> >
Aeroporto de Vitória pode ter quiosque de free shop

Aeroporto de Vitória pode ter quiosque de free shop

Com internacionalização, loja do tipo duty free pode funcionar na área internacional em - no mínimo - um quiosque. Serviço porém depende do interesse de empresas

Publicado em 8 de novembro de 2019 às 17:50

Ícone - Tempo de Leitura 0min de leitura
Saguão do Aeroporto Internacional de Vitória. (Vitor Jubini)

Logo quando começou a se falar em voos para o exterior no Aeroporto de Vitória a primeira pergunta que veio na cabeça de muitos capixabas foi: "vai ter free shop?". A empresa Aeroportos do Sudeste do Brasil (Aseb), subsidiária da suíça Zurich Airport que vai assumir o terminal capixaba a partir de janeiro, já deu uma primeira resposta: talvez haja um duty free no local.

Em coletiva de imprensa realizada nesta quinta (7) em Vitória, representantes da concessionária afirmaram que, a partir da operação de voos internacionais no aeroporto, essa é sim uma possibilidade. A primeira rota para o exterior no Eurico de Aguiar Salles será operada pela Gol, com voo semanal de ida e volta para o Aeroporto de Ezeiza, em Buenos Aires (Argentina). Mesmo confirmado, o voo ainda não tem previsão de quando iniciará a operação.

"Sim (é possível ter um free shop). Se tem voos internacionais normalmente tem um duty free. No primeiro momento só um voo internacional por semana para um duty free  talvez seja difícil, mas talvez conseguimos algum como um quiosque de duty free, um conceito que existe no mundo, que é uma coisa pequena, que só abre na chegada de um voo internacional", afirmou o CEO da Aseb, Matthias Poeter.

Tudo vai depender, é claro, do interesse de empresas em fazerem esse tipo de operação por aqui. A nova concessionária fará nos próximos meses um estudo para planejar a ocupação e comercialização das áreas do aeroporto, desde os pontos comerciais do terminal aos terrenos externos que pertencem ao sítio aeroportuário.

Os free shops são lojas isentas do imposto de importação, do IPI (Imposto sobre Produtos Industrializados) e do recolhimento de PIS/Pasep-Importação e Cofins-Importação. Nas duty free brasileiras, o viajante pode pagar com cartão de crédito, em dólar ou em real. A operação em dólar fica sujeita a cobrança do IOF (Imposto sobre Operações Financeiras) de 6,38% e da oscilação da moeda, a depender do cartão utilizado.

Sem esses impostos, os produtos acabam saindo mais baratos do que em outras lojas. As free shops, porém, só podem ser instaladas em áreas internacionais dos aeroportos. Aliás, o governo federal anunciou recentemente que vai aumentar o limite de valor para compras feitas por brasileiros em free shops.

INCENTIVO AO TURISMO

O CEO da Zurich Aiport Latin America, Stefan Conrad, afirmou que para consolidar as operações internacionais no aeroporto capixaba e atrair mais rotas é preciso ser feito um grande investimento para promoção do turismo no Espírito Santo, o que segundo ele não depende apenas da empresa, e sim de esforços em parceria com os governos estaduais e municipal de Vitória.

Aspas de citação

Só o aeroporto não consegue fazer esse trabalho de desenvolver voos internacionais. É importante trabalharmos juntos com empresas da região para promover o turismo no região. É uma questão mais alta do que administração de aeroporto. É mais uma questão política de fazer propaganda para mostrar que Vitória está esperando os turistas

Stefan Conrad
CEO da Zurich Aiport Latin America
Aspas de citação

O executivo ainda completou: "Vitória precisa ser um destino de turistas, da indústria, de logística... Precisamos fazer essa propaganda para fora junto com os governos, que é algo importante para o Estado e para a atividade do aeroporto".

Este vídeo pode te interessar

Notou alguma informação incorreta no conteúdo de A Gazeta? Nos ajude a corrigir o mais rapido possível! Clique no botão ao lado e envie sua mensagem

Envie sua sugestão, comentário ou crítica diretamente aos editores de A Gazeta

A Gazeta integra o

The Trust Project
Saiba mais