Publicado em 22 de dezembro de 2020 às 21:49
A Secretaria de Estado de Mobilidade e Infraestrutura (Semobi) prepara o início dos testes para a última etapa de integração das linhas de ônibus de Vitória ao Transcol, que deverá ser consolidada a partir de março de 2021. Quando entrar em operação, as linhas municipais passarão a ser alimentadoras do sistema metropolitano e os usuários poderão trocar de ônibus, em terminais virtuais, pagando apenas uma tarifa.
Diante dessa perspectiva, muitos passageiros estão em dúvida sobre como se dará a prestação de serviço na nova modelagem. A Gazeta ouviu o titular da Semobi, Fábio Damasceno, e a secretária municipal de Transportes, Trânsito e Infraestrutura Urbana, Ana Elisa Nahas Amorim, para esclarecer alguns pontos. Entenda!
Por que os ônibus de Vitória serão integrados ao Transcol?
A previsão é que a integração melhore a mobilidade no município de Vitória, oferecendo mais possibilidades para o usuário se deslocar pagando apenas uma tarifa. Atualmente, o Transcol já realiza o serviço alimentador (dos bairros para os terminais) em Viana, Cariacica, na Serra e em Vila Velha, e apenas a Capital não é atendida. Ao integrar, a previsão é que melhore também a qualidade do serviço, com a oferta de mais assentos, a possibilidade de atender comunidades ainda desassistidas ou com poucas linhas e horários. Do ponto de vista econômico, também há uma perspectiva de desonerar o sistema Transcol com o ingresso de mais usuários.
Quando vai acontecer?
A previsão é concluir os testes e iniciar a operação integrada em 7 de março, um domingo, porque é um dia de menos movimento, ou seja, mais tranquilo para realizar eventuais ajustes. O prazo, de um pouco mais de 60 dias, é para avaliar a melhor tecnologia para implementação dos terminais virtuais que vão permitir a integração.
Como vão funcionar os terminais virtuais?
Há duas possibilidades em análise: uma em que os validadores dos cartões terão uma tecnologia como a de um GPS, com a qual será possível localizar a área de embarque e desembarque das linhas alimentadoras; e outra, que é a provável, de instalar validadores nos pontos de integração.
Onde serão os pontos de integração? Como foram escolhidos?
São locais com maior circulação de pessoas, por onde passa pelo menos uma linha de Vitória e com maior quantidade de linhas troncais (Transcol) para fazer a integração. Os pontos escolhidos são: Shopping Vitória; Reta da Penha (em frente ao Boulevard da Praia); Portal do Príncipe (Rodoviária); Avenida Serafim Derenzi, em São Pedro; antigo terminal aquaviário do Dom Bosco; e praça de Eucalipto, em Maruípe.
Os ônibus de Vitória vão mudar de cor?
A partir da integração, as empresas que operam as linhas municipais vão receber um prazo para adaptar a frota ao modelo adotado no sistema Transcol.
E como vai ser o serviço nos bairros que hoje são atendidos por micro-ônibus?
O atendimento vai continuar nesse modelo, e nenhum bairro deixará de ser contemplado. O sistema Transcol já opera com micro-ônibus em outras regiões, como bairros de Cariacica.
Os ônibus de Vitória vão passar a entrar nos terminais?
Não. Vitória não tem mais terminal físico desde que o Dom Bosco foi desativado há quatro anos. A integração será feita por terminais virtuais, a partir da validação do CartãoGV com uma tecnologia que ainda está sendo definida. O passageiro que embarcar numa linha alimentadora de Vitória terá até uma hora para validar seu cartão em um terminal virtual, e embarcar numa linha troncal sem pagar uma nova tarifa. Já quem estiver em um ônibus do Transcol terá até duas horas para efetuar o mesmo procedimento e embarcar numa linha alimentadora municipal.
Há previsão de aumentar o número de ônibus nas ruas?
Apesar de atualmente haver sobreposição de linhas do Transcol e de Vitória em avenidas da Capital, e eliminar esse problema seja um dos objetivos da integração, a previsão é de haver um aumento da frota no município. A Semobi ainda não fez as estimativas, mas está no planejamento, uma vez que houve redução da oferta devido à pandemia da Covid-19. No momento, são 122 ônibus em circulação.
Haverá aumento da tarifa?
Ainda não há previsão, segundo a Semobi. A tarifa hoje já é unificada (Vitória e Transcol), no valor de R$ 3,90.
O Ponto Vitória vai acabar?
Não deixa de existir, mas será incorporado ao ÔnibusGV, aplicativo do sistema Transcol, no qual será possível acompanhar todas as linhas e horários.
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