> >
'Brasil precisa assumir protagonismo no agronegócio mundial', diz especialista

'Brasil precisa assumir protagonismo no agronegócio mundial', diz especialista

Avaliação foi feita durante o primeiro painel do TecnoAgro, na manhã desta quinta-feira (17), em Linhares, Norte do Espírito Santo

Publicado em 17 de agosto de 2023 às 12:41

Ícone - Tempo de Leitura 3min de leitura
IDEIAS INOVADORAS: O ECOSSISTEMA EMPREENDEDOR NO AGRO
Painel sobre o ecossistema inovador no agro com Cassiano Ribeiro, Edsmar Resende e mediação de Claudia Gregório. (Vitor Jubini)

O Brasil precisa reconhecer os avanços no agronegócio nos últimos 50 anos e assumir o protagonismo mundial atingido no segmento. Essa é a avaliação feita pelo head da Revista Globo Rural, Cassiano Ribeiro, e pelo sócio da gestora de recursos 10b, Edsmar Resende, durante o TecnoAgro 2023, na manhã desta quinta-feira (17), em Linhares, Norte do Espírito Santo.

A análise foi feita durante o primeiro painel do evento, intitulado “Ideias inovadoras: o ecossistema empreendedor no agro”, que contou com a mediação da apresentadora do Jornal do Campo e editora do ES2, da TV Gazeta, Claudia Gregório.

Aspas de citação

Nesses 50 anos, o Brasil saiu da coxia e foi para o protagonismo, mas o país precisa assumir esse protagonismo. Não temos que ser pautados, precisamos pautar

Cassiano Ribeiro
Head da Revista Globo Rural
Aspas de citação

Cassiano destacou que há muito negacionismo dentro do agronegócio, o que prejudica que o país entenda sua relevância mundial no setor.

“O produtor, mais do que ninguém, sabe o que acontece na lavoura. Tem que ser ele o agente que vai apontar o que está errado, não deixar ser pautado. Se a gente não se unir, vai perder essa oportunidade”, setenciou.

Edsmar Resende destacou que esse protagonismo do país perpassa pelas tecnologias, que devem mudar radicalmente com a disponibilização dessas inovações aos produtores.

“Todo o mercado de insumos que conhecemos vai ser modificado radicalmente, Usamos muitos fertilizantes com nitrogênio, uma das principais causas do efeito estufa e que gera essas mudanças climáticas. É importante que o produtor se questione: ‘Estarei nessa lista de produção que prejudica o meio ambiente?’”, refletiu.

Além da busca por diminuir os impactos ao meio ambiente com relação a forma de aplicação dos fertilizantes, Edsmar Resende destacou inovações como robôs autônomos que passam a noite na lavoura em busca de pragas e contam com espectro de luz para eliminar insetos.

Desafios internos

Mesmo com capacidade para pautar o mundo do agronegócio, os profissionais avaliam que o Brasil ainda enfrenta alguns desafios internos relacionados à tecnologia.

“Há um abismo que cada vez cresce mais e que os pequenos produtores não estão acompanhando. Por isso, a importância dos órgãos de assistência rural”, afirmou o sócio da 10b.

No Espírito Santo, como exemplo, há o Instituto Capixaba de Pesquisa, Assistência Técnica e Extensão Rural (Incaper) e o Serviço Nacional de Aprendizagem Rural do Espírito Santo (Senar-ES), que prestam apoio do pequeno ao grande produtor.

A partir dessa assistência técnica, será possível ultrapassar a principal barreira no agronegócio, na avaliação de Edsmar Resende:  “O principal desafio é conciliar o tradicional com o conhecimento hightech, que juntos são muito poderosos”.

Cassiano Ribeiro, por sua vez, cita a educação como mecanismo para levar conhecimento tecnológico do pequeno ao grande produtor. “O ecossistema de inovação hoje tem pessoas de todas as idades, de todos os setores. A gente entende esse receio de passar a gestão para algum filho, mas você ouvir e aceitar faz muita diferença”.

Claudia Gregório citou, como exemplo, reportagens feitas no Jornal do Campo que abordam o êxodo urbano ocorrido no Espírito Santo, com jovens voltando ao interior depois de formados.

Este vídeo pode te interessar

Notou alguma informação incorreta no conteúdo de A Gazeta? Nos ajude a corrigir o mais rapido possível! Clique no botão ao lado e envie sua mensagem

Envie sua sugestão, comentário ou crítica diretamente aos editores de A Gazeta

A Gazeta integra o

The Trust Project
Saiba mais