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Confiança do empresário do comércio no ES fica acima da média nacional

Confiança do empresário do comércio no ES fica acima da média nacional

Levantamento da Federação do Comércio do Espírito Santo revela que o Estado ainda tem os melhores indicadores do Sudeste em relação ao avanço das empresas

João Barbosa

Repórter / [email protected]

Publicado em 29 de outubro de 2025 às 19:43

Levantamento com dados locais e nacionais revelam índices satisfatórios para a economia capixaba
Levantamento com dados locais e nacionais revelam índices satisfatórios para a economia capixaba Crédito: Pexels

As empresas do Espírito Santo estão crescendo e os empresários estão mais confiantes com o desenvolvimento de seus próprios negócios no Estado. Levantamento da Federação do Comércio de Bens, Serviços e Turismo do Espírito Santo (Fecomércio-ES) revela que os indicadores capixabas são os melhores da Região Sudeste quando considerada a satisfação dos empreendedores.

Segundo material divulgado pela entidade nesta quarta-feira (29), em uma escala de 0 a 200, o Índice de Confiança do Empresário do Comércio (Icec) do Espírito Santo chegou a marca de 103,1 pontos em setembro, acima da linha de satisfação, que é de 100. O indicador capixaba supera os índices de Minas Gerais (99,3), do Rio de Janeiro (95,6), de São Paulo (93,9) e também a média nacional, de 98,5 pontos.

O levantamento conta ainda com informações da Confederação Nacional de Comércio de Bens, Serviços e Turismo (CNC) e, segundo André Spalalenza, coordenador do Observatório do Connect Fecomércio-ES, os dados demonstram maior resiliência do empresariado capixaba, mesmo diante de um cenário nacional que demanda cautela na economia.

“O Espírito Santo mantém índices de confiança acima da média, o que revela uma postura mais otimista e planejada dos nossos empresários. Isso é resultado de uma economia mais equilibrada e de um comércio que tem mostrado capacidade de adaptação e gestão eficiente”, avalia Spalenza.

A pesquisa, conforme registra a Fecomércio-ES, aponta que o subíndice de ‘expectativas futuras’ foi o mais expressivo, alcançando 121 pontos, o que significa que os empresários seguem confiantes no desempenho de suas próprias empresas, do setor e da economia.

Isso se baseia, principalmente, na proximidade de datas como Black Friday e Natal, que devem movimentar mais de R$ 18 bilhões no Espírito Santo neste fim de ano. Entre os indicadores, a pesquisa demonstra que estimativa de ‘intenção de investimentos’ está na faixa de 107,4 pontos.

André Spalenza explica que as empresas de maior porte têm impulsionado o indicador ‘condições atuais’, que avalia o negócio, a economia e o setor.

“As empresas com mais de 50 funcionários apresentaram crescimento de 9,2% no mês e 11,3% no ano, o que sugere maior segurança nas próximas decisões. Esse desempenho pode estar relacionado à maior capacidade financeira e estrutural dessas empresas, que conseguem absorver melhor oscilações econômicas e manter estabilidade em períodos de ajuste sazonal. Além disso, pode sinalizar um cenário de confiança e retomada gradual”, projeta.

O clima de otimismo também é sentido pelo empresariado. Para Mauricio Meireles, presidente do Sindilojas Vitória, o momento é de acreditar e agir com confiança.

“O otimismo precisa prevalecer entre os empresários. Mesmo com as oscilações do cenário global, o comércio capixaba tem se mostrado forte e preparado para crescer. Já vemos as lojas se mobilizando para as vendas de fim de ano, como o Natal, o que cria um ambiente favorável e estimula o consumo”, argumenta Meireles.

Ainda segundo o empresário, a transformação do comportamento do consumidor também tem exigido novas estratégias.

“O mercado virtual vem ganhando cada vez mais espaço e importância, e isso exige que as lojas físicas se adaptem. O caminho para o sucesso passa por integrar esses dois ambientes, adotando estratégias híbridas que combinam a presença digital com a experiência presencial. As empresas que já compreenderam essa necessidade e estão investindo nesse modelo híbrido têm colhido resultados melhores, conquistando clientes de forma mais consistente e garantindo maior competitividade”, finaliza.

* Com informações de Fecomércio-ES

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