> >
Aeroporto de Vitória é o 3º do país que mais cresce em movimentação

Aeroporto de Vitória é o 3º do país que mais cresce em movimentação

Entre os 20 maiores terminais aeroportuários do Brasil, aumento da demanda no Eurico de Aguiar Salles só é menor do que nos aeroportos de Viracopos e Fortaleza

Publicado em 8 de dezembro de 2019 às 18:18

Ícone - Tempo de Leitura 0min de leitura
Avião decolando no novo Aeroporto de Vitória. (Vitor Jubini)

Aeroporto de Vitória continua cercado de notícias positivas. Depois de ser designado como internacional, receber novos voos  e ser concedido à iniciativa privada com expectativa de novos investimentos, o Eurico de Aguiar Salles agora pode comemorar também a presença no pódio dos aeroportos que mais crescem no país.

De janeiro até agosto deste ano, dados mais recentes disponíveis, o Aeroporto de Vitória foi o terceiro entre os 20 maiores do país que mais viu aumentar a movimentação de passageiros. O fluxo avançou 8,99% em comparação com o mesmo período do ano passado. Isso significa um processamento, ao longo desses meses, de 2,16 milhões de passageiros. Ao longo de todo 2018 essa movimentação ficou em 3 milhões.

Levando em conta os 20 maiores aeroportos do país em movimentação de pessoas, o crescimento do fluxo do terminal capixaba só ficou atrás dos aeroportos de Viracopos (Campinas/SP), que cresceu 19,78%; e de Fortaleza (CE), com aumento de 12,73%. 

Se levarmos em conta apenas o número de passageiros processados até agosto, o Eurico de Aguiar Salles foi o 15º aeroporto mais movimentado do país. No ano passado, o terminal ficou na 16ª posição e em 2017 na 17ª. 

Os cinco aeroportos mais movimentados do país são Guarulhos, Congonhas, Brasília, Galeão e Confins. Os dados são do Sistema Hórus, da Secretaria Nacional de Aviação Civil.

Para além de questões locais, como a inauguração há quase dois anos do novo terminal e a abertura de mais rotas desde então, essa evolução também tende ser atribuída a recuperação - ainda que lenta - da economia brasileira, que tem permitido as pessoas viajarem mais.

Este vídeo pode te interessar

Notou alguma informação incorreta no conteúdo de A Gazeta? Nos ajude a corrigir o mais rapido possível! Clique no botão ao lado e envie sua mensagem

Envie sua sugestão, comentário ou crítica diretamente aos editores de A Gazeta

A Gazeta integra o

The Trust Project
Saiba mais