> >
Saiba em quais cidades do ES foram identificados casos da variante Delta

Saiba em quais cidades do ES foram identificados casos da variante Delta

Os sete pacientes infectados pela nova cepa - quatro mulheres e três homens - residem na região metropolitana. A maioria é de Vitória

Publicado em 10 de agosto de 2021 às 18:33

Ícone - Tempo de Leitura min de leitura
Prefeitura de Linhares
A ampliação da cobertura vacinal é uma estratégia capaz de conter o avanço da variante Delta. (Prefeitura de Linhares)
Aline Nunes
Repórter de Cotidiano / [email protected]

A confirmação da circulação de casos da variante Delta do Sars-Cov-2 (coronavírus) no Espírito Santo acendeu o alerta das autoridades de saúde devido ao maior potencial de transmissão da cepa. Os sete casos confirmados até o momento são da Região Metropolitana, segundo informações da Secretaria de Estado da Saúde (Sesa), sendo cinco em Vitória, um na Serra, e um em Guarapari.

Nesse grupo, homens e mulheres contraíram a Covid-19 e todos já estão curados, mas há outros casos em investigação pela Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz). 

A Sesa enviou 228 amostras de casos suspeitos de variante Delta para sequenciamento genômico na Fiocruz, procedimento capaz de identificar a cepa do coronavírus. Desses, o Ministério da Saúde confirmou os sete nesta segunda-feira (9)

Saiba em quais cidades do ES foram identificados casos da variante Delta

Dos sete, quatro são do sexo feminino com 15, 29, 39 e 65 anos, e três do sexo masculino com 31, 63 e 70 anos, segundo levantamento da Sesa. 

Em vídeo divulgado após a confirmação, o secretário estadual da Saúde, Nésio Fernandes, disse que o contágio ocorreu por transmissão comunitária, condição em  que não é possível identificar quem foi o transmissor para a pessoa que testou positivo.

Nessas situações, é mais complexo controlar a disseminação e, por essa razão, os cuidados de prevenção, como uso de máscaras, distanciamento e higienização frequente das mãos, permanecem indispensáveis.

Nésio Fernandes ressaltou, ainda, que os sete pacientes estão curados e não há, até o momento, nenhum óbito no Estado relacionado à Delta. 

A nova variante demonstra ser mais transmissível que as demais cepas em circulação no país, e a ampliação da cobertura vacinal é uma estratégia para conter a sua disseminação. Há especialistas que defendem a redução do intervalo entre as duas doses, mas  no momento não há previsão para a medida ser adotada no Estado.

Este vídeo pode te interessar

Notou alguma informação incorreta no conteúdo de A Gazeta? Nos ajude a corrigir o mais rapido possível! Clique no botão ao lado e envie sua mensagem

Envie sua sugestão, comentário ou crítica diretamente aos editores de A Gazeta

Tags:

A Gazeta integra o

The Trust Project
Saiba mais