Publicado em 4 de novembro de 2022 às 17:45
Empresas de transporte que operam no Espírito Santo foram notificadas a garantir os direitos de passageiros que tiveram viagens atrasadas ou canceladas, devido aos protestos que fecharam diferentes rodovias nos últimos dias. O Instituto Estadual de Proteção e Defesa do Consumidor (Procon-ES) cobrou medidas da Gol Linhas Aéreas, Azul Linhas Aéreas Brasileiras, Latam Airlines Group, Viação Águia Branca, Viação Kaissara, Viação Itapemirim e Viação Planeta.>
O Procon-ES também solicitou que as empresas informem quantas viagens com origem ou destino ao Estado foram canceladas e sofreram atrasos; quais as providências foram e estão sendo adotadas visando a amenizar e evitar prejuízos aos consumidores e como estão prestando assistência material aos clientes.>
“Segundo o Código de Defesa do Consumidor, as empresas prestadoras de serviços respondem, independentemente da existência de culpa, pela reparação dos danos causados aos consumidores. Ao adquirir uma passagem, o consumidor passa a ter a legítima expectativa de ser transportado no dia, hora e nas condições acordadas", afirmou o diretor-presidente do órgão, Rogério Athayde. >
TRANSPORTE AÉREO
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TRANSPORTE RODOVIÁRIO
As empresas terão um prazo legal de até 20 dias úteis para se manifestarem, sob pena de apuração de eventual prática infrativa e aplicação de multa. >
Procuradas pela reportagem de A Gazeta, a Gol Linhas Aéreas afirmou apenas que "recebeu a notificação e vai se manifestar nos autos". Já a Latam Airlines Group informou, em nota, que ainda não foi notificada, mas, quando o for, "prestará os esclarecimentos necessários ao órgão".>
"A empresa reforça também que está realocando os passageiros impactados que chegam aos aeroportos e avaliando caso a caso as necessidades de remarcação em seus canais de atendimento", destacou.>
As outras companhias notificadas pelo Procon-ES foram procuradas para emitir um posicionamento. Assim que houver algum retorno, esta matéria será atualizada. >
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