Sair
Assine
Entrar

Entre para receber conteúdo exclusivo.
ou
Crie sua conta A Gazeta
Recuperar senha

Preencha o campo abaixo com seu email.

Luto

Morre Guto Graça Mello, diretor musical e produtor, aos 78 anos

Guto foi responsável por trilhas famosas, como a do Fantástico, na TV Globo, e de filmes como 'Se Eu Fosse Você' e 'High School Musical'
Agência Folha Press

Publicado em 05 de Maio de 2026 às 16:01

Morre Guto Graça Mello, diretor musical e produtor, aos 78 anos
Morre Guto Graça Mello, diretor musical e produtor, aos 78 anos Ronny Santos / Folhapress

Guto Graça Mello, diretor e produtor musical, morreu nesta terça-feira (5), aos 78 anos, no Rio de Janeiro. A causa da morte não foi divulgada. Ele deixa a esposa, a atriz Sylvia Massari, duas filhas e dois enteados.


Guto produziu mais de 500 discos, entre eles discos de Rita Lee e Roberto Carlos. Também criou a trilha sonora do Fantástico e outras músicas que marcaram a história da TV brasileira.


Filho dos atores Stella e Octávio Graça Mello, ele cresceu cercado por rádio e televisão e trocou a arquitetura pela música. Depois de trancar o curso na Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ), passou a estudar violão e se inscreveu na escola de música ProArte.


O primeiro contato com a Globo veio ainda no começo da emissora, no seriado "Rua da Matriz". Na atração, ele aparecia no palco tocando violão.


Em 1967, compôs com o amigo de infância e produtor Mariozinho Rocha músicas que ganharam voz de grandes intérpretes. "Manifesto" foi gravada por Elis Regina e "Cabra Macho" por Nara Leão.

Morre Guto Graça Mello, diretor musical e produtor, aos 78 anos
Morre Guto Graça Mello, diretor musical e produtor, aos 78 anos Zé Carlos Barretta/Folhapress

Guto estreou como produtor musical na Globo em 1972, no programa "Viva Marília". No ano seguinte, compôs e produziu com Nelson Motta a trilha da novela "Cavalo de Aço", de Walther Negrão.


Sem formação acadêmica formal na área, ele aceitou a oferta de um curso na Universidade de Berkeley, na Califórnia, e se mudou com a família. Ao voltar, assumiu a direção musical da Globo e passou a cuidar do orquestramento de trilhas de novelas.


No começo dos anos 1980, produziu o primeiro álbum de Xuxa Meneghel e o tema de abertura do Frantático. O disco com Xuxa vendeu cerca de 3 milhões de cópias e ao longo da década de 1970, ele assinou trilhas de novelas como "Gabriela", "Saramandaia", "Sinal de Alerta" e "Pai Herói", além de seriados como "Ciranda Cirandinha" e "Malu Mulher".


Em 1984, foi nomeado produtor musical da Globo e seguiu montando trilhas para programas infantis e minisséries. Entre os trabalhos estão "Pirlimpimpim", "Plunct, Plact, Zuuum?", "A Turma do Pererê" e "Sítio do Picapau Amarelo", além de "O Tempo e o Vento" e "Tenda dos Milagres".


Guto se afastou da televisão em 1989 e passou um período dedicado a jingles e teatro antes de focar na indústria fonográfica. Ele trabalhou com artistas como Maria Bethânia e Roberto Carlos, participou como jurado do "Fama" 1 e 2 e do "Som Brasil".


Além da TV, compôs trilhas de mais de 30 longas-metragens, incluindo "O Beijo no Asfalto", "A Estrela Sobe", "Cazuza", "Se Eu Fosse Você", "High School Musical" e "Nosso Lar".

Veja Também 

Festival de Forró de Itaúnas terá atração internacional e concurso musical com prêmio de R$ 8 mil

Festival Nacional de Forró de Itaúnas terá atração internacional e concurso com prêmio de R$ 8 mil

Conheça Raiza Noah, atriz capixaba que ganhou destaque internacional em filme premiado

Do ES para o mundo: Raiza Noah vive ascensão nas telas e destaca raízes capixabas

Faustão surge em vídeo de Tom Cavalcante ao completar 76 anos

Faustão surge em vídeo de Tom Cavalcante ao completar 76 anos

Este vídeo pode te interessar

Viu algum erro?
Fale com a redação
Informar erro!

Notou alguma informação incorreta no conteúdo de A Gazeta? Nos ajude a corrigir o mais rapido possível! Clique no botão ao lado e envie sua mensagem

Fale com a gente

Envie sua sugestão, comentário ou crítica diretamente aos editores de A Gazeta

A Gazeta integra o

Saiba mais

Recomendado para você

Capixaba Geovanna Santos é vice-campeã brasileira de ginástica rítmica
Geovanna Santos garante quatro medalhas no Campeonato Brasileiro de Ginástica Rítmica
Membros da Igreja da Praia em frente ao tempo, na Praia do Canto
Tradicional igreja evangélica da Praia do Canto comemora meio século
Festival de Inverno de Guaçuí terá shows de Alexandre Pires, Almir Sater e Paulo Ricardo
Festival de Inverno de Guaçuí terá shows de Alexandre Pires, Almir Sater e Paulo Ricardo

© 1996 - 2024 A Gazeta. Todos os direitos reservados