> >
Pé de moleque de macadâmia: conheça o doce único criado por família de Castelo

Pé de moleque de macadâmia: conheça o doce único criado por família de Castelo

Produzido artesanalmente há mais de duas décadas, o queridinho da cidade coleciona fãs pelo Estado, Brasil e no exterior. O sucesso é tanto que já foi estrela no "Mais Você", de Ana Maria Braga; veja essa saborosa história

Publicado em 26 de dezembro de 2020 às 08:19- Atualizado há 3 anos

Ícone - Tempo de Leitura 4min de leitura

A macadâmia é uma árvore originária da Austrália que produz uma noz adocicada e muito apreciada em todo mundo, mas foi na cidade de Castelo, na região Sul do Espírito Santo, que o fruto da "terra do canguru" ganhou fama no Estado.

No município, ela foi plantada no quintal da casa da família Brunelli. Mal sabiam eles que a mudinha que cresceu e frutificou se tornaria anos mais tarde o carro-chefe dos negócios da família, além de um ícone gastronômico não apenas da cidade, mas também da região.

Castelo
O doce é feito com noz de macadâmia, leite condensado, açúcar, água e uma dose generosa de amor de quem o faz. (Arquivo pessoal)

Foi pelas mãos de sete irmãos que a noz virou um doce de sabor único e que há mais de duas décadas é sucesso garantido de vendas, ao ponto de ser reconhecido como uma tradição castelense. O detalhe mais interessante é que o surgimento do "pé de moleque de macadâmia" começou por acaso, como narrado por Marta, uma das que colocam a mão na massa, ou melhor, na panela, para fazer da junção da noz, água, açúcar e leite condensado, um produto desejado por quem visita a cidade.

"Nós sempre trabalhamos com doces, bolos e temos há mais de 40 anos um comércio, aqui em Castelo, onde vendemos nossos produtos. A gente tinha uns pés de macadâmia no quintal e já fazíamos o pé de moleque. Aí tivemos a ideia de usar a semente ao invés de amendoim. O resultado foi uma delícia e, desde, então não paramos mais de fazer. Isso tem pelo menos uns 25 anos", explicou Marta.

PRESENTE E FAMA

A nova versão do doce tipicamente brasileiro foi aos poucos sendo conhecida por vizinhos e moradores, que inicialmente davam o pé de moleque como um mimo a médicos e visitantes. Em pouco tempo, a procura cresceu e o docinho, feito quase que por acaso, virou negócio que já está na terceira geração da família Brunelli.

Castelo
Tudo em família: Lúcia, Márcia e Beto Brunelli são três dos sete irmãos envolvidos na fabricação do pé de moleque com macadâmia. (Arquivo Pessoal)

"Não podemos deixar de ter o doce à venda na nossa loja. Todo mundo que vem a Castelo já chega e procura por ele, fora os moradores. O negócio foi ganhando fama na região e as pessoas já pedem pelo nosso pé de moleque de macadâmia de Castelo. É simples, mas feito com muito amor e dedicação da nossa família. Acho que esse é o segredo", complementou Marta.

O sucesso se traduz em números: em condições normais, são produzidos cerca de 30 quilos por semana do doce apenas para ser vendido no comércio. A família, contudo, recebe encomendas para casamentos e eventos corporativos, como a "Cachoeiro Stone Fair" - estes fazem com que a produção diária seja intensificada. Embora todos os sete irmãos participem de alguma forma do processo, é Lúcia quem comanda o fogão. Quando a "coisa aperta", ela chega a cuidar de quatro panelas simultaneamente.

NO BICO DO LOURO

O sucesso do pé de moleque não se limita à cidade. O doce ganhou fama nacional, quando a equipe do programa "Mais Você", da Rede Globo, visitou a cozinha montada atrás do hortifruti da família para ver como o campeão de vendas era produzido. Na ocasião, no fim de 2015, o cozinheiro Jimmy McManis foi pessoalmente ao local. A matéria foi ao ar no dia 6 de janeiro de 2016 e a iguaria ganhou elogios da apresentadora Ana Maria Braga, que o reproduziu no estúdio, e também do Louro José.

"Ali que explodiu mesmo. Eles vieram aqui, foram uma simpatia só com a gente, e adoraram o doce. Depois que passou na televisão, veio gente de tudo o que é canto do mundo nos visitar para prová-lo. Fora que mandamos pelos Correios, pois vira e mexe somos procurados por quem já veio na cidade e quer comer de novo. Até para outros países nosso docinho já foi parar", contou Marta.

A família é formada pelos irmãos Beto, Lúcia, Marta, Vera, Rosilene, Bete e Cátia. Junto deles, as primas Cintia e Nathalia também colaboram no sucesso do produto. Além do pé de moleque de macadâmia, a família ainda produz bolos, biscoitos, doces, salgados e uma vasta linha alimentos caseiros.

Para atender a demanda incessante, os Brunellis tiveram de importar a noz, que atualmente chega já beneficiada (descascada) diretamente da cidade de Jaboticabal, no interior de São Paulo.

Aspas de citação

É simples, mas feito com muito amor e dedicação da nossa família

Marta Brunelli
Doceira e comerciante
Aspas de citação

Se interessou? Para quem não conhece Castelo, a cidade fica a cerca de 150 quilômetros de Vitória e o acesso pode ser feito pela BR 262, em uma viagem de cerca de três horas de duração. Além do pé de moleque de macadâmia, a cidade também oferece como gastronomia o torresmo prensado, outro produto típico local e que os produtores se empenham para que  seja reconhecido como um exclusivo do município.

Aos aventureiros, Castelo conta com rampas para a prática do voo livre, sendo, inclusive, um dos melhores pontos do mundo para a modalidade. Além disso, no feriado de Corpus Christi, os tapetes colorem as ruas por quilômetros, sendo apontado como um dos mais belos do Brasil. Em resumo,  um doce de cidade.

Notou alguma informação incorreta no conteúdo de A Gazeta? Nos ajude a corrigir o mais rapido possível! Clique no botão ao lado e envie sua mensagem

Envie sua sugestão, comentário ou crítica diretamente aos editores de A Gazeta

Tags:

A Gazeta integra o

The Trust Project
Saiba mais