> >
Nove toneladas de carne estragada são apreendidas em Guaçuí

Nove toneladas de carne estragada são apreendidas em Guaçuí

O responsável pelo estabelecimento foi multado e todo o material recolhido foi encaminhado para destruição

Publicado em 19 de dezembro de 2019 às 16:19

Ícone - Tempo de Leitura 0min de leitura
Carne estragada de boi recolhida em Guaçuí. (Idaf/Divulgação)

Mais de nove toneladas de carne bovina imprópria para o consumo foram apreendidas pelo Instituto de Defesa Agropecuária e Florestal do Espírito Santo (Idaf), nesta quarta-feira (18). O material foi recolhido em um entreposto comercial, na zona rural de Guaçuí, Sul do Estado. O local foi interditado na ação conjunta com a Polícia Militar.

De acordo com o médico-veterinário do Idaf Gustavo Wassita, no local havia produtos que não tinham qualquer indicação de serem provenientes de um estabelecimento regularizado, registrado junto ao Serviço de Inspeção Oficial, que é obrigatório. Além disso, também foram identificadas carcaças com carimbo do Serviço de Inspeção Estadual de Minas Gerais, que não poderiam ser, portanto, comercializadas no Espírito Santo.

Como estava tudo misturado, não era possível identificar a origem de todos os produtos e se eram armazenados e processados em condições ideais. Além disso, segundo o Idaf, o local onde estavam os 9.250 quilos de carne apresentava condições precárias de higiene. 

O responsável foi multado e todo o material apreendido foi encaminhado para destruição. O valor da multa será definido posteriormente, informa o Idaf.

INSPEÇÃO SANITÁRIA

Todo produto de origem animal, como carne bovina, de aves, de peixes, queijos e outros derivados devem, obrigatoriamente, ter registro do serviço de inspeção oficial. Ao adquirir qualquer alimento de origem animal, o consumidor deve ficar atento quanto à presença do carimbo - rótulo - do serviço de inspeção nas embalagens. Os alimentos produzidos de forma clandestina não estão de acordo com as exigências sanitárias preconizadas pela legislação, colocando em risco a saúde do consumidor.

Este vídeo pode te interessar

Notou alguma informação incorreta no conteúdo de A Gazeta? Nos ajude a corrigir o mais rapido possível! Clique no botão ao lado e envie sua mensagem

Envie sua sugestão, comentário ou crítica diretamente aos editores de A Gazeta

A Gazeta integra o

The Trust Project
Saiba mais