ASSINE

A Gazeta lança site mais moderno e reduz jornais impressos

Produção diária de notícias será concentrada na internet. O anúncio foi feito na tarde desta quarta-feira (31) pelo diretor-geral da Rede Gazeta, Café Lindenberg

Publicado em 31/07/2019 às 14h16
O diretor-geral da Rede Gazeta, Café Lindenberg, fez o anúncio das mudanças na tarde desta quarta-feira (31) para todos os funcionários da empresa. Crédito: Caroline Mauri
O diretor-geral da Rede Gazeta, Café Lindenberg, fez o anúncio das mudanças na tarde desta quarta-feira (31) para todos os funcionários da empresa. Crédito: Caroline Mauri

A Rede Gazeta anunciou, na tarde desta quarta-feira (31), uma transformação em seu modelo de produção de notícias para alcançar mais leitores: a partir do dia 30 de setembro, o jornal A Gazeta vai deixar o formato impresso diário e ganhar um novo site, mais moderno e próximo das pessoas, que poderão acessar as principais notícias do Espírito Santo e conteúdos exclusivos em tempo real.

O projeto, chamado TDigital, tem por objetivo transformar e potencializar o conteúdo, a marca e o produto A Gazeta na internet. Por isso, o atual portal da Rede Gazeta, Gazeta Online, será substituído pelos novos formatos digitais de A Gazeta: além do novo site, os usuários poderão assinar e ter acesso a newsletters diárias, com as notícias de maior impacto em sua rotina; podcasts e conteúdos distribuídos por aplicativos de voz do Google e da Apple.

Diante da nova estratégia da empresa, o jornal Na! será descontinuado a partir de amanhã. A Gazeta, entretanto, não vai abandonar o papel. Ela vai se tornar, em outubro, um produto semanal, distribuído aos sábados na Grande Vitória e nas principais cidades do Espírito Santo. A proposta é que o novo formato preserve a presença de A Gazeta junto aos leitores que mantêm o hábito de leitura em papel, com reforço aos conteúdos mais analíticos e matérias sobre o cotidiano, com produções especiais e exclusivas.

“O TDigital reflete o que está acontecendo no mundo. A forma de se comunicar mudou e os hábitos das pessoas, também. Elas têm, claramente, trocado os jornais impressos pela informação em tempo real, na internet. Além disso, o cenário econômico, no Brasil e no mundo, impactou muito o modelo de negócio do jornalismo profissional, o que exigiu uma mudança de posicionamento. A produção e distribuição de jornais impressos tornou-se inviável, e o impresso deixou de ser um meio eficiente de distribuição de informação atualizada”, frisa o diretor-geral da Rede Gazeta, Café Lindenberg.

Segundo Café, a transformação digital vai resultar em mais oportunidades de negócios. O novo site de A Gazeta, construído por uma equipe de desenvolvimento digital do próprio grupo com base em experiências e ferramentas garimpadas em diferentes partes do mundo, traz possibilidades inéditas de medição de tráfego, hábitos de consumo dos internautas e performance das notícias.

“Com a ajuda da inteligência artificial, vamos conhecer melhor os nossos clientes e, a partir daí, poderemos pensar soluções e ofertas de mídia não só para quem navega no site de A Gazeta, mas também para o mercado anunciante, que vai conseguir dialogar melhor com seu público-alvo”, frisou o diretor de Negócios Marcello Moraes.

MUDANÇAS

A implementação do projeto TDigital mudou a estrutura da Redação Multimídia. A Gazeta dividirá o mesmo ambiente e a produção de notícias com os jornalistas da Rádio CBN Vitória, que continua sob edição-executiva de Fernanda Queiroz. Juntas, as duas marcas formam a nova Redação A Gazeta/CBN.

Nesta quarta, o diretor corporativo de Jornalismo da Rede Gazeta, Abdo Chequer, anunciou as mudanças. “Dentro de 60 dias vamos mudar de plataforma, levando A Gazeta prioritariamente para o mundo digital. Mas nosso DNA segue o mesmo, continuaremos apostando firme no jornalismo plural, independente, no equilíbrio editorial. Muda a forma de entregar o conteúdo, mas não a nossa essência, o nosso compromisso com a verdade”, salientou Chequer.

Para o comando das equipes de A Gazeta e CBN foi escalada a jornalista Elaine Silva, que desde 2014 ocupava o cargo de editora-executiva. Elaine está na Rede Gazeta desde 1999. Foi aluna da 1ª turma do Curso de Residência em Jornalismo e, desde então, ocupou cargos de repórter de Cidades, editora-adjunta de Economia, editora de Economia e macroeditora de Hard News (Economia, Política e Internacional).

Formada pela Universidade Federal do Espírito Santo (Ufes), a nova editora-chefe de A Gazeta tem MBA em Gestão de Empresas de Mídia pela Universidade de Vila Velha e pós-graduação em Gestão de Empresas de Comunicação no Master em Jornalismo da Faculdade de Comunicação da Universidade de Navarra.

rede gazeta tecnologia

Se você notou alguma informação incorreta em nosso conteúdo, clique no botão e nos avise, para que possamos corrigi-la o mais rápido possível

Para melhorar a sua navegação, A Gazeta utiliza cookies e tecnologias semelhantes como explicado em nossa Politica de Privacidade. Ao continuar navegando, você concorda com tais condições.

Bem-vindo

A Gazeta deseja enviar alertas sobre as principais notícias do Espírito Santo.