> >
Empresas do ES fecham acordo para injetar biometano na rede de gás

Empresas do ES fecham acordo para injetar biometano na rede de gás

Parceria entre governo do Estado, ES Gás e Marca Ambiental será formalizada na terça-feira (13), com a assinatura do contrato de fornecimento de biometano para a rede de gás

Publicado em 12 de maio de 2025 às 17:43

Usina de biometano nos EUA que será referência para planta no ES
Usina de biometano nos EUA que será referência para planta no Espírito Santo Crédito: Divulgação/Marca Ambiental

Um novo acordo firmado entre empresas capixabas e o governo do Espírito Santo marca mais um passo do Estado rumo à descarbonização. A iniciativa vai permitir, pela primeira vez, a injeção de biometano – combustível renovável produzido a partir de resíduos orgânicos – diretamente na rede de distribuição de gás natural.

A assinatura do contrato de fornecimento de biometano para a rede de gás entre o governo do Estado, a ES Gás e a Marca Ambiental será feita na tarde de terça-feira (13), no Palácio Anchieta, em Vitória.  O contrato assinado viabilizará o primeiro ponto de injeção de biometano na rede de distribuição de gás canalizado do Espírito Santo. Assim, parte do combustível distribuído será de origem limpa e sustentável.

A previsão é que o início do fornecimento do biometano na rede de gás ocorra até o final deste ano, a partir de novembro. Esse é o prazo previsto para o término das obras da usina de biometano que está sendo construída na Marca Ambiental, em Cariacica

Para a construção da usina de biometano o investimento foi de R$ 70 milhões. A planta terá capacidade de 30 mil normal metro cúbico por hora (Nm³/h), mas o contrato para injeção da rede de gás é de metade da capacidade, ou seja, de 15 mil Nm³.

00:00 / 02:39
Empresas do ES fecham acordo para injetar biometano na rede de gás

A Marca Ambiental, empresa especializada em gestão de resíduos, informou que está em fase avançada de construção de sua usina de biometano, localizada em Cariacica. A planta transformará resíduos orgânicos em energia renovável, contribuindo diretamente para a redução das emissões de gases de efeito estufa e fomentando a economia circular. 

“Esse contrato marca o compromisso da ES Gás em impulsionar a diversificação energética no Espírito Santo, contribuindo para uma matriz energética estável e cada vez mais limpa. A distribuição do biometano reforça o uso de fontes renováveis e de baixa emissão de carbono e se alinha ao compromisso de descarbonização da ES Gás e do Espírito Santo”, destacou Fabio Bertollo, diretor-presidente da ES Gás.

Mais impactos

Segundo a Marca Ambiental, além do impacto ambiental, o projeto gera empregos, movimenta a economia local e posiciona o Espírito Santo como referência em energia renovável. O empreendimento está alinhado à Política Estadual de Biometano, que estimula a produção e a comercialização do combustível no Estado.

"Estamos otimistas com essa parceria, que potencializa a distribuição do biometano e viabiliza um projeto inovador, colocando o Espírito Santo na vanguarda da economia sustentável. A construção da primeira usina de biometano em nossas instalações, onde já opera uma termelétrica a biogás, representa um marco para o Estado. Com os incentivos no Espírito Santo, conseguimos avançar na competitividade desse combustível limpo e garantir que chegue à população com valores acessíveis", ressalta Diogo Ribeiro, diretor de energias renováveis da Marca Ambiental e Grupo Marca.

Já o governador em exercício do Espírito Santo, Ricardo Ferraço, destaca os avanços com a medida. "Em pouco tempo que colocamos o ES Mais+Gás de pé, um programa com esforços coletivos, alguns bons resultados foram registrados rapidamente. Redução da tarifa do gás natural, diminuição do preço do combustível nos postos, referência e liderança nas negociações do mercado livre e agora esse marco do biometano. Com foco e ações efetivas os resultados práticos aparecem. Temos esse compromisso com iniciativas que incentivam e favorecem a transição energética. Inovação e parcerias estratégicas consolidando o Espírito Santo como protagonista nesse movimento”, afirma.

Atualização
12/05/2025 - 18:48hrs
A reportagem foi atualizada com frase do governador em exercício Ricardo Ferraço, sobre o acordo.

Este vídeo pode te interessar

  • Viu algum erro?
  • Fale com a redação

A Gazeta integra o

The Trust Project
Saiba mais