Publicado em 16 de outubro de 2020 às 21:03
Muitos consumidores que tentaram fazer o cadastro da chave Pix tiveram uma surpresa desagradável. Ao fazer o procedimento no banco ou na fintech em que possuem conta, clientes descobriram que seu CPF, telefone ou e-mail já estavam cadastrados como chaves do novo sistema de pagamentos em outras instituições financeiras que eles também possuem conta, mas sem qualquer solicitação ou confirmação. >
Não bastasse a verdadeira guerra entre bancos e fintechs para fisgar clientes, com o objetivo de ser a primeira instituição onde esse consumidor vai registrar suas chaves principais, agora usuários têm acusado empresas de cadastrarem as chaves sem autorização e ainda dificultarem o cancelamento dos registros. >
Nubank e Mercado Pago são os que mais foram alvo de queixas em redes sociais e no site Reclame Aqui. Aliás, as duas fintechs lideram o ranking de chaves Pix cadastradas que foi divulgado nesta semana pelo Banco Central. A Gazeta também localizou reclamações de internautas por cadastro indevido relacionadas aos bancos BMG e C6 Bank. Há queixas ainda quanto à dificuldade de cancelar chaves no PicPay. As empresas negam.>
O Banco Central divulgou nota afirmando que vai investigar e punir eventuais cadastramentos indevidos nos termos da regulação vigente. A instituição afirmou ainda que "monitora e supervisiona continuamente o processo de cadastramento de chaves Pix, já tendo iniciado processos formais de fiscalização de participantes".>
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O Pix vai permitir pagamentos instantâneos e funcionará todos os dias, 24 horas por dia. Ele será gratuito na maioria das vezes e deve aposentar as operações de TED e DOC. Com o sistema, transações entre bancos diferentes poderão ser feitas informando conta, agência e CPF/CNPJ, ou, de forma mais rápida, informando a chave Pix do recebedor, uma espécie de "apelido" para uma conta bancária.>
As chaves Pix são "nomes de usuários" com os quais você vai poder pagar e receber de forma simples, informando apenas o número de celular, o CPF, e-mail ou ainda um código avulso que o banco gera. Cada chave fica atrelada a apenas uma conta. O cliente pode cadastrar um tipo de chave em diferentes bancos, ou mesmo cadastrar todas em uma única instituição.>
Como a maioria dos brasileiros bancarizados tem conta em mais de uma instituição financeira, bancos e fintechs têm estimulado até com sorteios e promoções para que seus clientes cadastrem primeiro suas chaves Pix com eles. O Banco do Brasil, por exemplo, explicou que seu sorteio tem como o objetivo fazer com que os clientes cadastrem no BB as três chaves principais - CPF, telefone e e-mail.>
Segundo especialistas, a tendência é que o cliente use mais o Pix e transacione um maior volume de recursos na conta em que ele cadastrou com as chaves mais fáceis. É isso que querem as instituições bancárias: garantir que seus clientes movimentem a maior parte do seu dinheiro por elas, o que explica o cadastramento automático que vem sendo alvo de reclamações.>
Quem perceber que teve uma chave Pix cadastrada sem sua autorização ou mesmo desistir de usar uma chave que cadastrou em determinado banco tem duas opções: cancelar aquela chave ou pedir a portabilidade para outra instituição.>
Para cancelar uma chave Pix existente é preciso acessar essa opção no aplicativo ou internet banking do banco ou fintech em que ela está cadastrada. Na maioria dos casos, é só procurar pela seção sobre o Pix e depois pela opção "chaves". É um procedimento simples, que vai demandar apenas a confirmação com a senha bancária.>
Já a portabilidade de chaves (transferência de chave Pix de um banco para outro) deve ser solicitada no banco para onde o consumidor deseja migrar. Geralmente, o pedido também é feito no próprio aplicativo da instituição. >
Após a confirmação da solicitação, aquela chave deixa de ser vinculada à conta do banco anterior e passar ser seu código da nova instituição financeira.>
Após a onda de queixas, o Procon de São Paulo emitiu uma nota nesta sexta-feira (16) afirmando que instituições financeiras que realizarem cadastramento sem a prévia, expressa e inequívoca autorização do cliente poderão ser multadas por prática abusiva. Um ofício será enviado à Federação Brasileira dos Bancos (Febraban).>
Se isso estiver de fato ocorrendo, segundo o Procon, as instituições que estão adotando essa prática estariam infringindo um dos direitos básicos estabelecido pelo Código de Defesa do Consumidor, que é a liberdade de escolha. "O Procon está de olho e cabe multa ao infrator", afirmou, em nota, o diretor-executivo do Procon-SP, Fernando Capez. >
Procuradas pela reportagem, as empresas alvo das reclamações negam que tenham cometido irregularidades. O Nubank, campeão de cadastros do Pix, informou que todas as chaves foram cadastradas com a devida autorização dos clientes. "Preparamos cuidadosamente um fluxo prático e simples de comunicação e, no dia 05/10, enviamos pedido de consentimento via aplicativo a todos os clientes que haviam feito o pré-cadastro", informou.>
O C6 Bank também informou que não cadastra chaves automaticamente e orientou que "o descadastramento pode ser pedido pelo app ou pelos canais de atendimento do banco e está fluindo normalmente, com muito poucos pedidos até o momento". >
Já o Mercado Pago afirmou que todo o processo ocorreu em conformidade com as regras estabelecidas pelo Banco Central e que prestará todos os esclarecimentos necessários ao regulador e aos seus clientes. "A empresa ressalta que não cadastra uma chave Pix sem o consentimento do usuário: o fluxo de cadastro envolve o envio de uma comunicação por meio do aplicativo Mercado Pago, informando a possibilidade de cadastrar as chaves de e-mail, CPF/CNPJ, para que o usuário possa escolher quais delas deseja registrar".>
A assessoria do Mercado Pago também afirmou o usuário pode incluir ou excluir suas chaves sempre que quiser clicando no botão Cadastrar chaves Pix, na tela inicial do aplicativo, e pede que caso os clientes tenham qualquer problema entrem em contato com o suporte pelos canais 0800 637 7246, www.mercadopago.com.br/ajuda e no aplicativo, clicando em "fale conosco".>
Sobre a dificuldade de cancelar chaves, o PicPay informou que elas podem ser canceladas normalmente no app e que são excluídas das 9h às 18h, de segunda a sexta. Caso o pedido seja feito após esse horário, a solicitação fica pendente até o próximo dia útil. "Para cancelar o cadastro de uma chave Pix é muito fácil: basta que o usuário acesse o app, clique em Pix. Em minhas chaves cadastradas é possível solicitar a exclusão e o usuário precisa confirmar o ato", orientou.>
O banco BMG não enviou posicionamento até a publicação desta reportagem.>
* Com informações de agências >
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