Publicado em 22 de outubro de 2019 às 16:16
Novos cenários exigem novas atitudes. Essa afirmação do empresário Pedro Englert, CEO da StartSe, deu início ao encontro promovido na manhã desta terça-feira (22), pela Rede Gazeta, para apresentar o seu projeto de transformação digital para empresários, instituições e políticos do Espírito Santo.>
O evento, realizado no antigo parque gráfico da empresa, em Bento Ferreira, Vitória, trouxe a reflexão sobre o impacto das novas tecnologias no mercado. Segundo Pedro Englert, os ciclos sociais estão cada vez menores e mais intensos, o que exige novos produtos e novos modelos de gestão. Mais do que investir em produtos, é necessário investir na capacidade de gerar valor para a sociedade, disse. >
Sandro Carlesso, Presidente da Associação de Empresas e Mercado Imobiliário do Espírito Santo (Ademi-ES), salienta que a transformação impulsionada pelas mudanças de comportamento do consumidor não é sentida apenas nos meios de comunicação, mas em outros mercados. >
Para fazer uma analogia, é simples: percebemos que quando um cliente vai atrás de um imóvel, muitas vezes, ele sabe mais do que a pessoa que está estande de venda, porque já pesquisou sobre tudo na internet. Todos nós temos informações em nossas mãos. A Gazeta faz a transformação no momento certo, agregando à sua credibilidade, comenta. >
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Para o presidente do Tribunal Regional Eleitoral do Espírito Santo (TRE-ES) e desembargador do Tribunal de Justiça, Annibal de Rezende Lima, A Gazeta se antecipou de forma positiva a uma tendência global quando o assunto é jornalismo. >
A médio e curto prazo, os outros veículos de comunicação também vão se adequar ao formato digital. É uma tendência que não tem como voltar atrás mais. É o caminho do futuro! Além disso, a edição do final de semana atende àqueles leitores que têm um apego maior pelo jornal de papel, ressaltou. >
José Luiz Orrico, diretor do Instituto Futura, salienta que a transformação de A Gazeta é uma tendência global. Está muito claro que a forma de consumir notícia mudou. As pessoas acessam notícias a toda hora e através da internet. Foi uma decisão rápida e correta de se adaptar a um modelo que o mundo exige.>
Um dos objetivos do TDigital, projeto de transformação de A Gazeta, é oferecer ao cidadãos capixabas conteúdo de qualidade, adequando-se ao comportamento do usuário que também busca o acesso à informação pelas redes sociais, podcasts, vídeos, além dos sites de notícias. >
Para o prefeito de Linhares, Guerino Luiz Zanon, a linguagem moderna, contemporânea e próxima dos cidadãos contribui para que todos se reconheçam no novo site e na edição impressa dos finais de semana de A Gazeta. >
Guerino Zanon
Prefeito de LinharesJuninho, prefeito de Cariacica, destaca que o site A Gazeta continua tendo a mesma credibilidade que o jornal impresso diário sempre teve. Pelo histórico de 91 anos de isenção, de busca pela informação e de produção de conteúdo de qualidade, essa nova forma de oferecer notícia vai fortalecer a imagem da Gazeta no combate às fake news, por exemplo, avalia. >
Estar atento aos movimentos econômicos do Espírito Santo, dialogando com toda a cadeia produtiva é uma forma de conhecer a realidade do Estado. Bruno Giestas, diretor comercial da indústria Realcafé Solúvel, destaca que ter essa facilidade de acesso às notícias proporciona maior proximidade também aos pequenos produtores capixabas. >
Há 10 anos, o produtor lá da região das montanhas, do extremo Norte ou Sul do Estado, não tinha acesso ao meio digital. Mas hoje ele tem acesso e com A Gazeta digital ele tem conteúdo, como qualquer um, em qualquer lugar do Estado, pontua Giestas. >
Jorge Luiz Nicchio, presidente do Centro de Comércio de Café de Vitória (CCCV), avalia que a transformação é uma tendência mundial. >
Jorge Luiz Nicchio
Presidente do Centro de Comércio de Café de VitóriaDécio Chieppe, vice-presidente de Inovação e Finanças do Grupo Águia Branca, pontua que o momento de inovação vivido por A Gazeta impulsiona todo o mercado a fazer o mesmo. Todos têm buscado outras formas de consumo. É assim na locomoção, nas compras virtuais, na contratação de serviços. Essa transformação também chegou na forma de consumir notícias. A Gazeta torna-se referência mais uma vez no assunto no Brasil, destaca. >
No dia 30 de setembro deste ano, A Gazeta lançou o seu novo site, mais moderno, rápido e fácil de navegar, para acompanhar os novos hábitos de consumo de sua audiência. Matérias especiais, podcasts, vídeos e fotos proporcionam ao usuário uma experiência única com o jornalismo, próximo de sua realidade local e nacional. >
A transformação digital, no entanto, não resultou no fim do jornal impresso. Aos sábados, circula uma edição semanal de A Gazeta na Grande Vitória e nas principais cidades do Espírito Santo. A publicação traz matérias especiais, textos aprofundados de colunistas e articulistas, além de reportagens exclusivas sobre o cotidiano do capixaba.>
O projeto TDigital foi trabalhado durante um ano e meio por uma equipe multidisciplinar da Rede Gazeta. O trabalho também envolveu a participação de consultores internacionais, viagens de estudos a vários países e parcerias em projetos com empresas globais como Google, Facebook e Apple.>
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