> >
Crea-ES não descarta risco de queda de caixa-d'água em prédio na Serra

Crea-ES não descarta risco de queda de caixa-d'água em prédio na Serra

Após vistoria nesta quarta (17), especialistas do Conselho autuaram três empresas e notificaram a construtora do condomínio e a fabricante da torre-d'água. Laudo técnico de julho já apontava irregularidades no reservatório

Publicado em 17 de fevereiro de 2021 às 22:46- Atualizado há 3 anos

Ícone - Tempo de Leitura min de leitura
Crea faz vistoria em condomínio na Serra onde caixa d'água assusta moradores
Condomínio na Serra passou por vistoria do Crea e da construtora. (Reprodução / TV Gazeta)

Após a vistoria realizada por técnicos nesta quarta-feira (17) no condomínio Cancun Top Life, em São Diogo, na Serra, o Conselho Regional de Engenharia e Agronomia do Espírito Santo (Crea-ES) informou que não descarta a possibilidade de desabamento da torre-d'água que abastece o prédio. No entanto, ponderou que ainda terá que ser feito um diagnóstico decisivo e seguro.

A caixa-d’água do residencial apresentou um amassado na terça (16) e os moradores saíram de casa temendo o desabamento. Na manhã desta quarta, a Defesa Civil municipal também fez uma avaliação inicial da estrutura e chegou a falar que não via risco iminente de queda, mas que era necessária uma análise mais especializada da torre.

De acordo com os profissionais especialistas do Conselho, o reservatório de água, construído em chapas de aço, com aproximadamente 35 metros de altura e 3,5 metros de diâmetro, apresenta "importante deformidade". O condomínio não está interditado.

O Crea, porém, destacou, o "grau de risco deve ser estabelecido e indicado por empresa de engenharia especializada".

"Entre as variáveis técnicas importantes que a empresa deve observar a fim de se obter um diagnóstico decisivo e seguro estão a análise dos projetos, a realização de levantamentos in loco da estrutura e a descrição de um histórico das ocorrências e das manutenções realizadas desde a implantação da estrutura", informou.

Caixa d’água ameaça tombar e Defesa Civil isola área de prédio na Serra
Caixa d’água ameaça tombar e Defesa Civil isola área de prédio na Serra. (Internauta/A GAZETA)

Após a vistoria, três empresas de engenharia foram autuadas pelo Crea, que também notificou a MRV, empresa que construiu o condomínio, e a empresa Dipawa Reservatórios, fabricante da caixa-d'água, a apresentarem documentos e projetos sobre o empreendimento.

LAUDO DE JULHO DE 2020 APONTAVA IRREGULARIDADES

Segundo o Crea, durante a vistoria também foi identificada a existência de um laudo técnico emitido em 17 de julho de 2020.

O documento, expedido por empresa especializada, com responsável técnico e registro de Anotação de Responsabilidade Técnica, já apontava, na ocasião, irregularidades, como oxidações, antes mesmo de vencer a garantia de fabricação dos reservatórios, que seria em agosto de 2020.

MRV DIZ QUE SERÁ PRECISO REFORÇAR ESTRUTURA

A empresa responsável pela construção do condomínio fez uma perícia no local na tarde desta quarta. Em nota, a construtora MRV afirmou que será necessário reforçar parte da estrutura da torre-d’água onde, segundo a empresa, “foi feito uma intervenção inapropriada por parte do condomínio”.

O laudo técnico feito por um profissional contratado pela MRV está previsto para sair na próxima semana. Com ele em mãos, a construtora disse que vai orientar o condomínio para que seja feito o reforço apropriado no local. O condomínio foi entregue aos moradores em 2016.

ENTENDA O CASO

Na tarde de terça-feira (16), moradores repararam que a estrutura que armazena a água dos condôminos ficou danificada e decidiram sair do prédio por precaução, temendo que a situação se tornasse parecida com a do Residencial São Roque, em Cariacica, onde uma pessoa acabou morrendo, em dezembro passado, após o desabamento de duas torres-d’água.

Uma moradora de um dos prédios, que foi entregue em 2016, prefere não se identificar, mas diz que o problema começou a ficar perceptível por volta das 14h30 desta terça (16) e que uma obra recente pode ter desencadeado o "amassado" que se vê nas imagens.

"Recentemente, depois de muitas reclamações de a água estar muito quente, uma empresa veio para fazer umas aberturas como se fossem janelinhas em alguns pontos do castelo-d'água. Estão dizendo que é numa janelinha dessa que começou o problema", relatou.

Segundo a moradora, desde o início da tarde começou a acionar o Corpo de Bombeiros e a Defesa Civil, porque todos os vizinhos ficaram com medo de a estrutura ceder. "A caixa-d'água fica exatamente em frente ao bloco 5 e próximo do 6. Também tem garagem ali e a área de lazer com piscina, então todo mundo saiu desses lugares quando percebemos o amassado.”

VÁRIAS OBRAS COM PROBLEMAS

O episódio envolvendo o condomínio em São Diogo, na Serra, onde uma área foi isolada nesta terça-feira (16) por recomendação da Defesa Civil da cidade após a caixa d’água do prédio ficar com parte da lateral aparentemente amassada, é apenas o mais recente de uma série de problemas alarmantes envolvendo condomínios no Estado.

O temor dos moradores era de que a situação se transformasse em outra como a registrada no Residencial São Roque, no bairro Padre Gabriel, em Cariacica, em dezembro passado, quando duas torres-d'água desabaram, deixando dezenas de famílias desalojadas e matando uma pessoa. O residencial, que pertence ao programa Minha Casa Minha Vida, do governo federal, havia sido inaugurado apenas duas semanas antes.

Na noite da última quinta-feira (11), moradores de 16 apartamentos do bloco 13 do condomínio Residencial Vila Velha, em Jabaeté, tiveram que deixar seus lares por medo de que a estrutura desabasse. Segundo a síndica Mirian de Freitas, foram constatadas rachaduras em pelo menos três apartamentos do condomínio entregue em 2016 pelo programa Minha Casa Minha Vida. O local permanecerá interditado até que haja garantias de que é seguro.

Este vídeo pode te interessar

Notou alguma informação incorreta no conteúdo de A Gazeta? Nos ajude a corrigir o mais rapido possível! Clique no botão ao lado e envie sua mensagem

Envie sua sugestão, comentário ou crítica diretamente aos editores de A Gazeta

Tags:

A Gazeta integra o

The Trust Project
Saiba mais