> >
Infraero com os dias contados no comando do Aeroporto de Vitória

Infraero com os dias contados no comando do Aeroporto de Vitória

Solenidade de transferência da administração do Eurico de Aguiar Salles para a empresa suíça vai acontecer 10 meses depois do leilão do aeroporto, no dia 3 de janeiro

Publicado em 27 de dezembro de 2019 às 19:18

Ícone - Tempo de Leitura 0min de leitura
Fachada do Aeroporto de Vitória, que passará a ser administrado pela Zurich. (Vitor Jubini - 24/04/2019)

Já se passaram quase 10 meses desde que a suíça Zurich Airport Latin America venceu o leilão da concessão dos aeroportos de Vitória e Macaé, mas somente agora a empresa vai assumir, de fato, a administração dos terminais. 

O evento que marca a transição do comando da Infraero para a Aeroportos do Sudeste do Brasil (ASeB) - empresa criada pela Zurich para gerir os aeroportos - está marcado para acontecer no dia 3 de janeiro. A solenidade reunirá, no Aeroporto de Vitória, lideranças do setor, autoridades e representantes de órgãos públicos. 

A empresa suíça vai ficar responsável por operar toda a parte de pista, terminal de passageiros, aluguel de lojas e demais espaços do aeroporto.

O contrato de concessão foi assinado no dia  5 de setembro. Os terminais de Vitória e Macaé foram arrematados em março pela concessionária por R$ 437 milhões pelo período de 30 anos em leilão realizado na Bolsa de Valores. Durante essas três décadas, a Zurich terá investir R$ 590 milhões nos aeroportos. 

Em Vitória, a empresa deverá fazer investimentos em segurança e melhoria na qualidade do serviço. Também está prevista a instalação de novas pontes de embarque.

A Infraero, no entanto, disse em nota que ainda continuará "prestando os serviços destinados a apoiar e garantir segurança à navegação aérea em área de tráfego do Aeroporto de Vitória", e que permanece na batuta da infraestrutura da torre de controle de tráfego aéreo do aeródromo. 

Infraero com os dias contados no comando do Aeroporto de Vitória

Além disso, a Infraero também informou que dos empregados lotados no Aeroporto de Vitória, 29 foram cedidos para outros órgãos e 31 possuem portaria publicada, porém se apresentarão após o Plano de Transferência Operacional (PTO). 

A ASeB foi questionada sobre quais mudanças deve promover no aeroporto e se novas vagas de emprego devem ser criadas, mas a empresa não respondeu até o fechamento desta matéria. 

Em material divulgado à imprensa, informou: “A ASeB irá trabalhar para garantir um padrão de excelência desde a chegada até a saída do usuário no terminal. Começando com a oferta de um mix completo de lojas e serviços para os usuários até uma infraestrutura mais eficaz para pousos e decolagens, garantindo a satisfação de usuários e parceiros”.

“Estamos felizes em trazer a nossa experiência internacional em aeroportos, para Vitória. Entendemos o papel importante do aeroporto para a cidade e região e estamos comprometidos em trabalhar continuamente para que o Aeroporto de Vitória esteja cada vez mais adequado para receber nossos passageiros”, disse o CEO da ASeB, Matthias Poeter.

Este vídeo pode te interessar

Notou alguma informação incorreta no conteúdo de A Gazeta? Nos ajude a corrigir o mais rapido possível! Clique no botão ao lado e envie sua mensagem

Envie sua sugestão, comentário ou crítica diretamente aos editores de A Gazeta

A Gazeta integra o

The Trust Project
Saiba mais