Notou alguma informação incorreta no conteúdo de A Gazeta? Nos ajude a corrigir o mais rapido possível! Clique no botão ao lado e envie sua mensagem

Envie sua sugestão, comentário ou crítica diretamente aos editores de A Gazeta

Tags:

A Gazeta integra o

The Trust Project
Saiba mais