ASSINE

Papo de Colunista debate corrida armamentista no ES

Colunistas entrevistaram o advogado e professor de Direito Henrique Herkenhoff sobre a explosão do número de pedidos de registros de armas de fogo no Estado

Publicado em 10/02/2021 às 11h16
Atualizado em 10/02/2021 às 21h36

No Papo de Colunista desta quarta-feira (10), nossos colunistas entrevistaram o advogado, professor e ex-secretário estadual de Segurança Pública Henrique Herkenhoff sobre um tema bastante sensível: o boom do número de pedidos de registros de armas de fogo no Estado. A live foi transmitida no site de A Gazeta, em nossa página no Facebook, em nosso canal no YouTube e já está disponível também em podcast

Com a ajuda do professor Herkenhoff, os colunistas analisaram as possíveis causas desse aumento na procura por armas de fogo legalizadas, as relações desse fenômeno com a violência urbana, o quanto essa maior quantidade de armas registradas pode inibir ou até aumentar os índices de violência e, particularmente, de homicídios no Espírito Santo.

Papo de Colunista: corrida armamentista no ES
Papo de Colunista: corrida armamentista no ES. Crédito: @jannoon028/Freepik e Rawpixel/Arte A Gazeta

Eles avaliaram, ainda, os resultados do Estatuto do Desarmamento (implementado em 2003), o discurso do presidente Jair Bolsonaro em prol do "armamento da população civil" e os argumentos usados tanto por grupos armamentistas como por aqueles contrários à flexibilização nas regras de acesso de cidadãos comuns a armas de fogo. 

Henrique Herkenhoff é advogado criminalista, professor do curso de Mestrado em Segurança Pública da UVV e articulista de A Gazeta. Publica seus artigos aos domingos, com análises  sobre a violência urbana e a criminalidade, explicando as causas e apontando caminhos para uma sociedade mais pacífica. Também é ex-desembargador federal, ex-procurador da República e foi secretário estadual de Segurança durante parte do primeiro governo de Renato Casagrande (2011-2014).  

Reveja a live no vídeo abaixo.

Este vídeo pode te interessar

A Gazeta integra o

Saiba mais

Notou alguma informação incorreta no conteúdo de A Gazeta? Nos ajude a corrigir o mais rápido possível! Clique no botão ao lado e envie sua mensagem.

Envie sua sugestão, comentário ou crítica diretamente aos editores de A Gazeta.

Logo AG Modal Cookies

Bem-vindo

A Gazeta deseja enviar alertas sobre as principais notícias do Espírito Santo.

Para melhorar a sua navegação, A Gazeta utiliza cookies e tecnologias semelhantes como explicado em nossa Politica de Privacidade. Ao continuar navegando, você concorda com tais condições.